TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Artigos Científicos: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

ETAPA 1...............................................................................................................3

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.....................................................................

PLANEJAMENTO TÁTICO..................................................................................4

PLANEJAMENTO OPERACIONAL.....................................................................5

ETAPA 2................................................................................................................6

IMPLICAÇÕES ÉTICAS........................................................................................8

ORGANIZAÇÃOO EMPRESARIAL......................................................................9

CONCLUSÃO.......................................................................................................10

ETAPA 3...............................................................................................................11

FUNÇÃO DIREÇÃO.............................................................................................

CONTROLE .........................................................................................................12

ETAPA 4...............................................................................................................13

DESENVOLVIMENTO..........................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................14

REFERÊNCIAS.....................................................................................................15

INTRODUÇÃO

PLANEJAMENTO

É uma ferramenta administrativa, cujo sua principal função é possibilitar que possamos perceber a realidade e analisar os caminhos para garantir que o objetivo seja conquistado exatamente como planejamos, evitando surpresas indesejadas, sendo portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza as ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É realizado no nível organizacional de uma empresa. Os diretores, no nível institucional da empresa, são voltados para a tarefa de se relacionar com o mercado e com isso, se defrontar com incertezas geradas pelos elementos imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratégico apresenta três características principais: 

-É projetado a longo prazo.

-Está voltado para as relações entre uma empresa e seu ambiente de tarefa.

-Envolve todos os departamentos de uma empresa.

Logo, é genérico, direcionado a longo prazo e macro orientado, e exige a participação integrada dos demais níveis de uma empresa do nível intermediário, por meio dos planos táticos e do nível operacional por meio dos planos operacionais, onde envolve seis etapas fundamentais para o processo que são: determinação dos objetivos empresariais, a análise ambiental, a análise interna da organização e seus recursos, a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas, a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

PLANEJAMENTO TÁTICO

No nível intermediário de uma empresa, representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações, onde se destacam como suas principais características : o planejamento é um processo permanente e contínuo; o planejamento é sempre voltado para o futuro; O planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão; o planejamento seleciona entre varias alternativas disponíveis em um determinado curso de ação; o planejamento é sistêmico. Nesse sistema também podemos destacar que o planejamento é interativo, além de ser uma técnica de alocação de recursos; o planejamento é uma técnica cíclica; função administrativa que interage com os demais,

É uma técnica de coordenação,

O planejamento tático é uma técnica de mudança e de inovação que aborda uma área específica de uma empresa no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas com o objetivo de reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, portanto, o planejamento tático apresenta características típicas, por ser um processo permanente e contínuo, que está voltado para o futuro.

O Planejamento tático também se preocupa com a racionalidade do processo decisório, onde ajuda a encontrar alternativas para um determinado curso de ação.

O planejamento produz uma resultado imediato chamado plano, que é um curso de ações e procura proporcionar respostas como : o que, quando, como ,onde e por quem.

O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo de tomada de decisões sobre o que fazer, quem deve fazer, quando ,onde, e muitas vezes como fazer.

As decisões podem ser programadas(computacionais) ou não programadas(baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza sobre três formas : incerteza, risco e certeza.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O planejamento no nível operacional envolve as tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais, onde preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para otimização e maximização de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com