TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DE PRODUÇÃO interdisciplinar INDIVIDUAL

Projeto de pesquisa: TEXTO DE PRODUÇÃO interdisciplinar INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO – INDIVIDUAL

EVERTON SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

LAGOA VERMELHA/RS

2013

EVERTON SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

Trabalho apresentado a Universidade Norte do Paraná, para o Curso Superior de Administração. Para as Disciplinas: Gestão de Pessoas I; Gestão de Pessoas II; e Responsabilidade Social e Ambiental.

LAGOA VERMELHA /RS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

DESENVOLVIMENTO 05

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

ANEXOS 14

INTRODUÇÃO

A economia mundial tem sofrido diariamente mudanças que afligem todos os mercados. A oscilação dos índices econômicos, aprofundam a competição global e setorial, destacando desafios a partir de duas idéias consideradas núcleo desta fase; de um lado a boa notícia de que a globalização representa maior mercado para bens e serviços, e de outro lado a má notícia de que as empresas enfrentam hoje, de forma natural, um maior número de concorrentes.

O mercado de vendas, em tempo de globalização, não pode parar, deve ser planejado, rápido, dinâmico, acelerado e voltado para a execução de um programa de marketing, conforme realidade e condições locais. Marketing, nesse sentido é muito mais do que o “departamento de vendas” de uma empresa, é sim, um processo ordenado e criativo de pensar e planejar para os mercados. É portanto, um processo capaz de apontar para empresa claramente, ameaças e oportunidades.

Com o olhar pesquisador e através de ações investigativas desenvolveu-se prática de pesquisa no Mercado Evelise Slavieiro, armazém localizado no Bairro São Sebastião, Lagoa Vermelha/RS.

Partiu-se da compreensão de que o número de mercados existentes no bairro e na cidade aumentou consideravelmente nos últimos anos, e que a empresa que não se encontrar alerta, atenta para as condições e mudanças que se operam no contexto econômico, corre o risco eminente de deixar de trabalhar.

Segundo Kotler; Armstrong (1999, p. 414) para permanecer no mercado a empresa deve desenvolver como primeiro passo, identificar e avaliar seus principais concorrentes e em prosseguimento utilizar amplas estratégias competitivas de marketing que melhor posicionem sua oferta contra as ofertas dos concorrentes, visando alcançar a satisfação de seus clientes.

Isso quer dizer que a competição de mercado exige que a pequena e média empresa se preocupe ainda mais com sua forma de vender, identifique seus principais concorrentes, e refaça sua maneira de apresentar seus produtos aos clientes.

No caso do mercado Evelise Slavieiro observado e visitado, reconhece-se a situação da competitividade multiplicada, pois os antigos armazéns de bairro que existiam, atualmente, existem em maior número, como muitas pequenas empresas, que se criam com a visão de lucro e de servir o povo que mora longe do centro.

Na tentativa de estudar e intervir na situação comercial, de vendas do Mercado Evelise Slavieiro, realizou-se visitas, observações e registros que possibilitaram a organização do diagnóstico da prática comercial realizada, e a elaboração de uma proposta de intervenção com o sentido de promover a qualidade dos serviços e acima de tudo, o lugar no mercado e a satisfação dos clientes.

DESENVOLVIMENTO

Com as leituras realizadas, resolvemos realizar uma pesquisa de campo para poder compara com a GE CELMA, a empresa pesquisada Mercado Evelise Slavieiro tem o nome fantasia de Mercado São Sebastião, nome do bairro onde se localiza. A empresa como mercado apresenta-se preparada para satisfazer os clientes, dada a diversidade de oferta de seus produtos como secos e molhados, carnes, frutas, verduras, legumes e produtos de bazar.

Apresenta os seguintes dados específicos:

Razão Social: MERCADO EVELISE ESLAVIEIRO

Nome Fantasia: MERCADO SÃO SEBASTIÃO

CNPJ: 04877658/001-37

Endereço: AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, Nº 524

Bairro: SÃO SEBASTIÃO

Município: LAGOA VERMELHA/RS

Telefone: (054) 3358-8346

Tempo de Fundação: 10 ANOS

Ano de Fundação: 2001

Número de Funcionários: 05

Atividade: COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

A empresa se expressa em um organograma de fluxo ativo e dinâmico, onde a diretoria constituída por um gerente geral e um gerente de expedientes, desenvolvem o setor comercial e o setor administrativo conjuntamente. Os dirigentes de forma competente pensam de forma progressiva com dedicação e trabalham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com