TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL

Artigos Científicos: PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

A prática odontológica hegemônica no Brasil conserva algumas características que incluem o trabalho centrado no cirurgião-dentista, o privilégio dos procedimentos curativos ou reabilitadores, o uso de tecnologia pesada, a especialização, o enfoque individual e a ênfase nos aspectos biológicos.

Este modelo, típico dos serviços privados, é preponderante também no serviço público, apesar da implantação de algumas propostas que, a partir dos anos 50, tentaram romper com esta prática (NARVAI, 1994).

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, demandou a necessidade da implantação de um modelo de atenção em saúde bucal pautado nos princípios da universalidade, da eqüidade, da integralidade e do controle social. Para sua concretização, esta nova prática exige, dentre outros requisitos, uma força de trabalho qualificada e a incorporação de novos sujeitos ao trabalho odontológico, além do profissional de nível superior, no sentido da formação de uma equipe de saúde bucal.

A atual configuração da equipe de saúde bucal compreende a participação docirurgião-dentista, do técnico em higiene bucal e do atendente de consultório dentário odontológico, articulados numa forma inteligente de distribuição de tarefas que venha a propiciar ganhos qualitativos e quantitativos, com cooperação e integração. Os objetivos da equipe são: construir uma prática de melhor qualidade, possibilitar um melhor atendimento ao usuário que procura o serviço e melhorar as condições de trabalho da equipe odontológica, diminuindo os riscos da exposição aos agentes de carga de trabalho em Odontologia.

Atividade I – As condições de trabalho na minha Unidade de Saúde

O PSF das Graças, onde atualmente trabalho, é unidade de referência em atendimento primário para aproximadamente quatro mil usuários. Nesta unidade foi implantado um consultório odontológico para atender a demanda desta população, com apoio de um CD e uma ASB que realiza o agendamento de consultas, auxilia o CD, é responsável pela organização, esterilização e limpeza de materiais e de todo o consultório e registra a produção do dentista.

O consultório é composto por uma sala de espera, com algumas cadeiras, que às vezes não são suficientes para acomodação de todos os clientes. O consultório é uma sala ampla, com boa ventilação e confortável, onde se encontram quase todos os equipamentos necessários, mas não o suficiente para os atendimentos básicos e urgentes oferecidos na unidade, gerando comprometimento à assistência à saúde bucal.

Com base nos conhecimentos adquiridos, pode-se dizer que os profissionais ainda não assumiram uma correta postura dentro da ergonomia profissional, causando assim maiores desgastes físicos e emocionais, prejudicando o desempenho e comprometendo a qualidade do atendimento. Além da sobrecarga da demanda atendida, muitas das vezes há falta de materiais, causando transtornos aos usuários e demora nos atendimentos.

A ficha de anamnese é prioridade nas primeiras consultas, por ela pode-se avaliar o quadro clínico do cliente e também serve como documento, já que nela está registrado todo seu histórico de vida. A produção diária é assinada pelo usuário a cada procedimento realizado, após é transformada em produção mensal e enviada para a secretaria de saúde, para que direcione os dados aos órgãos competentes, gerando repasse de verbas, direcionadas a saúde bucal.

Desenvolvimento

O PSF das Graças, é uma unidade adaptada para atendimento aos usuários do SUS. A unidade possui boa estrutura física, composta por sala de recepção adequada, boa ventilação, ambiente aparentemente satisfatório e repartições bem distribuídas, sala de vacina, consultório médico, sala da Enfermeira, sala de curativo, consultório odontológico e sala de espera.

Porém não são utilizadas práticas de biossegurança, portanto, existem altos riscos biológicos devido às infecções cruzadas, pois o prédio foi adaptado para ser usado como unidade básica de saúde, e todas as salas se encontram muito próximas, comprometendo as condições de trabalho para todos os profissionais, pode-se acrescentar os riscos físicos como ruídos fortemente provocados pelo fluxo contínuo de veículos por se tratar de uma área central.

Boa notícia, é que já está sendo construído um novo prédio pela Prefeitura Municipal de Oliveira, com modernas instalações e amplo acesso, onde será implantado dois PSF’s dentro dos padrões exigidos com orientações de biossegurança na área da saúde, portanto a população será acolhida com mais conforto, humanização e praticidade.

Fechamento

Apesar dos esforços e dedicação da equipe (CD, ASB e TSB’s), percebem-se dificuldades em interagir na atenção à saúde bucal, nas unidades de saúde.

Os profissionais trabalham transmitindo informações, acompanhando todos os procedimentos de cada usuário, tendo conhecimento de seu estilo de vida, através de exames clínicos e ficha de anamnese, favorecendo assim seu acesso ao tratamento odontológico, incentivando quanto os cuidados necessários com a boca, trabalhando em prol de sua saúde como num todo.

Ainda assim não foi possível caracterizar o valor do Cirurgião Dentista, como quaisquer outros profissionais dentro da unidade de saúde. Percebe-se que a busca ainda é pela necessidade, ou seja, alívio da dor, ou ainda por estética, e não por enxergar que a odontologia está implantada nas unidades de saúde como uma especialidade importante com enfoque preventivo e curativo.

Para que haja maior reconhecimento, será necessário equidade, planejamento, organização dos serviços de saúde, informatização global, para que a equipe possa se interagir a um todo, e ser vista com mais prioridade, alienada as demais. Tal fato será aplausível quando passar primeiro pelos olhos da administração, que poderá direcionar os profissionais para o mesmo patamar e garantir a população que nas unidades de saúde exista um planejamento com qualidade nos serviços e a necessidade preventiva oferece uma equipe de saúde com igualdade para todos.

Atividade II – Entrevista com a Gerência da Unidade De Saúde

O processo de gerenciamento do serviço de saúde bucal dar-se-á no auxilio na aplicação de diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor, relativos à gestão organizacional dos serviços de saúde; na execução dos processos de gestão específicos da área de saúde, de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com