TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Ensaios: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

Teorias da Administração. Processos Administrativos

Passo 01

Administração é a forma de organização onde os principais conceitos são estratégia, planejamentos, controles e direção e de forma geral se misturam com um único objetivo, a expansão da organização, diante da concorrência onde gera de maneira geral benefícios a todos.

O mundo passa por constantes mudanças e leva uma grande massa da população ao consumismo em grande escala de produtos de todos os gêneros e sobretudo grandes idéias de empreendedores administradores que planejam aumentar sua gama de oferta e naturalmente gerenciando e legado em consideração.

Como a administração faz parte de todos os seguimentos, seja ele pequeno grande e médio, o planejamento administrativo precisa estar presente em todos os campos, em tudo que pretendemos fazer para que possamos obter resultados positivos dia a pós dia.

Em outras palavras podemos associar administração como eficiência, sustentabilidade, satisfação, valores e qualidade enfim fazendo o seu papel, e disseminando riquezas para seu país.

A administração sempre existiu na história da humanidade, o homem sempre procurou maneiras e inventos para se obter resultados, isso está evidenciado na história, quando eles se reuniam para caçar uniam forças para obter seu alimento, ou seja, se reuniam para um determinado objetivo. A partir de meados do século XVIII, se estendendo ao século seguinte, que houve uma atenção maior para a ciência de planejar, onde estudiosos aprimoram seus conhecimentos na intenção de lapidar e melhorar.

A partir do século XX com a necessidade da eficácia industrial uma escola de administração cientifica foi criada e teve início pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor considerado pai da administração, responsável pela Teoria Geral da Administração (TGA). Logo surgiram outros seguidores como o engenheiro Grantt, Gilbreth, Emerson, Ford e não devemos deixar de citar Fayol com a Teoria Clássica, a teoria da burocracia de Weber e a Teoria Estruturalista, que revolucionou os meios administrativos.

O administrador moderno precisa de várias habilidades para detectar uma oportunidade e transforma lá em resultados positivos para a empresa, entre elas podemos citar as quatro principais, planejamento, controle, direção e organização, dentro desses módulos existem outras habilidades que ele desenvolve como: relacionamento interpessoal, comunicação, visão compartilhada, criatividade, compromisso, flexibilidade, empreendedorismo, lideranças, responsabilidades entre outras, lembrando que esse profissional precisa sempre estar se atualizando perante o mercado e profissionalmente.

A administração de uma forma geral é uma ciência que veio para mudar e está sendo aperfeiçoada para acompanhar as mudanças existentes que a todo o momento surge com a necessidades de técnicas especiais para lidar com as multiplicações das organizações que surge dia após dia.

PASSO 02

Estudo das Teorias

Nosso grupo constatou que todas as teorias estudadas de estrema importância ao contexto organizacional, porém a que melhor atende as necessidades de uma organização é a teoria do Desenvolvimento Organizacional que surgiu a partir de 1962, pois é mais completa onde estimula o trabalho em equipe, com parceria mutua um a outro. Constatamos também que o funcionário da empresa e maior ativo de uma organização, pois é através do conhecimento adquirido que se transforma em ferramentas para o desenvolvimento da mesma, possibilitando a aliança entre o conhecimento adquirido e o mercado em que atua.

A teoria do Desenvolvimento Organizacional tem foco na fusão entre dois aspectos, de um lado o estudo da estrutura e do outro lado o estudo do comportamento humano nas organizações juntamente integradas. O Desenvolvimento Organizacional considera basicamente quatro variáveis: Meio Ambiente, Organização, Grupo Social e o Individuo.

Uma das críticas as estruturas convencionais segundo especialistas do D.O. e que as estruturas convencionais de organização não têm condições de estimular a atividade inovadora nem de se adaptarem a circunstâncias em mudança. As principais críticas que fazem às estruturas convencionais de organização são as seguintes:

O poder da administração frustra e aliena o empregado.

A divisão do trabalho e fragmentação de funções impedem o compromisso emocional do empregado.

A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização.

As funções permanentes, uma vez designadas, tornam-se fixas e imutáveis.

ETAPA 2

Ética e Moral

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.

Moral refere mais ao comportamento pessoal, e ética ao lado pessoal e profissional.

Exemplos

Ética: Um médico não pode comentar qualquer assunto de pacientes seus a qualquer pessoa, mesmo que seja da própria família, ou seja a do médico.

Moral: são os atos contraditórios aos bons e costumes da sociedade, ou seja é anormal um índio andar seminu numa cidade urbana, pois ele convive esse comportamento normal em sua tribo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com