TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pnae - Programa Nacional Alimentação Escolar

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

LUCEJAINE DE BRITO SILVA

LIVRO DIDATICO: SUA IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

MARIA AUXILIADORA DA SILVA GARÇÃO

LIVRO DIDATICO: SUA IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Trabalho realizado pela aluna: Lucejaine de Brito Silva. Tutora: Orientadora do Curso Programa Formação pela Escola PNLD Escolar: Maria Auxiliadora Da Silva Garção.

        

1 INTRODUÇÃO                 

         

         Segundo o Ministério da Educação, o Brasil tem um dos programas mais avançados de distribuição gratuita de livros didáticos em todo país garantindo que milhões de estudantes da rede pública de ensino recebam gratuitamente os materiais didáticos escolares, nas últimas décadas foram aplicados muitos investimentos e o crescimento foi de grande relevância em relação ao programa (PNLD), o qual  desenvolve diferentes ações executadas pelo FNDE, assim,  materiais pedagógicos como dicionários, obras em braile, livros literários, revistas pedagógicas dentre outros não menos importante, tem como finalidade  atender a educandos, professores e a comunidade escolar, e estes são destinados com uma previsão de duração de três anos, sendo  nesse sentido, repassado para o educando durante o ano letivo, e  mesmo com todos os avanços tecnológicos o livro didático é o recurso mais utilizados nas unidades escolares da rede públicas do Brasil, pois, por meio dele  é que os professores organizam, ampliam e analisam seu trabalho pedagógico em sala de aula.        

Este estudo tem como objetivo de enfatizar a importância do Programa do Livro Didático e Materiais (PNLD), pois é sabido que o contexto social brasileiro é permeado de desigualdade, falta de oportunidades entre outros para o pleno desenvolvimento do indivíduo e seu preparo para o exercício da cidadania bem como sua qualificação profissional que torna importante as obras didáticas escolares, sendo assim, assegurando sua permanência na escola, vez que em suas maiorias os educandos são carentes e precisam deste material pedagógicos como fonte pesquisa e de aprendizagem afim de  adquirir aquisição do conhecimento tornando as pessoas mais preparadas e qualificadas para atuarem na comunidade que estão inseridas. Neste contexto, este estudo, visa direcionar um olhar sobre a compreensão da importância do livro didático.  

Neste norte, acredita-se que a escola deve ter como objetivo estimular a aprendizagem por meio de seus procedimentos de ensino por meio do livro didático, é necessário ainda estabelecer a necessidade de trabalhar a construção do conhecimento como fator determinante para que os alunos entendam sua utilidade. Porém, entende-se que não cabe só à escola garantir isso, mas assegurar através dessa ferramenta um ensino de qualidade, na qual o educando possa fazer uso na vida prática. É nessa coerência que se valoriza o uso do livro didático como uma prática significativa da realidade social e que possa auxiliar os alunos a expandirem sua aprendizagem, aporta-se a necessidade de pesquisar esse tema, pois se constata que na escola do campo, especialmente, ainda é proposto, métodos tradicionais de ensino, regularizados somente na transmissão de conhecimentos prontos e acabados onde os alunos apenas assimilam conteúdos e pouco realizam suas próprias produções ou refletem sobre sua realidade para tornar o saber mais significativo, levando-os a desenvolver novas habilidades e competências, e atuar de maneira participativa no meio em que vive.

Nesse segmento foi realizadas entrevistas por meio de pesquisa de campo com algumas pessoas que realizam a atividade de coordenadores e professores de duas escolas distintas da rede pública de ensino estadual em dois um município sendo: Barra das Garças - MT e o outro em Aragarças – GO.

2 DESENVOLVIMENTO

     A importância do livro didático na construção do conhecimento se da pelo fato dele auxiliar, orientar, e ainda direcionar a prática pedagógica escolar e pela experiência de muitos profissionais na área é notável que o livro didático é visualizado  como verídico e correto, mesmo que  seu uso seja aplicado de maneira ingênua, neste norte, se faz necessário analisa-lo cuidadosamente, conhecer sua organização, suas propostas e possibilidades de ensino e aprendizagem, pois não podemos caracterizá-lo como fonte única para a construção do conhecimento. A LBD reafirma o princípio da base nacional comum da organização curricular (PCN), mencionado no artigo 2010 da Constituição Federal.

Art.210 – Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental de maneira a assegurar a formação básica comum e respeitos aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. (BRASIL,1988).

Para a aprendizagem fazer sentido á crianças dependem também de como esses conteúdos lhe são mostrado. Por isso o professor deve estar sempre pesquisando e buscando estratégias didáticas para cada novo conteúdo de modo que seu alunado sinta-se motivados em aprender as teorias e práticas em sala de aula, objetivando e levando o aluno a aquisição do conhecimento. Ainda de acordo com as Diretrizes Curricular Nacional da Educação Básica (Artigos 1° 3º e 4º).

A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformação corporais, afetivoemocionais, sociemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferencias, liberdade pluralidade torna se, important0, exigências, do projeto educacional.  

Em virtude da extrema importância do livro didático principalmente para os alunos desfavorecidos de poder aquisitivo é uma ferramenta pedagógica essencial, pois a construção de uma sociedade inclusiva acontece pelo respeito com as pessoas com algum tipo de deficiência e elaboração e organização de programas como o do (PNLD) pode oportunizar a autonomia destes cidadãos, com a distribuição de material adequado a suas necessidades como exemplo: livro didático em braile para as pessoas com deficiência visuais, dentre outros não menos importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com