TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Artigos Científicos: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  5.684 Palavras (23 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNIDADE DE SÃO LUÍS/MA-INSTITUTO ÍCARO (7207)

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2013/3

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Amanda Oliveira, RA: 399215

Ana Lucia Diniz Silva, RA: 401367

Anderson Caires, RA: 392127

Claudia Maria A. Silva, RA: 398177

Washington Luís P. de Araújo, RA: 389892

Processos Administrativos

O desafio apresentado para avaliação na disciplina de Processos Administrativos, do curso de Ciências Contábeis, modalidade EAD, da Universidade Anhanguera UNIDERP para obtenção de nota.

Profª. Msc. Mônica Satolani

SÃO LUÍS

22/04/2013

INTRODUÇÃO

Compreendendo que (ATPS) atividades práticas supervisionadas, é o exercício para a pratica do aprendizado e o desenvolvimento acadêmico do aluno, busca-se entender a importância do planejamento, conhecer conceitos de planejamento, compreender a importância sistêmica, compreender as diferentes abordagens do planejamento, aplicar a metodologia de planejamento estratégico e conhecer os fundamentos de gerenciamento de projetos.

Introduzindo o assunto devemos buscar a ação, capaz de converter teoria em prática transformadora, não apenas do indivíduo, mais também da sociedade, que usará os conhecimentos dos futuros administradores e contadores para o seu aperfeiçoamento.

O planejamento esta presente no dia a dia de todo cidadão; afinal, é necessário programar os gastos do mês, anotar a lista de compras do mercado e planejar o futuro dos filhos.

DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO

Para Lacombe o planejamento pode ser considerado como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e os recursos necessários para concretizar esse desejo.

Planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado.

Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.

Planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços.

Quando o governo planeja, os propósitos devem ser claros e compatíveis com os princípios e diretrizes estabelecidas pela Constituição, emanada da soberania popular. Neste sentido, o planejamento público é diferente do privado, pois os resultados do segundo são medidos pelo lucro empresarial.

Princípios do Planejamento

São quatro os princípios do Planejamento:

1. Princípio da contribuição aos objetivos – O planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da corporação ou da respectiva área.

2. Principio da precedência do planejamento – Função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle).

3. Principio da maior penetração e abrangência – Provoca modificações em pessoas, tecnologia e sistemas.

4. Principio da maior eficiência, eficácia e efetividade – Procura maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento.

O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento.

O planejamento pode produzir um resultado imediato ou não, um plano, por exemplo, descreve um curso de ação e procura proporcionar resposta como; O que? Quando? Como? E Onde? . O planejamento é mais compreendido quando se estuda uma decisão sobre o que fazer e sobre quem deve fazer.

O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa.

Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo.

O planejamento estratégico passa por varias etapas são elas;

* Determinar objetivos que quer dizer, onde queremos chegar, análise ambiental externa: (o que há no ambiente), ameaças ambientais ou oportunidades.

* Análise organizacional interna: o que temos na Europa, fragilidade externas.

* Formulação de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcançar.

* Elaboração de planejamento: como fazer por em prática.

* Implementação e execução: como tornar em realidade usar do papel e por em execução.

* Avaliação dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer.

Os objetivos estratégicos são mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade participação no mercado, imagem retorno do investimento.

PLANEJAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com