TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGESTÃO MODULO V

Artigo: PROGESTÃO MODULO V. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com os estudos realizados no módulo (V) e referente as atividades estudados por cada capítulo. Cheguei a uma conclusão de suma importância sobre a construção e desenvolvimento relacionada a forma democrática da escola, além das barreiras que se encontram no caminho que levam ao princípio da democracia. Que faz-se necessário se criar e se respeitar as essências e normas reguladoras na convivência democrática na escola.

Levando em consideração a escola de hoje para seu fundamento em relação a conteúdos e outras práticas que o educando deve obter para o seu desenvolvimento intelectual porém para que isso aconteça é preciso que haja a construção da convivência democrática por parte da gestão escolar, para tanto o líder deve negociar em várias situações com as parcerias resolvendo problemas internos e externos de responsabilidades de todos para sanar as dificuldades existentes.

Mesmo sendo um desafio para os gestores mas o mesmo pode criar oportunidades para que tenham sucesso além disso cabe o preparo dos participantes nas tomadas das decisões e transformar os seus objetivos em palavras de ordens criar excesso de confiança conciliar pontos de vista divergentes de diferentes equipes sobre determinadas ideias. Pois na maioria das vezes o termo “violência” é compreendido como brigas ou espancamentos, mas não é só isso que é violência, porque o desrespeito permanente aos direitos das pessoas também são violência.

No entanto é preciso que a escola exerça o autodesenvolvimento para o excesso ativo da cidadania e da democracia, traçando junto com a comunidade. Buscando caminhos como: Parcerias envolvendo igrejas, sindicatos, órgãos públicos, associações, cooperativas de moradores, assistentes, empresas privadas, o comércio ao todo e também toda comunidade em entorno da escola, para que assim envolvam e se faça cada vez com a participação das comunidades e que o ensino seja primordial e significativo valorizando os saberes e prática de experiência dos professores e cidadãos mais velhos.

Ao detectar a necessidade de parceria para solucionar um problema na escola, o gestor escolar deve marcar uma reunião com as comunidades e entre os demais

participantes levantar as hipóteses sobre o assunto relevante e buscar o parceiro adequado capaz de caminhar por si mesmo, e tratar de propor ações cabíveis e aproveitar no máximo o que essas parcerias envolvendo os pais de alunos, e comunidade escolar possam oferecer sem interferir no processo de sua gestão nem nos limites da autoridade gestora.

Por tanto para um projeto de parceria ser bem elaborado será preciso que os objetivos expressem claramente os resultados que devem ser alcançados, como: melhorar a qualidade do ensino, introduzir a informatização na sala de aula, as metas traduzem o algo ou de grande interesse para as parcerias aprovarem também o gestor escolar deve realizar tarefas estimulantes aos professores e funcionários a se capacitar. Desde que o projeto esteja elaborado cabe ao gestor juntamente com os parceiros e promover a forma de executar o mesmo.

Observando os requisitos apresentados nas áreas temática do módulo (V) em estudo, percebi que na escola que atuo já elaboramos projetos com o conceito semelhante as estruturas precisas, sempre elaborando com a participação tanto da gestão escolar quanto as parcerias, como: os pais de alunos, agentes de saúde, comerciante, funcionários, equipe gestora e outros.

Pensando na importância da essência e normas reguladoras para se ter boa convivência na escola na forma democrática foram criados as leis que regem esses princípios, como o Estatuto da Criança e do Adolescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com