TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Projeto Político PedagógicoPara A Organização Escola

Artigo: A Importância Do Projeto Político PedagógicoPara A Organização Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Projeto Político Pedagógico (P.P.P) da escola atual. E para a efetuação desse objetivo, tomaremos como referencial teórico, textos de fundamental pertinência, pertencenteIlma Passos Alencastro Veiga, Moacir Gidotti e Arnaldo Nogaro.

O P P P veem o momento sendo estudado por vários autores em busca da melhoria da qualidade do ensino. Por isso veremos que nos chama a atenção e nos toca para um foco de importância e o fundamental no sucesso da organização e mais ainda para todos os alunos no sentido de nos ajudar a pensar de maneira mais reflexiva no âmbitoeducacional.Veremos também que este estudo vai mostrar que a escola tem um papel fundamental e autonomia da mesma. O estudo do Projeto Político Pedagógico segundo a autora é a busca do repensar na construção do mesmo. Isto precisamos saber que temos que sempre avaliar cada escola e sua realidade e importante é o aluno e seus aprendizados.

Já na era Grega o mecanismo educacional tinha esta visão político com o pedagógico, estes pensamentos deles era de que uma boa formação e a felicidade de todos os cidadãos.As instituições terão um papel favorável com o Projeto Político Pedagógico?Projeto Político Pedagógico vai trazer uma melhoria na organização no seu contesto interior. O compromisso sociopolítico da instituição fica mais fácil perceber através do Projeto Político Pedagógico. “Outro autor nos traz também importância sobre o Projeto Político Pedagógico, Arnoldo Nogarodiz a ausência de um P.P.P. impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. “ Meios favoráveis a efetivação de sua intencionalidade constitutiva para todos é através do contesto político juntamente com o pedagógico claro que tem que ser um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola e da comunidade escolar o exercício da cidadania. Ou seja ambos ando juntos .

Desenvolvimento

O que significa Projeto PolíticoPedagógico

Define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.

É um conjunto de aspirações e meios para concretizá-las, como metas e sonhos a realizar que transforma em objetivos.

• Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

• Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

• Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

O Projeto Político Pedagógico preocupa-se em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição.

A maior obrigação da escola é educar e, por falar em educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade. Portanto, precisa dar a sua contribuição. Ela ajuda os educadosà “abrir os olhos” no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos. Mais ou menos nessa linha Gadotti enfatiza o seguinte: “Todos não terão acesso à educação enquanto todos – trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (2001, p.40).

O Projeto Político Pedagógico tem dois momentos decisivos e está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em os quais, com base em Ilma citaremos a

“como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imitado, procurando observar a visão da totalidade” (1995, p.14).

O dia-a-dia da vida escola é possívelmas claro é um processo de agir em conjunto, todos que fazem parte da escola são de uma importância fundamental para a organização que o Projeto Político Pedagógico oferece através de caminhos indispensáveis que ele traz.

Segundo Ilma, para que a construção do Projeto.Político.Pedagógico. seja efetivada não necessariamente se deve induzir os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, mas oferecer oportunidades que lhes possibilitem aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com