TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE CONTROLE

Trabalho acadêmico: PROCESSOS DE CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA-SBC

GESTÃO HOSPITALAR-2º SEMESTRE

PROCESSOS GERENCIAIS

Carla Volpi Guedes 7377582609

Geisa Fraga Batista 1299711151

Ruth Silva Oliveira Lopes 7535610552

Simone Meireles Giovaneli 7930690049

Vanessa Cristine da Silva Oliveira 8141753077

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

POFESSORA MÔNICA SATOLANI

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE NOVEMBRO DE 2013

SUMARIO

Introdução..........................................................................................................3

Perguntas...........................................................................................................4

Projeto de Extensão Universitária.....................................................................9

Relatório Final.................................................................................................12

Referências Bibliográficas..............................................................................14

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é desenvolver os passos aplicados durante o curso, onde, para desenvolver o projeto de Extensão Universitária, devem ser usadas as ferramentas de planejamento e desenvolvimento.

Para isso, foram utilizados os materiais de aula, livros PLT, artigos e fontes.

O projeto visa implantar coleta seletiva de óleo na cidade de São Bernardo do Campo, onde a mesma é realizada pela SABESP, porém pouco divulgada, o que faz com que a população descarte o óleo de maneira incorreta, gerando riscos ao meio ambiente e a comunidade em si.

O QUE É PLANEJAMENTO?

O Planejamento é a etapa mais importante de uma tarefa, pois por ele, pode-se mensurar e determinar o desenvolvimento dessa tarefa.

Pode ser projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. Quase cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longuíssimos prazos de empresas de capital intensivo.

Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. .

Envolve a empresa como um todo: Significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais, pelo contrário os planos táticos e operacionais constituem desdobramentos do planejamento estratégico.

O efeito holístico e sinergético envolve toda a empresa como um todo. Sinergia é causa e holismo é consequência.

QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO?

• Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico especifica como fazer para alcançar tais objetivos. Para se obter o efeito holístico e sinergético da interação de todos esses aspectos a empresa toda dever estar envolvida em todos os seus níveis, recursos, potencialidades, e habilidades.

• Planejamento tático

O planejamento tático refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio a empresa. Ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.

É a tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. (Articulação Interna).

• Planejamento operacional

O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e como o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições de otimizar e maximizar os resultados.

CONTROLE ESTRATÉGICO

Controle é a parte do processo administrativo que mede e avalia o desempeno conforme os padrões e critérios esperados e toma as ações corretivas. São três as características do controle estratégico:

• Nível de decisão: nível institucional da empresa

• Dimensão de tempo: apenas para longo prazo

• Abrangência: a empresa como um todo

As empresas visam controlar suas atividades para estarem dentro dos parâmetros esperados. O controle atende duas finalidades principais:

• Correção das falhas

• Prevenção de novas falhas

Os controles organizacionais servem para:

 Padronizar o desempenho, a qualidade de produtos, proteger os bens organizacionais, limitar a autoridade exercida, avaliar o desempenho das pessoas e prevenir erros.

 Os padrões de qualidade são estabelecidos conforme a necessidade da empresa, mas normalmente, são metas de desempenho.

O benchmarking mesmo não sendo uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com