TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCURO TRABALHOS NA AREA DA EDUCAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: PROCURO TRABALHOS NA AREA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O trabalho apresenta estudo sobre o espaço pedagógico no Centro Municipal de Educação infantil “ Cantos e Encantos”. O corpus de análise compreende dois documentos: analisar o problema e a solução do problema da falta de infraestrutura na CMEI “Cantos e Encantos” objeto deste estudo buscar compreender, por meio da análise de conteúdo, a concepção de espaço/espaço físico e ambiente/ambiente físico nessas publicações oficiais dedicadas à educação infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos documentos oficiais os conceitos de espaço e ambiente são tratados como sinônimos, contrariando as produções teóricas sobre a infraestrutura da instituição visitada.

Palavras- chave: infraestrutura, Creche, recursos financeiros

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 7

3. ANÁLISE DOS DADOS 9

4. PROPOSTA DE SOLUÇÃO E CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

A história de atendimento à criança em idade anterior à escolaridade obrigatória fez-se, em grande parte, através de ações que priorizaram a guarda das crianças. A necessidade das mães de contarem com um espaço onde seus filhos fossem cuidados para que as mesmas pudessem trabalhar e ajudar no orçamento da família fez com que aos poucos as instituições ( públicas ou sem fins lucrativos) criassem espaços coletivos para sanar a necessidade oriunda do desejo de sobrevivência. Para tal, construíram e adaptaram prédios com seus próprios e parcos recursos – o que seguem fazendo na ausência do Estado .

Em algumas situações estas instituições não apresentavam dentro das exigências atuais uma estrutura que contribuísse para o desenvolvimento dos pequenos. Com o passar do tempo percebeu-se que a criança necessitava muito mais do que um espaço para sua mãe trabalhar precisa antes de tudo de um espaço que a ajudasse a desenvolver capacidades.

Sabendo que as conquistas da Educação Infantil fazem parte de um processo gradativo compreende-se que para atender esta faixa etária com qualidade, o ideal não é simplesmente achar um espaço que as acolha, mas sim oferecer um ambiente que lhe dê segurança e garantia de um desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social, como assim publica a Revista Nova escola-Edição Especial ao abordar o tema “infraestrutura- o espaço também educa” .

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB/96 (Lei nº 9394/96), que disciplina a educação oferecida em todos os níveis – desde a educação infantil, até o ensino superior regulamenta que , os recursos públicos destinados à educação devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público, o que compreende inclusive a “aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino” (alínea II do artigo 70).

Deste modo ao desenvolver este trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Programa Formação pela Escola, do Instituto Formar pela Escola- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola ( FNDE), tem-se como objetivo principal apresentar uma ideia para um problema vivenciado em uma escola do Estado de Goiás.

Neste trabalho procuramos investigar como vem acontecendo apesar das tentativas de adequações para um atendimento de qualidade, o problema da falta de infraestrutura na CMEI “ Cantos e Encantos” objeto deste estudo.

Dessa forma, este estudo foi divido em três seções. Na Seção I, foi descrito o problema. Na Seção II, o problema foi analisado por meio de uma revisão bibliográfica à luz dos estudos realizados no caderno de estudos, entre outros. Na Seção III, apresentamos a solução para o problema apresentado, e concluímos o trabalho com sugestões de ações práticas que podem ser desenvolvidas por meio de um plano de intervenção.

Seção I – DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Neste trabalho procuramos investigar como vem acontecendo, apesar das tentativas de adequações para um atendimento de qualidade, o problema da falta de infraestrutura na CMEI “Cantos e Encantos” objeto deste estudo.

Em uma descrição detalhada do CMEI – CANTOS E ENCANTOS percebe-se que o horário de funcionamento é : 06h30min ás 17h30min de segunda a sexta. Sua localização por ser urbana contribui com a assiduidade das crianças, pois é de fácil acesso as famílias. Sua dependência administrativa é municipal, a alimentação depende das Verbas repassadas pelo PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Referindo-se diretamente a sua Infraestrutura relatamos os seguintes itens: a creche possui quatro salas de aula, mas nem todas possuem TV e DVD. Três delas são muito quentes devido à falta de ventiladores e de janelas mais amplas para circulação de vento, pois as telhas absorvem demais o calor tornando insuportável a permanência em sala de aula, além disso, em época de chuva ocorrem muitas goteiras, havendo muitas infiltrações no forro (que já está quebradiço).

Ao passear pelas dependências da instituição percebe-se a necessidade de se fazer algumas adequações e pequenos reparos que contribuam ainda mais para a qualidade do serviço oferecido. Por exemplo, a CMEI possui dois banheiros, sendo um feminino e um masculino para as crianças e dois banheiro para os adultos. Os banheiros das crianças não estão adaptados a elas, pois não contam com um fraldário e há uma escada sem corrimão e o piso é escorregadio, dificultando o acesso das crianças para o banho. Também não há chuveiro com mangueiras para higienização das crianças; as pias possuem quinas; banheiro com fechadura estragada.

O pátio não tem cobertura adequada, por isso quando chove dificulta o acesso de funcionários e alunos as demais dependências da creche, há espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com