TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: Processos Administrativos Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Planejamento da Ação Empresarial.

Hoje as empresas fazem planejamento para que não seja necessário improvisar, ou seja, fazem um levantamento sobre o que deve ser feito para alcançar seus objetivos ou metas, de forma organizada, direcionada e controlada. Podemos dividi-los em três tipos: Estratégico, Tático e Operacional.

Planejamento Estratégico: Trata-se de um processo gerencial que estabelece a direção da empresa, a fim de aperfeiçoar a relação entre a organização e seu ambiente. Esta estratégia é projetada para longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definida pela cúpula da organização e voltada para eficácia da mesma.

Planejamento Tático: Integra-se a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Caracterizado por envolver cada departamento da organização, é projetado para o médio prazo, voltado para a coordenação e integração, definido o nível intermediário da organização.

Planejamento Operacional: Formaliza objetivos, procedimentos, orçamentos e programas, concretizados sob a forma de planos operacionais. Este é projetado para curto prazo, envolvendo cada tarefa isoladamente, voltado para a eficiência na execução das atividades.

Planejar é um processo no qual se identifica aonde se quer chegar (uma situação ou um estado), para definir como chegar lá, da forma mais eficiente possível. Trazendo vários benefícios para empresa, tais como: utilizar os recursos de forma eficaz e eficiente; aumentar o conhecimento pelo negócio e seu potencial de mercado; facilitar a percepção de novas oportunidades ou riscos e aumentar a sensibilidade do empresário frente aos problemas futuros; criar um espírito de negócio e comprometimento com o projeto, tanto em relação ao dono ou responsável pelo negócio, como também junto aos funcionários e parceiros envolvidos; determinar tarefas e prazos com responsabilidade definida, viabilizando o controle do processo e do andamento do negócio; deixar claro para o empresário qual o diferencial competitivo de seu negócio; também pode ser utilizado como suporte para conseguir credibilidade e apoio financeiro interno ou no mercado.

O planejamento empresarial é feito através de um relatório (por escrito) que consolida o planejamento de uma empresa, unidade de negócio ou projeto; este deve ser simples, claro, prático, flexível e útil. Para isso são feitas pesquisas da análise de mercado (análise ambiental); definição da missão e das políticas da empresa; definição dos objetivos e estratégias empresariais; plano de ação por áreas; implantação e avaliação. Desta forma, torna-se eficaz na execução e implantação de negócios, sendo recomendado como um ótimo instrumento de trabalho.

Muitos acham que gestão estratégica e planejamento estratégico significam a mesma coisa, podemos citar as diferenças entre eles:

Gestão Estratégica é a arte de desenvolver iniciativas no sentido de criar o sucesso de um negócio. Com foco em aumento de lucros, desenvolver as competências essenciais, para criação da vantagem competitiva e muitas outras metas, geralmente é realizada ao mais alto nível pelos gestores da empresa.

Planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com