TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Ensaios: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.764 Palavras (12 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ANA CLAUDIA SAMPAIO FREITAS RA: 5904156579

LETÍCIA MOREL PAOLETTI RA: 5410115758

MICHELLE DANDARA DE LIMA GOMES RA: 3934829100

REGINA MUGARTE DE OLIVEIRA RA: 5904184267

ROBERTO IGOR GUIMARÃES MONTEIRO RA: 3903673880

TIAGO DE LIMA MONÇÃO RA: 5471123970

A Administração da Ação Empresarial

Maio de 2013, Campo Grande – MS

ANA CLAUDIA SAMPAIO FREITAS RA: 5904156579

LETÍCIA MOREL PAOLETTI RA: 5410115758

MICHELLE DANDARA DE LIMA GOMES RA: 3934829100

REGINA MUGARTE DE OLIVEIRA RA: 5904184267

ROBERTO IGOR GUIMARÃES MONTEIRO RA: 3903673880

TIAGO DE LIMA MONÇÃO RA: 5471123970

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Trabalho parcial de graduação apresentado como requisito para aprovação da disciplina de Teorias de gestão de processos no Curso de Graduação em Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, turma N20, sob a orientação do Prof. Julio César da Gama Fernandes

Maio de 2013, Campo Grande – MS

INTRODUÇÃO

No mundo dos negócios é cada vez mais visível a concorrência entre as empresas, necessitando de uma configuração adequada de seu processo de sistema de funcionamento, os empresários necessitam de informações objetivas e precisas para possíveis tomadas de decisões, muitas empresas buscam alternativas para detectarem e solucionarem num curto prazo tempo seus problemas.

A administração de modo geral pode dar todo suporte técnico, administrativo e gerencial para o empresário, proporcionando uma visão muito ampla aos gestores, auxiliando no processo de desenvolvimento da empresa, traçando em um planejamento estratégico, os métodos que se deve seguir para obter seus resultados para um curto, médio e longo prazo.

É notável que sejam poucas as empresas, que estão com um planejamento traçado para sua organização, por não terem profissionais específicos para função ou até recursos necessários para o desenvolvimento. Devido a esses aspectos e outros fatores, justificam a não progressão no negócio.

Diante do seguinte tema verifica-se o problema da pesquisa: Como se configura um planejamento estratégico para uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), do ramo de telefonia fixa inserida no mercado telecomunicações em MS.

O mercado atual exige que as empresas busquem cada vez mais alternativas para superar seus concorrentes e uma das ferramentas para a realização desse objetivo, é a implementação do planejamento estratégico.

Observa-se o grande número de empresas que não possuem um PE traçado para sua empresa, por falta de informação ou até pelo fato de concluírem ser um gasto desnecessário. Mas pelo contrário, só tem a contribuir para sucesso da entidade.

INFORMAÇÕES DE ESTUDO

Neste trabalho será abordado o estudo de caso apresentado como forma de pesquisa, será caracterizada a empresa e será exposto um modelo de implementação de planejamento estratégico para uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), do ramo de telefonia fixa, inserida no mercado da região central de Mato Grosso do Sul.

Contendo como proposta de implementação, os principais passos e métodos para implementação de um planejamento estratégico.

CARACTERISTICAS DA EMPRESA

A empresa objeto de estudo é uma organização fictícia, criada pelo grupo de atps. Diante disto adotou-se o nome Pantanal telefonia EPP.

A empresa criada para realização do estudo, é uma prestadora de serviços de telefonia que atua especificamente no ramo de comunicação através de sinal de satélites e também via cabo e trabalha apenas com empresas. Tendo como característica a gestão familiar, sendo que o processo de sucessão para administração da empresa é de seus filhos.

Sua sede fica localizada no bairro (x) em Campo Grande MS, com área física de 250m² e estrutura para ampliação de mais 250m².

A empresa Pantanal atualmente conta com 30 funcionários diretos e 10 funcionários terceirizados. Seu quadro de funcionários está distribuído na área administrativa, operacional e comercial.

Na sua sede são distribuídos 15 funcionários, com a função administrativa e operacional, 15 funcionários na área comercial, que atendem seus clientes, fazem prospecção de novos e 10 terceirizados prestam suporte técnico à empresa.

Os produtos da empresa Pantanal Telefonia EPP, são voltados especificamente as empresas, prestando rede de ramais internos, serviços de internet e sinal via satélite dependendo da região de seu cliente.

O marketing da empresa é realizado através da comunicação visual (outdoor´s, revistas de comunicação, exposições e sites), divulgação em jornais e promoções juntamente desempenhadas pela associações de telefonia sul mato-grossense de comunicação. Sendo um aspecto muito importante para divulgação da empresa, a empresa investe em propaganda, apresentando um grande retorno no futuro de seus clientes, prosperando o crescimento.

TECNOLOGIA E CONTABILIDADE

Seu sistema gerencial é totalmente informatizado, sendo eficaz nas possíveis tomadas de decisão e no controle do negócio. É emitente de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Garantindo total segurança a seus clientes, suas máquinas e equipamentos utilizados na produção, são eletrônicos. A manutenção de suas máquinas e equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com