TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho SA

Artigos Científicos: Trabalho SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 9

CLIENTES

novos produtos e soluções diferenciadas buscam ampliar competitividade dos clientes da Gerdau.

A Gerdau trabalha para agregar valor aos negócios de seus mais de 130 mil clientes no mundo a partir do desenvolvimento de novos produtos, serviços e aplicações do aço. Isso porque a Companhia acredita que a sua sustentabilidade está diretamente relacionada ao fortalecimento da cadeia de negócio do aço, no qual se destaca a busca de diferenciação de seus clientes perante os seus concorrentes.

Um exemplo disso é o início da produção própria de aços planos no Brasil em 2013, o que permitiu ampliar o mix de produtos e o atendimento às demandas específicas de cada segmento consumidor de aço. Antes de iniciar a produção própria e a comercialização de bobinas a quente, a Empresa buscou compreender as necessidades desse novo segmento de mercado por meio de visitas a clientes, de benchmarks externos com fornecedores e produtores de aços planos internacionais, além de investir fortemente na preparação e na capacitação de mais de 500 profissionais, entre técnicos, gestores, vendedores e representantes comerciais.

Da mesma forma, no México, a Gerdau procurou ampliar o conhecimento de seus clientes sobre métodos de aplicação de estruturas metálicas na construção civil. O objetivo da iniciativa foi expandir o mercado para venda de perfis estruturais em razão do início de operação de uma nova usina da Gerdau no país (leia mais sobre o tema na pág. 17). Dentre as ações desenvolvidas, destaca-se a realização de 50 conferências para cerca de três mil pessoas, entre engenheiros, estudantes e profissionais do setor, totalizando cinco mil horas de atividades.

no segmento de aços especiais, por sua vez, o foco é a inovação. Em 2013, cerca de 10% do volume de entregas de aços especiais da Gerdau no mundo corresponderam a produtos criados nos últimos três anos pelos centros de pesquisa e desenvolvimento da Empresa, com destaque para projetos que contribuem para a redução de emissões veiculares. Na Espanha, por exemplo, foi criado um aço de alta resistência mecânica e à corrosão para aplicação em pistões de motores a diesel, o qual suporta elevados níveis de temperatura e pressão na câmara de combustão

Outra forma de contribuir para ampliar a competitividade dos clientes desse segmento é a realização de cursos e seminários que buscam aprofundar conhecimentos técnicos sobre o processo produtivo de aços especiais e suas aplicações. por meio do programa O Mundo dos Aços Especiais, por exemplo, a Gerdau promove palestras e visitas técnicas às suas usinas no Brasil. Ao longo do exercício, a iniciativa contou com a participação de 11 empresas, beneficiando mais de 150 profissionais.

FORNECEDORES

Construção de relacionamentos de longo prazo com fornecedores contribui para o aumento da competitividade da Gerdau.

A Gerdau acredita que a construção de relacionamentos de longo prazo com seus fornecedores é fundamental para aprimorar suas práticas de eficiência, o que se traduz na fabricação de produtos com qualidade diferenciada, na otimização de processos e na redução de custos. Em todos os países em que atua, busca estabelecer parcerias com grandes e pequenos fornecedores, de forma a agregar às suas operações o conhecimento e a inovação de players globais e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento econômico das regiões onde está inserida, gerando renda e empregos locais.

Em 2013, por exemplo, a Empresa conseguiu reduzir os custos de um importante insumo industrial, os refratários, um material resistente a altas temperaturas e que é utilizado em fornos elétricos, contribuindo para a melhor geração de caixa operacional (EBITDA). Realizada em parceria com seus fornecedores, a iniciativa permitiu a redução do consumo desse material em usinas localizadas em nove países. Em 2014, o projeto deverá ser implantado nas demais usinas da Gerdau no mundo.

A Companhia também adotou uma nova prática de relacionamento comercial com alguns segmentos de mercado: o leilão reverso. Essa iniciativa, feita por meio de uma plataforma de negociação online, em que o comprador divulga suas necessidades de compra e convida fornecedores a apresentarem suas propostas de venda para o produto, traz oportunidades para um maior número de empresas participarem das concorrências. Dessa forma, a Companhia é beneficiada, pois pode contar com uma variedade maior de preços, vantagens e condições que mais se alinhem à sua necessidade, assim como o fornecedor, uma vez que pode medir o aquecimento do mercado e melhorar as propostas apresentadas. Em 2013, foram realizados 119 leilões no Brasil, no Chile, na Colômbia, nos Estados Unidos e no México, voltados principalmente para compra de materiais indiretos, os quais não estão ligados ao processo de produção do aço.

Em 2014, essa ação deverá ser estendida para os demais países em que a Gerdau opera.

Ao mesmo tempo, a Gerdau prioriza a contratação de fornecedores que compartilhem sua política de respeito às pessoas e ao meio ambiente. Além de exigir o rigoroso cumprimento das legislações existentes em cada país onde atua, realiza auditorias periódicas para garantir a adesão de seus fornecedores aos seus níveis de excelência.

desenvolviMento de Micro E PEquEnAs EMPREsAs Com mais de 30 mil fornecedores no mundo, a Gerdau investe em iniciativas de aprimoramento de práticas de gestão de micro e pequenas empresas, as quais representam 60% da sua rede de fornecedores. O programa de Desenvolvimento de Fornecedores (pDF), por exemplo, oferece mais de 500 horas de capacitação ao longo de 18 meses por meio da realização de cursos e de consultorias in loco. Ademais, a iniciativa prevê o planejamento e a execução de planos de ação, participação em feiras e rodadas de negócios, além de visitas a outras empresas para aprendizado de melhores práticas. Ao longo de 2013, foram capacitados 383 fornecedores na Argentina, no Brasil, no México, no peru e na Venezuela. Como resultado, a Gerdau ampliou em 20% o volume de negócios com essas empresas em relação ao ano anterior.

por ter a sucata ferrosa como uma de suas principais matérias- primas, a Gerdau também dedica-se ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de micro e pequenos sucateiros, assim como de cooperativas de reciclagem em diversos países. Em 2013, promoveu projetos de capacitações técnicas e gerenciais para 150 fornecedores de sucata no Brasil, no Chile, no peru, no Uruguai e na Venezuela. Nos programas de capacitação são compartilhadas boas práticas de gestão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com