TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS - ETAPA 2

Casos: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS - ETAPA 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A palavra administração vem do latim “administratione” que tem como significado, “direção, gerencia”, ou seja, administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Em uma empresa o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando o alcance da produtividade, bem estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização.

A forma de administrar uma organização é determinante para o uso eficaz dos recursos a fim de atingir os objetivos propostos.

“Administração é antes de tudo alcançar resultados com os meios que se dispõe. Fazer maravilhas com recursos e competências disponíveis.”

Chiavenato, 2004, p.3

Este trabalho traz uma consultoria com estratégias de melhorias para uma cafeteria localizada na região central da cidade de São Paulo, através do uso das quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

1 – O EMPREENDIMENTO

A cafeteria será um local refinado para encontro de pessoas que busquem um café saboroso, em local agradável e que possibilite aos seus clientes acesso aos principais jornais e a revistas especializadas em economia e administração, tanto nacionais quanto internacionais.

Será oferecido ainda o serviço de internet Wi-Fi e notebooks para que clientes que não possuam um meio de conexão e necessitem acessar a internet, tenham como fazê-lo.

Analisando o mercado da região central da cidade de São Paulo, verificamos um baixo índice de estabelecimentos que ofereçam aos seus clientes um ambiente de qualidade e conforto que possa atender de forma satisfatória o público executivo da região.

A Equipe gerencial será um dos pontos fortes da cafeteria, contando com profissionais qualificados, com experiências tanto administrativas quanto no atendimento ao público.

A região central de São Paulo, local onde a cafeteria está instalada é conhecida pelo seu alto nível de clientes em potencial, além de atividades comerciais diversificadas já existentes.

2 – CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Um lugar agradável que une o rústico ao moderno, lembrando um bistrô, com decoração arrojada na união de madeira clara e couro, com louças de porcelana personalizadas. Outra marca registrada do serviço estará no uniforme dos funcionários, calça preta, com camisa branca, lenço e meio avental também na cor preta. Assim será a cafeteria, um espaço requintado, onde poderão ser degustados diferentes tipos de café feitos pela barista, navegar na internet e ter acesso a jornais e revistas nacionais e internacionais.

Destinado ao público executivo da região central de São Paulo, a cafeteria aliará charme, tradição e modernidade, onde conquistará os consumidores da região, fazendo com que esse ambiente adquira perfis diferenciados.

De executivos a boêmios, os frequentadores encontrarão na cafeteria desde a satisfação de um lanche ou almoço rápido, à possibilidade de relaxar, acessar a internet e degustar com tranquilidade o cardápio de cafés de qualidade finamente preparados pela barista.

Pessoas que gostam de navegar na internet a qualquer hora e em qualquer lugar, terão mais um motivo para frequentar a cafeteria, pois ela oferecerá o serviço de acesso a internet via Wi-Fi, permitindo o acesso à rede sem fio, possibilitando aos seus clientes com notebooks, tablets, e celulares ter acesso à internet sem limites durante seu período de permanência no estabelecimento.

Temos como meta, a disponibilização de bebidas de qualidade em um ambiente aconchegante que se destaque em relação aos outros estabelecimentos do ramo e região.

Outro diferencial será a preocupação com a qualidade e variedade do cardápio, que incluirá desde o tradicional café expresso e chocolate quente, até versões diferenciadas como: cafés expressos aromatizados, descafeinados, regionais e tantos outros preparados pela barista, também haverá no cardápio opções de doces como: muffins, cupcakes, brownies, cookies, bolos finamente preparados e decorados, salgados como: croissants, folhados, pães de batata, fogazzas e opções leves para o horário do almoço como: tortas e quiches acompanhado de saladas verdes. Para a sobremesa ainda será oferecido um delicioso Petit gateau acompanhado de 4 (quatro) opções de sorvete, nos sabores creme, flocos, chocolate e morango, ou ainda um delicioso Milk Shake. Será disponibilizado ainda um cardápio de sucos para que atenda ainda melhor a necessidade dos clientes da região.

Haverá uma preocupação extra com a rapidez e a cortesia no atendimento, além da limpeza das instalações, e no cuidado com a decoração, no ambiente climatizado e em tudo que possa proporcionar aos clientes muito mais que um simples cafezinho.

3 – O NEGÓCIO

Cafeterias chegaram discretamente e ganharam espaços nas ruas e nos shoppings centers conquistando os brasileiros, o que parecia ser apenas modismo, acabou firmando-se no mercado e mostrando ser uma excelente opção de negócio.

Franquias e até investidores independentes estão muito satisfeitos com os resultados obtidos. É evidente que muito se deve ao hábito de consumo do produto, afinal a grade maioria dos brasileiros aprecia a bebida, e o “ritual” que envolve o consumo do café, mas existem outros fatores que que contribuem para essa rápida expansão.

O café é uma bebida única que faz parte da vida e da história do Brasil, foi com esse conceito que optamos por reestruturar e modernizar a cafeteria, oferecendo uma opção de café diferenciado que conquistará admiradores pelo seu aroma, sabor, e qualidade no preparo.

4 – FONTES DE RECEITA

É fundamental que seja trabalhado somente com boas marcas de café garantindo a qualidade do produto final, assim como também é essencial a oferta aos clientes de um espaço cultural com entretenimento, cultura, conforto e acesso à internet, garantindo que passem mais tempo dentro de nossa cafeteria e consequentemente consumam mais.

Dentre nossos principais produtos estão os cafés expressos juntamente com as bebidas quentes e geladas a base do café produzidas por nossa barista, devidamente qualificada e apta a execução de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com