TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SOFTWARE

Artigo: PROCESSO DE SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

Dedico este trabalho em agradecimento ao meu Deus por me orientar cada dia, pois sem Ele não estaria hoje aqui terminando este trabalho, ao meu querido esposo que amo muito, por ter toda compreensão dando todo apoio e ajuda para eu estar neste curso Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também a nossa filhinha querida Ester presente de Deus em nossas vidas a cada dia aprendemos coisas novas com ela, minha querida mamãe, ao meu querido pai, minha irmã também me dão forças e ajuda para continuar na faculdade, aos meus amigos que me incentivam a continuar ao meu tutor Anderson pelo ensino, aos meus colegas de sala de aula pelas dicas enfim aos professores: Profª Merris Mozer, Prof. Everson Matias, Prof. Anderson Macedo, Prof. Marco Ikuro e Profª Polyanna Pacheco, pelo ensinamento virtual.

AGRADECIMENTOS

Ao Prof. Anderson, meu tutor, orientador e amigo de todas as horas, que acompanhou todo trabalho.

Á Profª Merris Mozer

Ao Prof. Sergio de Goes Barboza

Ao Prof. Andersom Machado

Ao Prof. Marco Hisatomi

Á Profª Polyanna Pacheco

Aos professores que contribuíram a cada novo conhecimento.

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Muitos buscam uma formula para poder conseguir o sucesso profissional, de forma simples e rápida, mas te digo que esta formula não existe, tudo é conquistado com persistência e lutas, se persistirmos em fazer o certo, o que Deus nos ensinou, terá sucesso em todas elas, sei das dificuldades em tomar essas decisões por isso escrevo, o principal objetivo é a persistência e quanto maior a luta maior será a Glória no final dela.

PROCESSO DE SOFTWARE: analisando o desenvolvimento de sistemas é crescer no conhecimento. 2013. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Rio Verde - Goiás, 2013.

RESUMO

Escolhi este tema, pois a palavra processo está diretamente ligada a um campo de batalha, o alvo desejado para conquistarmos cada obstáculo em nossos caminhos, é preciso aprender correr atrás de nossos sonhos adquirindo mais um espaço no mundo de tecnologia, pois para crescer no mercado de trabalho precisamos nos adequar aos sistemas sendo que o sistema nunca irá adequar a nós, sempre tem uma nova tecnologia, nisto o resultado de cada esforço gera uma conquista em avançarmos cada vez mais, para um trabalho melhor e organizado, compreendendo os erros e derrotas mas nunca aceitá-los, tentando corrigir para não errar novamente e mostrar o melhor, jamais recuar ao contrário seguir em frente, uma estratégia bem elaborada não quer dizer sinônimo de sucesso nos negócios. É preciso conhecer o campo de batalha que a empresa está enfrentando e se lembrar de que a luta não se dá de uma vez, pois as empresas vão conquistando aos poucos posições, e a partir delas vão consolidando os avanços., o conhecimento nunca é suficiente, cada dia você aprende algo diferente para acrescentar no seu dia a dia, fique ligado para não parar no tempo. Muitos procuram o caminho mais fácil, por ser rápido, com falta de paciência para analisar os fatos, procurar ter mais conhecimento ser independente sabendo dar a volta por cima e contornar a situação para não entrar na contra mão afundando no fracasso da vida, Deus em primeiro lugar eu coloco, pois Ele é meu maior conhecimento.

Palavras-chave: Deus. Processo. Conquista. Conhecimento. Tecnologia. Estratégia.

SOFTWARE PROCESS: analyzing the development of systems it is grow in knowledge. 2013. Número total de folhas. Completion of course work (undergraduate Technology Analysis and Systems Development) – Center for Applied Business and Social Sciences, University of Northern Paraná, Rio Verde - Goiás, 2013.

ABSTRACT

I chose this topic because the word process is directly linked to a battlefield, the desired target to conquer every obstacle in our way, we must learn to chase our dreams getting more space in the world of technology, as to grow the market work we need to adapt to the systems being that the system will never suit us, we always have a new technology, it the result of each effort generates an achievement in increasingly move to a better job and organized, including errors and defeats but never accept them, trying not to correct mistakes again and show the best, never retreating instead move on, a strategy well prepared does not mean synonymous with business success. You need to know the battlefield that the company is facing and to remember that the fight does not happen at once, because companies will gradually gaining positions, and from them will consolidate the advances., Knowledge is never enough every day you learn something different to add to your daily life, stay tuned to not stop in time. Many seek the easy way, by being fast, lack of patience to analyze the facts, try to have more knowledge to be learned independently turn it up and handle the situation not to go against the hand sinking in the failure of the life God first I put because He is my greatest knowledge.

Key-words: God. Process. Achievement. Knowledge. Technology. Strategy.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO……………………………………………………….........…..3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................4

3 OBJETIVO...............................................................................................4

3.1 MODELO DE PROCESSOS DE SOTWARE........................................4

3.2 MODELO ITERATIVO E INCREMENTAL DO MODELO CASCATA...5

3.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS......................................................5

3.4 MODELO EM PROTÓTIPO...................................................................5

3.5 MÉTODOS ÁGEIS.................................................................................5

3.6 CONCLUSÃO........................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

O ciclo de vida de um software (em inglês software lifecycle), designa todas as etapas do desenvolvimento de um software, da sua concepção ao seu desaparecimento. O objectivo de tal segmentação é definir balizas intermédias que permitem a validação do desenvolvimento do software, isto é, a conformidade do software com as necessidades exprimidas, e a verificação do processo de desenvolvimento, quer dizer, a adequação dos métodos aplicados.

A importância deste tema foi para mostrar que temos a liberdade de escolha, o fato de poder crescer no conhecimento dos sistemas no mundo da tecnologia, sendo que o mundo hoje em dia gira em torno de máquinas digitais, mesmo ganhando espaço no lugar do trabalho humano, com sua agilidade. Mas a internet nos oferece ótimas ferramentas de trabalho para melhorar nossos conhecimentos.

2 DESENVOLVIMENTO

A origem desta discriminação provém da constatação que os erros têm um custo ainda mais elevado quando são detectados tardiamente no processo de realização.

3 OBJETIVO

O objetivo permite detectar os erros o mais depressa possível e assim dominar a qualidade do software, os prazos da sua realização e os custos associados. Desde a humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada juntamente com o conhecimento. Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina, estes conceitos auxiliam no processo de construção. (SOUZA, 2001, p. 39).

3.1 MODELO DE PROCESSOS DE SOTWARE:

MODELOS DE CICLO DE VIDA DO SISTEMA

1 - MODELO CASCATA

Neste modelo as atividades de análise, projeto e implementação são feitas de forma seqüencial, uma após a outra, sem que sejam necessárias interações entre as fases (ao término de uma inicia-se a outra).

A modelagem do Sistema: onde são estabelecidos os requisitos do sistema ao qual o software está sendo realizado, incluindo os requisitos de informação e de negócios;

* Análise de requisitos: onde são modelados os requisitos de informação, funcionais, comportamentais, de desempenho e de interface do software;

* Projeto: onde são planejadas as estruturas de dados, a arquitetura do sistema e o comportamento é mapeado em procedimentos;

* Codificação: onde o projeto é transformado em uma linguagem compreendida pelo computador;

* Testes: onde verificamos e validamos o software;

* Manutenção: onde garantimos a usabilidade do software

3.2 MODELO ITERATIVO E INCREMENTAL DO MODELO CASCATA

O modelo incremental combina elementos do modelo cascata sendo aplicado de maneira interativa. O modelo de processo incremental é interativo igual à prototipagem, mais diferente a prototipagem o incremental tem como objetivo apresentar um produto operacional a cada incremento realizado.

MODELO CASCATA

3.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

• Fases bem definidas.

• Maior foco no planejamento.

• A fase seguinte só se inicia – geralmente - caso o cliente aceite os artefatos produzidos na fase anterior.

Desvantagens

• O modelo cascata exige que o cliente estabeleça todos os requisitos no inicio do projeto.

• O cliente irá visualizar alguma coisa apenas perto do fim do projeto.

• Um esforço considerável na fase de teste do projeto e ocorrências de alguns “estados de bloqueio”, nos quais alguns membros de equipe do projeto precisam esperar que outros membros terminem as tarefas dependentes para que o projeto prossiga.

3.4 MODELO EM PROTÓTIPO

No Modelo de Prototipagem (pura) o desenvolvedor interage diretamente com o usuário, escutando seus pedidos e desenvolvendo, imediatamente, um protótipo do produto desejado. O usuário, então, utiliza esse protótipo e fornece ao desenvolvedor novas informações que o levam à atualizações do sistema, adaptações e implementações no software, em tempo de projeto e desenvolvimento.

3.5 MÉTODOS ÁGEIS

A origem dos métodos ágeis está ligada à instabilidade do ambiente tecnológico e o facto de o cliente estar frequentemente incapacitado de definir as suas necessidades de maneira exaustiva no início do projeto. O termo “ágil” faz assim referência à capacidade de adaptação às mudanças de contexto e as modificações de especificações que intervêm durante o processo de desenvolvimento. Em 2001,17 pessoas estabeleceram assim manifesto ágil cuja tradução é a seguinte :

• indivíduos e interações, mais do que processos e instrumentos desenvolvimento de software em vez de documentação exaustiva

• colaboração com o cliente em vez de negociação contratual

• abertura à mudança em vez de seguir um plano rígido. Graças aos métodos ágeis, o cliente é inteiramente o piloto do seu projecto e obtém muito rapidamente uma primeira produção do seu software. Assim, é possível associar os utilizadores ao início do projecto, sendo a sim minha escolha por procurar agilidade para melhorar no atendimento ao cliente em tempo determinado deixando então satisfeito com o resultado.

3.6 CONCLUSÃO

A Engenharia de Software é um processo importante no desenvolvimento de Software, mesmo não possuindo uma forma especifica para realização de processos todos os fatores podem funcionar e cada empresa tem que optar pela melhor técnica de desenvolvimento, a melhor opção e mesclarem as técnicas.

Pode-se salientar que a Engenharia de software é um critico fator de sucesso das empresas de desenvolvimento de softwares, esses conceitos são organizados e agregam viabilidade de produção de software com qualidade, prazo e custos.

Assim, é importante definir que as responsabilidades com o tempo determinado pode fazer efeito dando um ótimo resultado.

Responde-se aos objetivos sem, no entanto, justificá-los.

4 REFERÊNCIAS

PESQUIZAS:

Livro 2 Análise e Desenvolvimento de Sistemas – UNOPAR

Material disponibilizado Área do Aluno - UNOPAR

APÊNDICES

APÊNDICE A – Local de pesquisa nas Tele aulas, Web Aulas, Apostilas das matérias das aulas.

ANEXOS

ANEXO A – PROCESSO DE SOFTWARE.

Desenvolvimento de Software.

Analisando o Desenvolvimento de Sistemas é Crescer no Conhecimento.

...

Baixar como  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »