TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA NACIONAL ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  26/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

FORMAÇÃO[pic 1]

 COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Trabalho final de conclusão do curso Competências Básica no âmbito do Programa de Formação pela escola.

        

Elida aparecida stopa terra

Daniela Ferreira Vitor Rocha

Viviane do Amparo Tiengo Andrade

IRUPI – ES

2017

PNAE[pic 2]

 

PROGRAMA NACIONAL ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Elida Aparecida Stopa Terra

Daniela Ferreira Vitor Rocha

Viviane do Amparo Tiengo Andrade

IRUPI - ES

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ......................................................................................04
  1. Análise dos Dados Sobre o PNAE do Município de Irupi-ES............................................................................................................05
  1. Proposta de solução para melhoria do PNAE de Irupi-ES....................................................................................................................06
  1. Conclusão...................................................................................07
  2. Biografias.................................................................................................07

1. Introdução

Quando mencionamos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vale destacar os seguintes temas; e fundamental que entendamos o sentido das políticas públicas na área social e, particularmente, no campo da educação, em se tratando de uma sociedade capitalista, conhecer as fontes de financiamento da Educação Básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação, conhecer a dinâmica dos conselhos que atuam no controle das ações, programas e projetos educacionais e como se dá a participação da comunidade nesses conselhos; reconhecer o papel social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no apoio às políticas públicas para a Educação Básica, mediante a implementação de diferentes programas e ações.

Certamente manter um dialoga entre o conselho escolar junto à administração publica objetivando soluções para problemáticos presentes obedecendo à legislação em vigor em especial a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal e um dos maiores desafios atuais.

Abordaremos a importância de manter pessoas no âmbito escolar atualizadas das Leis, demandas e orçamento municipal para que possam propor formas eficientes de intervenção para um equilibro no gasto financeiro com a educação municipal junto à receita financeira do município.

E por fim sugestões proposta para solucionar questão financeira para contratação de pessoas na área educacional levando em consideração o remanejamento financeiro a provado pelo Legislativo municipal, junto a possibilidade de aumento da dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Educação.

2. Análise dos Dados Sobre o PNAE do Município de Irupi-ES

O programa PNAE teve um papel transformador na realidade da cidade de Irupi-ES, destaca-se a diversidade e plantio de hortaliças e frutas incentivadas pelo programa de Merenda escolar adquirido de mão obra local, aumentando a renda dos trabalhadores rurais junto a melhoria da qualidade da merenda disponibilizada nas escolas da região.

O PNAE foi trabalhado com investimentos do FNDE em parceria com o município e implementado em parceria com o SEBRAE, sendo essa citada parceria foi através de reuniões com pequenos produtores rurais locais, onde se destaca desde a necessidade de diversificação de produtos produzidos na zona rural para atender o programa do PNAE junto à manipulação para a criação de demais produtos derivados dos já produzidos.

O PNAE estabelece o percentual mínimo de 30% de aquisição de produtos da agricultura familiar, podendo chegar ate 100%.

[pic 3]

Fonte: ttp://www.irupi.es.gov.br/2015/conteudo.asp?codigo=445&cid=3

O programa do PNAE teve seu inicio para atender a demanda da merenda escolar, porem evoluiu para uma feira popular de pequenos produtores rurais, constituída em algumas etapas sendo elas;

  • Disponibilização das barracas pela prefeitura municipal.
  • Disponibilização do local estratégico com isenção de imposto.

O resultado final e visível e destacado, melhoria de renda na agricultura familiar, crianças e idade escolar alimentadas com produtos orgânicos e de alta qualidade fiscalizados por profissionais capacitados.

3. Proposta de solução para melhoria do PNAE de Irupi-ES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (234.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com