TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇAO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Casos: PRODUÇAO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

“O trabalho com a interdisciplinaridade na escola começa já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A imensa maioria das propostas curriculares que orienta o trabalho pedagógico dos professores de educação básica tem nas disciplinas acadêmicas tradicionais sua principal fonte de conteúdos e de organização dos conhecimentos.”

Este presente artigo irá fazer refletir aperfeiçoar sobre a prática de abordar a interdisciplinar na sala de aula. Foi divido em três partes:

 1ª parte introdução;

 2ª parte desenvolvimento do texto sobre interdisciplinaridade;

 3ª parte as considerações finais.

Interdisciplinaridade

Maria Cândida Moraes (2002), na obra “O paradigma educacional emergente”, ressalta que se a realidade é complexa, ela requer um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude.

Integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas. Pode ser vista como uma nova concepção do saber e do processo de ensinar, ou seja, um novo princípio norteador da reorganização dos diversos objetos de estudo e de reformulação das estruturas pedagógicas.

“Na prática, para superar a fragmentação do saber decorrente da especialização, a interdisciplinaridade representa uma possibilidade de negociação de pontos de vista, de diálogo e de interação entre as disciplinas”. A interdisciplinaridade, enquanto prática de interação entre os componentes do currículo é difícil de ser alcançada, devido aos múltiplos empecilhos que se interpõem no processo educacional, mas permanece como um ponto de excelência a ser perseguido.

No que tange aos educadores e à Universidade, num processo interdisciplinar, quero salientar Morin, quando diz: ”é necessário que os educadores se auto eduquem, e se eduquem prestando atenção às gritantes necessidades do século, as quais são encarnadas também pelos estudantes”.

“As crianças, já nas primeiras séries do fundamental, têm aulas de Matemática, Ciências, História, Artes e assim por diante”. Mesmo que todas essas aulas sejam dadas pela mesma professora, cada uma tem seus momentos e formas de funcionamento próprias, além de conteúdos muito bem caracterizados.

“Essas experiências escolares ensinam aos alunos, desde pequenos, que o conhecimento encontra-se organizado em compartimentos que, geralmente, não se relacionam”. Na aula de Matemática fazemos contas, na aula de Língua Portuguesa lemos e escrevemos na aula de História aprendemos a data dos principais fatos históricos e assim por diante.

“Sendo assim, os (as) professores (as)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com