TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVOS

Trabalho Escolar: PROCESSO ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  4.858 Palavras (20 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......... 5

2 ETAPA 1 6

2.1 O que é Planejamento? 6

2.2 Definições de Planejamento 6

2.3 Pesquisa Comparativa Tipos de Planejamento 7

3 ETAPA 2 11

3.1 Conceito de Planejamento 11

3.2 Primeiros Passos do Planejamento 11

3.3 Projeto de Extensão Universitária 14

4 ETAPA 3 16

4.1 Pesquisa sobre Direção 16

4.2 Organização Administrativa 17

5 ETAPA 4 20

5.1 Implicações Éticas 20

CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

Em tempos atuais as tarefas dos processos administrativos consistem em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa.

Assim a elaboração deste trabalho realça os objetos da Administração, em Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com Eficiência e Eficácia, por intermédio de um arranjo convergente.

Mostrarão em seus capítulos, Definições de Planejamentos; Tipos de Planejamento; Conceitos de Planejamento; Organização; Distinção entre os níveis Gerência a Organização Administrativa; Direção como função garantidora do Processo Administrativo.

2 ETAPA 1

2.1 RELATÓRIO APRESENTANDO AS DEFINIÇÕES (O QUE É) E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

2.2 Definição de Planejamento

Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Quando se usa o planejamento, quando realmente se envolvam esse processo na produção de um produto, temos que saber que deve funcionar exatamente como foi planejado e organizado dentro processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Se deve planejar antes sobre papel; relacionar tudo o que se quer fazer de antemão, quando e como se vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

Se usarmos o planejamento nesses termos, as possibilidades de que um projeto funcione são, sinceramente, de uma grande porcentagem. Se usarmos conscientemente o sentido mais amplo desse termo e aplicamos na hora de realizar um projeto e finaliza-lo, nossas oportunidades de êxito crescem sobremaneira e nos dão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível. Um bom começo, um bom meio e um ótimo final.

2.3 Pesquisas comparativas das Definições de Planejamento

Fontes Bibliográficas:

Autor: Idalberto Chiavenato

Obra: Administração Teoria, Processo e Prática.

Editora: 2007 Elsevier Editora Ltda.

Autor: Geraldo R Caravantes/ Cláudia C Panno

Obra: Administração Teoria e Processo

Editora: 2005 Pearson Editora Ltda.

Tipos de Planejamento

As obras dos autores pesquisados relatam os tipos de planejamentos dentro dos processos administrativos, tais autores com os seus conceitos de definição.

Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.

Nível estratégico:

Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de cinco anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.

Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito a incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com