TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO 33 CATEGORIA 2

Trabalho Escolar: PROJETO 33 CATEGORIA 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias conspiratórias maçônicas são teorias conspiratórias envolvendo a Maçonaria; centenas de tais teorias conspiratórias têm sido descritas desde o final dos anos 1700.1 Geralmente, essas teorias podem ser classificadas em três categorias distintas: políticas (normalmente envolvendo alegações de controle do governo, especialmente nos EUA e Reino Unido), religiosas (normalmente envolvendo acusações de anticristianismo ou crenças e práticas satânicas) e culturais (normalmente envolvendo o entretenimento popular). Muitos escritores de teorias conspiratórias têm ligado os maçons (e os Cavaleiros Templários) com a adoração do diabo, essas ideias foram baseadas em interpretações erradas das doutrinas das referidas organizações.2

Entre as alegações de que Maçonaria exerce controle sobre a política, talvez o exemplo mais conhecido é a teoria da Nova Ordem Mundial, mas existem outras. Estes envolvem principalmente aspectos e agências do governo dos Estados Unidos, mas também eventos reais fora dos EUA (tais como o escândalo na Itália da Propaganda Dois) são frequentemente utilizados para dar credibilidade a essas reivindicações.

Outro conjunto de teorias tem a ver com a maçonaria e religião, nomeadamente no que diz respeito ao envolvimento da Maçonaria com o "oculto". Estas teorias têm suas origens na Fraude de Taxil.3 4 Para além destas, existem várias teorias que incidem sobre a incorporação de símbolos em outros itens ordinários, tais como padrões de rua, selos nacionais, etc.

Existem teorias conspirativas maçônicas que lidam com todos os aspectos da sociedade. A maioria destas teorias são baseadas em um ou mais dos seguintes pressupostos:

Que a Maçonaria é a sua própria religião e requer uma crença no "deus" maçônico que é diferente dos principios da crença cristã.

Que o 33o grau do Rito Escocês é mais do que um grau honorário, juntamente com a crença de que a maioria dos maçons não têm conhecimento dos segredos ocultos ou corpos prejudiciais dentro de sua organização que governam eles, conduzem-os ao ritual oculto, ou o controle de vários cargos de poder governamentais.5

Que existe um órgão centralizado a nível mundial que controla todos os maçons das Grandes Lojas, e assim, todos os atos da Maçonaria mundial em uma forma unificada.

Índice [esconder]

1 Lista de teorias de conspiração associadas com a Maçonaria

1.1 Políticas

1.2 Religiosas

1.3 Cultural

1.4 Filiação

1.5 Outras

2 Alegações de infiltração maçônicas

2.1 Na Igreja Católica

2.2 Nas Testemunhas de Jeová

2.3 Nos Mórmons

2.4 Na Revolução

2.5 Outras

3 "Supostas" intervenções da Maçonaria na história

4 Supostos crimes maçônicos

5 Tese de uma conspiração judaico-maçônica

6 Tese de uma conspiração visando uma Nova Ordem Mundial maçônica

7 Supostos símbolos secretos maçônicos em ruas e monumentos

8 Teorias de conspiração maçônicas na cultura popular

9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com