TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTO

Artigos Científicos: PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade os estudos sobre os temas Inflação, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial e Ética, Política e Sociedade.

Como a economia tem papel fundamental em todo processo de tomada de decisão, como são importantes o conhecimentos dos temas acima, como é difícil manter o Governo num patamar de sustentabilidade.

Ainda com relação as pesquisas, cabe ressaltar que em toda transformação do meio empresarial a necessidade de uma política ética moral para a sociedade.

Logo torna-se uma conseqüência natural a busca para melhor compreensão de como se dará o encontro de uma economia voltada para uma sociedade aonde abrange todas as classes sociais.

DESENVOLVIMENTO

Macroeconomia

Define-se como sendo o ramo da ciências econômicas que estuda os agregados econômicos, os seus comportamentos e as relações que guardam entre si.

A Macroeconomia considera a economia dividida em cinco mercado e a presença de quatro tipos de agentes econômicos. Os mercados são os de produtos, o de moeda, o de títulos, o de trabalho e o de divisas. Os agentes econômicos são os indivíduos, as empresas, o governo e o setor externo.

Microeconomia

É o ramo das ciências econômicas voltada ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos individuo e ou famílias ; ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos; e ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

2.1 INFLAÇÃO

É o aumento continuo e generalizado nos preços registrados por um índice de preços e que se os preços sobem compraremos cada vez menos com o dinheiro que temos em mãos.

Na maioria dos Países sempre existe Inflação, portanto, o ideal é mantê-la sobre controle e em níveis aceitáveis, sito porque o descontrole inflacionário pode trazer uma serie de conseqüências para a economia.

As principais conseqüências da inflação são : afeta a distribuição de renda; eleva a taxa de juros nominai; desconfigura a noção de preços relativos; reduzem os prazos das aplicações financeiras; aumentam a divida do governo.

Exemplo: A prévia de setembro da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou taxa de 0,27%. O índice é superior ao 0,16% observado na prévia do mês anterior. O dado foi divulgado hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta foi puxada principalmente pelos gastos com transportes, que subiram 0,3% na prévia de setembro. Na prévia de agosto, esse grupo de despesas havia registrado deflação (queda de preços) de 0,3%. Somente a alta de preços de 16,08% das passagens aéreas responderam por quase um quarto da inflação da prévia de setembro.

Os alimentos, que também haviam registrado deflação (-0,09%) em agosto, passaram a ter alta de preços (0,04%) em setembro. A inflação do grupo alimentação e bebidas foi puxada pelos aumentos de preços de produtos como pão francês (2,8%), farinha de trigo (2,68%), macarrão (1,46%), leite longa vida (2,34%) e frutas (1,88%).

Os demais grupos registraram as seguintes taxas na prévia de setembro: habitação (0,53%), artigos de residência (0,52%), vestuário (0,37%), saúde e cuidados pessoais (0,56%), despesas pessoais (0,16%) e educação (0,12%). Apenas o grupo comunicação registrou deflação (-0,07%).

No acumulado de 2013, a taxa está em 3,97%, acima da observada em igual período do ano passado (3,81%). Já no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chega a 5,93%, inferior ao índice dos 12 meses imediatamente anteriores: 6,15%.

.

2.1.1 TAXA DE JUROS

Na economia e na finança, o conceito de juro diz respeito ao custo de crédito que é a rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, á utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um período não se acumulam a este para produzir os juros que correspondem ao período posterior. Ora, o juro simples gerado pelo capital investido igual em todo os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alterações.

O juro composto, em contrapartida, permite que os juros obtidos, sempre que vence o período de investimento, não sejam retirados, mas sim reposto e cumulados ao capital principal(capitalização dos juros)

A taxa de juros, no que diz respeito, indica qual a porcentagem a que investe um capital numa unidade de tempo. É caso para afirmar que a taxa de juro é o preço do dinheiro que se paga ou se cobra por pedi-lo emprestado ou por empresta-lo a uma dada altura.

Ex: O Secretário da Agricultura Familiar, Laudemir Muler, anunciou em coletiva no Ministério da Agricultura, a redução de 50% na taxa de juros de investimento no Pronaf mais Alimentos, além do aumento do limite de crédito para todas as linhas de investimento no Pronaf nas mesmas condições do Mais Alimentos.

Hoje, todo mundo quer tomar crédito da Agricultura Familiar até 10mil vai pagar apenas 1% de juros, acima de R$ 10mil, por exemplo até R$ 130mil, no mais Alimento, a taxa de juro é de 2%. Isso significa, por exemplo no Programa Mais Alimentos que nós estamos reduzindo em 50% a taxa de juros para quem tomar um financiamento até 10mil, afirmou Laudemir Muller.

2.1.1.1TAXA DE CAMBIO

Entende-se por taxa de cambio o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades, ou frações da moeda Nacional. Como ocorre praticamente em todo Mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar Norte-Americano, fazendo desta moeda a referencia usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro Nacional e Mundial. Em outras palavras, a taxa de cambio funciona como uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada nono campo econômico, seguindo assim como referencia do custo d uma determinada moeda em relação a outra qualquer. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com evolução das transações financeiras do dia.

Inicialmente destacamos que existe um único mercado de câmbio legal no País, a termologia Câmbio Comercial, ou Dólar Comercial, e Câmbio Turismo, ou Dólar Turismo, no entanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com