TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de texto interdisciplinar individual

Trabalho acadêmico: Produção de texto interdisciplinar individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. Introdução...............................................................................................................1

2. Produção textual interdisciplinar individual.............................................................2

2.1 Inflação.................................................................................................................2

2.2 Taxas de juros......................................................................................................3

2.3 Taxa de câmbio....................................................................................................5

3. Métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial..........................................7

3.1 Medidas descritivas..............................................................................................7

3.1.1 Medidas de tendência central............................................................................7

3.1.2 Medidas de dispersão........................................................................................8

3.1.3 Técnicas de amostragem probabilísticas...........................................................8

3.1.4 Números índices...............................................................................................11

3.1.5 Deflação de dados............................................................................................12

4. Ética, Política e Sociedade....................................................................................13

5. CONCLUSÃO........................................................................................................15

6. REFERÊNCIAS......................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordados diferentes temas de grande importância para o conhecimento das variações nos rendimentos públicos e privados, por exemplo, a inflação e taxa de juros, fatores principais no aumento ou redução lucrativa de uma organização, estado ou país. Será abordado de forma explicativa os conceitos, opiniões e soluções para os temas aqui propostos e expostos.

2. Produção textual interdisciplinar individual

2.1 Inflação

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. É popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação, a palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços; alguns economistas preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços. Assim, por exemplo, alguns estudiosos da década de 1920 nos Estados Unidos referem-se à inflação, ainda que os preços não estivessem aumentando naquele período. Mas de um modo geral, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado. Outra distinção também se faz quando se analisam os efeitos internos e externos da inflação. Externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.

A inflação nos tempos atuais vem crescendo a cada dia, de uma forma alarmante e irregular, um grande exemplo disso é a queda nos juros bancários nas contas poupança em relação às taxas de impostos do país, outro exemplo é citado na notícia do Caderno Economia, do jornal O Globo de 2006:

“Dinheiro do FGTS rende menos do que a inflação

Por lei, o FGTS é corrigido em 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), que neste ano, até agora, está em 0,03%. No mesmo período, a inflação já é de 3,43% e a expectativa dos analistas de mercados ouvidos pelo Banco Central é que a taxa feche o ano em 5,82%. “O rendimento é mais baixo do que qualquer coisa que você imagine”, diz o professor de economia e finanças da FGV/IBS, Pedro Leão Bispo. O coordenador do curso de economia da Newton Paiva, Leonardo Bastos, diz que a única alternativa para conseguir um rendimento melhor para o capital do FGTS é comprar ou reformar um imóvel dentro das regras de utilização do recurso. É a única possibilidade: comprar um imóvel que vai garantir uma rentabilidade maior. Mesmo se a pessoa tiver dinheiro para fazer a compra, vale a pena usar o FGTS e aplicar seu capital em um investimento melhor, diz. “Ele acrescenta que é preciso procurar um negócio “de oportunidade”, para evitar prejuízos com eventual queda no valor dos imóveis”.

 O Globo, 03.08.2006, Caderno “Economia”.

Isso mostra que nem o que é de direito de cada cidadão pode ser usufruído de forma lucrativa, pois são tantas as taxas e impostos que diferem do adequado que tudo se rende a inflação, fazendo assim com que investimentos tenham que ser escolhidos criteriosamente para perder rendimento.

2.2 Taxa de juros

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira.

Existem essencialmente duas taxas de juro relevantes para os agentes econômicos; a taxa de juro de referência, definida pela autoridade monetária, que no caso europeu é o Banco Central Europeu e as taxas Euribor. A primeira tem uma grande influência na atividade econômica podendo estimulá-la ou reduzi-la. A segunda, as taxas Euribor, são relevantes porque servem de indexantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com