TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE CONTROLE

Projeto de pesquisa: PROCESSOS DE CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.094 Palavras (21 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 21

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

PROCESSOS GERENCIAIS

ETAPA 1

Passo 1

Pesquisar no PLT 302, e nas bibliografias complementares da disciplina de Processos Gerenciais, que constam no seu Plano de Ensino e Aprendizagem:

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações. Um bom líder precisa ter algumas habilidades que são essenciais são elas:

Capacidade de lidar com problemas: no cotidiano de uma empresa, os gestores são constantemente colocados sob muita pressão. Saber superar isso de maneira tranquila é uma das principais características de um bom líder. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações.

Polivalência: é importante que um gestor saiba comandar diversas áreas da empresa, pois ele deve ter um conhecimento global sobre ela. Ser polivalente implica poder trabalhar em várias frentes.

Adaptabilidade: um bom líder é capaz de trabalhar para qualquer tipo de empresa, desde uma distribuidora varejista até uma grande siderúrgica. Ele é capaz de se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial e sabe o que deve ser feito em cada uma delas. Isto porque cada ramo adquire uma maneira própria de organização e o gestor precisa se adaptar a cada uma delas.

Ponderação: durante a gestão, o líder se depara com situações complexas e que exigem várias decisões importantes. Elas podem mudar os rumos da companhia, das pessoas envolvidas e dele próprio. Assim, é importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo.

Interação: o gestor precisa conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo. Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder.

2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

Empresa:

De acordo com Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços.

As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. Produzem bens ou serviços, empregam pessoas, utilizam competências e tecnologias, requerem recursos e, sobretudo necessitam de administração. Hoje tudo é inventado, criado, planejado, desenvolvido, produzido, comercializado, financiado e entregue por organizações.

Gestor:

O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle ou verificação, afim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controle ou verificação.

Empresário:

O artigo 966 do Código Civil traz expressamente o conceito de empresário como sendo aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. Dessa definição legal podem ser extraídos os seus principais elementos caracterizadores: economicidade; organização; profissionalidade; assunção do risco; e direcionamento ao mercado.

A economicidade relaciona-se ao fato do empresário - enquanto sujeito de direitos que exerce a empresa -, desenvolver atividades econômicas, ou seja, atividades voltadas para a produção de riquezas.

3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

Empresas são consideradas sistemas abertos por causa da constante interação e intercâmbio da organização com o meio ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas.

A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver

4. O que é missão, visão e valores organizacionais.

Missão:

A missão é a razão de ser do próprio negócio. Por que ele foi criado e para que ele existe. Missão trata da filosofia básica da organização.

Visão:

A visão é para vislumbrar o futuro. É a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, do que ela pretende vir a ser.

Valores:

Valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre as pessoas e empresas. São para manter uma conduta ética identificar os comportamentos esperados em termos de cidadania, boas relações com os clientes, atendimento estrito à legislação vigente, prevenção de atos ilegais e clareza absoluta nos negócios.

Passo 2

Reunir com os colegas de grupo e debater sobre os conceitos levantados no passo 1, trazendo-os para a realidade empresarial em que você está inserido, ou seja, mostrar como os conceitos pesquisados são entendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com