TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADM

Artigos Científicos: PROCESSOS ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abordaremos um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial.

Ao nosso ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher opções definir entre várias alternativas, o melhor custo da ação. A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial. Portanto, o processo administrativo existe para ajudar o gestor a administrar sua empresa, tornando-a sobrevivente e competitiva, obtendo vantagem sobre os concorrentes. Entretanto, apenas reconhecer e entender estas funções e vantagens não assegura o sucesso da empresa. Os administradores necessitam de uma gama de habilidades para implementá-las e executá-las. É necessário conhecimento específico que vai gerar entendimento, informação, prática e aptidão, resultando assim, em um ambiente de trabalho positivo.

PLANEJAMENTO

O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio. Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.

O Planejamento é a primeira função administrativa, que determina, quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los. Nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É essencial estabelecer os resultados futuros que se pretende atingir, dentro de um certo espaço de tempo, e aplicando-se certa quantidade de recursos. As organizações não trabalham na base da improvisação, quase tudo nelas é planejado antecipadamente.

TIPOS DE PLANEJAMENTOS

O planejamento pode ser visto sob três horizontes temporais:

Planejamento estratégico: É aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia.

Planejamento tático: É diferente para cada área da companhia. É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa. A area financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

Planejamento operacional: é o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são: é projetado para o curto prazo, para o imediato, e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas. é definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.

Desta maneira que os planejamentos Estratégico, Tático e Operacional trabalham juntos. Cada um tem uma função dentro da empresa e seguem uma ordem:

Estratégia >> Tática >> Operação

VISÃO VERSUS PLANEJAMENTO

A relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros e a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento, lança o paradigma atual de todo líder de sucesso que é o desafio do administrador do futuro.

O novo perfil do líder é ser um agente de mudanças, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa.

O planejamento de uma empresa deve ser feito no âmbito global. Na realidade o planejamento é o processo de desenvolver a estratégia e a relação pretendida da organização com seu mercado consumidor. Assim ele deve envolver todos os membros da organização a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e suas atuações diante do que foi planejado e assim atingir o sucesso operacional.

PLANO ESTRATÉGICO DE EXTENSÃO

EDUCACIONAL: CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

Na era da informação, em que tudo está se convertendo ao formato digital, desde objetos materiais como livros, revistas, documentos pessoais, cartas, bem como informações que antes só eram tratadas no papel. Essa realidade transformou formas de adaptação às novas tecnologias.

Dessa forma, chega-se então ao fator da inclusão digital, na qual provê acesso a pessoas digitalmente excluídas a esses novos meios de comunicação. O fator da inclusão digital implica em democratização de espaços sociais, em crença na diversidade como valor, na sociedade para todos. Incluir não é apenas colocar junto, e, principalmente, não é negar a diferença, mas respeitá-la como constitutiva do ser humano.

Assim pode-se concluir que a inclusão digital facilita a interação de pessoas com as tecnologias da informação e comunicação, proporcionando o acesso a informações disponíveis na internet para esses indivíduos.

Quando se fala em inclusão digital não se pode pensar somente em “alfabetizar” as pessoas, mas também proporcionar novas oportunidades a partir da utilização de um equipamento que é o computador, podendo então, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional de pessoas excluídas.

Esses ensinamentos podem ser apresentados com intuito de melhorar a qualidade de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras.

Qualifica-se a informação como um direito, a ser respeitado e

promovido, de forma que todos, sem distinção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com