TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa - Violência Nas Escolas

Dissertações: Projeto De Pesquisa - Violência Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SERVIÇO SOCIAL

Luciana Rodrigues Cabral Feitosa- 377219

PROJETOS DE PESQUISA EM SOCIAL

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Professor (a) Ma. Ana Lúcia A. Antonio

Tutora presencial: Silvania Rodrigues Carvalho

SÃO LUÍS

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................2

2. OBJETIVOS.....................................................................................................3

2.1 Geral............................................................................................................3

2.2 Específico....................................................................................................3

3. JUSTIFICATIVA..............................................................................................4

4. METODOLOGIA..............................................................................................5

5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..........................................................................5

6. CRONOGRAMA..............................................................................................6

7. REFERÊNCIAS................................................................................................7

1. INTRODUÇÃO

Violência nas escolas o tema foi escolhido por ser uma realidade assustadora, é assim classificado o ambiente escolar por muitos professores, é um assunto com bastante abrangência no âmbito nacional, preocupando toda à sociedade. Frequentemente vemos nos noticiários, manchetes que denunciam agressões, ameaças a professores e brigas entre alunos, adolescentes armados, bebendo e se drogando, na porta e dentro das escolas, enfim, essa é uma realidade da maioria das escolas públicas brasileiras.

Para ROUSSEAU o responsável de tanta violência é a sociedade transformadora, ele afirma que os homens não nascem naturalmente maus, de fato nenhum ser humano nasce violento ou criminoso, seus comportamentos são frutos do ambiente em que são expostos.

A sociedade democrática é responsável pelas consequências educativas das nossas ações, terá que haver um esforço financeiro governamental não só econômico, mas também ao nível de recursos humanos para que programas de combate a violência e exclusão social sejam realmente concretizadas e obtenham bons resultados. Pais, sociedade, autoridades governamentais é preciso agir rápido, caso contrário o caos total vai dominar a escola pública brasileira.

O profissional do Serviço Social é extremamente importante, pois agir diretamente na orientação voltada para a educação como para o social, desenvolvendo seu papel no intuito de orientar sobre comportamentos, desigualdades sociais e raciais direitos e as obrigações para com a sociedade. A violência crescente que toma as escolas brasileiras serve como alerta para a necessidade da presença de profissionais de Serviço Social nas escolas públicas. A presença do Assistente Social é fundamental para que o processo de identificação e mediação dos conflitos com intuito de evitar o agravamento das tensões. Este estudo tem como objetivo de sintetizar algumas características de modalidades de pesquisa.

Segundo Demo (1994-2000) existem quatro gêneros de pesquisa:

•PESQUISA TEÓRICA – Dedicada a reconstruir teorias, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas de forma imediata aprimorando fundamentos teóricos.

•PESQUISA METODOLÓGICA – É o tipo de pesquisa voltada para inquirição de métodos e procedimentos adotados como científicos.

•PESQUISA EMPÍRICA – É aquela pesquisa dedicada ao tratamento da face empírica e fatual da realidade, produz e analisam dados.

•PESQUISA PRÁTICA – É a prática histórica em termos de conhecimento científico. Por exemplo, pesquisa participante, pesquisa ação, onde via de regra, o pesquisador faz a devolução dos dados à comunidade estudante para as possíveis interrogações.

Sendo que tanto Gil (2001), quanto Demo apresentam classificações das pesquisas, classificação três grandes grupos: Pesquisas exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas. Estas classificações têm base nos procedimentos técnicos adotados, pesquisa experimental, levantamento, estudo de caso e pesquisa ação.

Pesquisa bibliográfica é o ato de fichar, ler, arquivar, fazer resumo com assuntos relacionados com a pesquisa em questão. Esse tipo de pesquisa tem por finalidade investigar diferentes contribuições científicas sobre o tema pesquisado, de forma que o pesquisador possa utiliza-la para confirmar ou enriquecer seus trabalhos.

2. OBJETIVOS

2.1 GERAL

O objetivo geral da pesquisa é analisar dados sobre o crescimento da violência nas escolas públicas em âmbito nacional, comparando os aspectos educacional, social e comportamental.

2.2 ESPECÍFICO

I. Identificar as principais dificuldades encontradas nas escolas públicas sobre comportamento dos adolescentes, para se implantar um projeto de orientação.

II. Avaliar o cotidiano dos estudantes nas escolas para obter informações sobre o tema.

III. Resgatar as ideologias na educação no intuito de melhorar o comportamento do estudante nas escolas.

Um desafio do cotidiano é articular o conhecimento que é trabalhado no contexto escolar com a realidade social do aluno, ou seja os problemas e as necessidades sociais. Sendo assim se torna essencial que a escola passe a conhecer a realidade social de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com