TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Artigo: PROCESSO ADMINISTRATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1.

1 - Introdução

Nessa etapa iremos fazer uma abordagem sobre a função planejamento que como as demais funções importantes, esta se destaca por ser o início das atividades gerenciais de todo ao desenvolver ou iniciar qualquer projeto ou processo dentro da organização, veremos as várias ramificações em que se divide o planejamento assim como a perspectiva do ponto de vista de alguns autores.

2 - Planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um refencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. É importante que o planeamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multiplicidade, interatividade num processo contínuo de tomada de decisão. Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução .Existem três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.

2.1 - Planejamento Estratégico - O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de ideias, que por si só não produzem resultado algum. Ao contrário, é na implementação dessas ideias que a organização vai obter o melhor da estratégia.

É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos.

2.2 - Planejamento Tático: O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” tem a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos.

2.3 - Planejamento Operacional ou Orçamento estuda as receitas, custos e despesas, indicando os valores que são necessários para manter o empreendimento no momento e no futuro, considerando tendências e objetivos estratégicos definidos. Não somente as questões de valores, que são de suma importância, mas também toda a estrutura das Operações necessárias para a geração dos componentes valorados.

Livro: Administrando em tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker

De acordo com o conceito do autor Peter F. Drucker o planejamento existem dois critérios que são indispensáveis para um bom funcionamento de uma empresa a eficiência e a eficácia, o planejamento teve seu inicio justamente para diminuir as incertezas na sociedade e na política. Segundo o autor toda empresa deve ter sua opinião em a teoria de negócio, e possuir também flexibilidade, agilidade e humildade, pois ao inverso a entidade pode passar por varias crises, como já aconteceu com outras empresas.

Para Peter, uma entidade tem que seguir as atualidades, onde será aplicada a renda é o mais importante. Assim seja as empresas devem fazer um planejamento onde encontrará as dificuldades das incertezas, como será sua empresa diante do mercado, a cotação dos preços e a perca de oportunidades devido aos problemas.

Outra coisa muito importante a que o autor se refere é a empresa familiar, segundo Peter não se contrata familiares em empresas, o mais certo é contratar pessoas de confiança e aptas para o cargo mais que não seja da família.

Para Henry Fayol o planejamento e examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo. É uma aplicação especifica do processo decisório. As Decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Alem de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais. A decisão e a capacidade de lidar com o futuro por meio do planejamento refletem esta inteligência de Processo de Planejamento.

4 - Considerações finais

O concorrido ambiente onde estão inseridas as organizações exige cada vez mais um alinhamento funcional das mesmas, a tolerância a erros é cada vez menor dentro das empresas, desta forma o planejamento em todos os níveis gerenciais da estrutura organizacional não é só uma função administrativa, como também uma forma de sobreviver às incertezas do mercado e a impossibilidade de percas com tomadas de decisões mal administradas, pois com a lucratividade cada vês menor dos mercados de serviços e comércio os prejuízos tomados por falta ou mal planejamento só intensificam ainda mais a possibilidade de insucesso de uma empresa.

6 – Bibliografias

Sites: www.planestrategico.com.br, www.artigos.com/artigos/sociais/administração

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. Rio de janeiro

Etapa 2

1 – Introdução

Nessa etapa descreveremos a importância da função controle, sua importância e utilização na administração da empresa, desenvolveremos a etapa de planejamento e controle na implantação de uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico.

2 – Planejamento Organizacional

É atividade básica de administração, serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa a organização depende do planejamento da direção e do controle para formar o processo administrativo.

Planejamento é decidir antecipadamente o que deve ser feito para adquirir determinado objetivo ou meta, em toda atividade, seja ela qual for utilizamos um planejamento elaborado de forma simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com