TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Projeto Político Pedagógico Para A Escola

Ensaios: Importância Do Projeto Político Pedagógico Para A Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO:.........................................................................................................................

2 Apresentação da Importância do Projeto Político Pedagógico para a escola........................... 2.1 Imagens e o significado da palavra Projeto Político Pedagógico..............................................3 CONCLUSÃO:............................................................................................................................

4 REFEREÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:.......................................................................................

1 INTRODUÇÃO:

A sociedade contemporânea necessita, de todas as instancias que a compõe, de ação, criatividade, parcerias, produção, empreendedorismo, competências e qualidade, visando às necessidades sociais vigentes. Por esse prisma, a escola, enquanto instituição social ativa no processo deconstrução de caracteres e de formação cidadã, deve promover, mediar e despertar o aluno para que o mesmo tenha acesso a conhecimentos diversos a fim de produzir ou aprimorar saberes ativos, crítico-social e inter-relacional. Para isso, é primordial viabilizar uma prática coerente com a função social que a escola desempenha atualmente.

Para se atingir tal objetivo, a escola necessita de instrumentos que a auxiliem nessa meta. Dentre esses vários instrumentos, as instituições escolares têm o Plano Político Pedagógico (PPP), uma proposta de ação educacional coletiva, pensada, refletida, discutida e elaborada mediante a interação de toda a comunidade escolar, tendo como foco principal, a busca por uma escola mais competente, mais humana e cooperativa.

Este trabalho é um texto interpretativo sobre a importância do Projeto Político Pedagógico para a Organização Escolar. Foram feitas questões referentes à elaboração do PPP para buscar compreender o seu significado, sua importância para a escola e, ao mesmo tempo, refletir sobre pressupostos que devem orientar uma proposta Pedagógica, os quais são eles: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; valorização da classe docente; e qualidade de serviços oferecidos na educação.

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é de suma importância para a instituição escolar que busca qualidade; o próprio projeto deve prever as atividades escolares, do pedagógico ao administrativo, priorizando a construção de uma gestão democrática integrada às necessidades e aos desejos da comunidade, que também participa ativamente de sua confecção e operacionalização, atingindo um resultado positivo referenciado por professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidadeescolar.

2 A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96), em seu art. 15, concedeu à escola autonomia progressiva de modo que assegurou às instituições de ensino a responsabilidade da construção e execução de seu próprio plano de trabalho, traçando metas e definindo os seus objetivos e planejando suas atividades conforme os anseios e necessidades da comunidade escolar em que atua. Esse plano de trabalho se fundamenta em pressupostos teórico-metodológicos ligados à práxis de ensino, denominado de Plano Político Pedagógico.

O PPP mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas, estratégias temporárias e permanentes, tanto no que concerne aos aspectos pedagógicos, quanto administrativos e financeiros. Ele envolve a organização do trabalho na escola, o que supõe reflexão e discussão crítica, fundamentando as transformações internas na organização escolar. O projeto deve ser comprometido com comunidade escolar, focando a participação coletiva e eliminando o individualismo, gerando solidariedade.

É necessário garantir na escola formas de estimular a participação de todos, garantindo transparência nas decisões, através de um processo de gestão democrática, o que envolve na escola uma eleição para escolha de diretores e representantes de turma, colegiados com representações de pais e alunos, associação de pais e mestres, grêmio estudantil e planejamento e avaliação continuada.

O Projeto Político Pedagógico deverá conter componentes estruturais e conceituais fundamentados, que servirão de parâmetro para o trabalho educativo da instituição. Exige mudança de postura, onde a comunidade escolar passa a ser dirigente e gestora da escola. Dessemodo, o processo de construção do PPP é dinâmico e exige esforço coletivo e comprometido entre os sujeitos de construção do mesmo (alunos, docentes, funcionários, pais, representantes da comunidade, gestão escolar) e não pode ser orquestrado de maneira vertical, de modo impositivo e imperativo.com ações fragmentadas.

No início do ano, toda a escola participa da realimentação do seu Projeto Político Pedagógico e, para isso, alguns questionamentos devem ser refletidos, tais como: quais as características dos alunos que vamos ter em sala? São repetentes? A escola tem noção dos índices de evasão e repetência? Como é o meio social e familiar em que esse aluno vive? Respostas a estas e outras perguntas, devem dar suporte à prática pedagógica do professor.

A construção do projeto político - pedagógico deve partir do diagnóstico da escola , realizando por toda a comunidade escolar, pais , alunos, professores , equipe – pedagógica da escola, tendo como ponto de partida a prática social . Para elaborar esse diagnóstico, alguns procedimentos são importantes, dentre eles: identificar problemas concentrados na escola, turma e aluno; obter dados relacionados ao problema: analisar os problemas, suas causas e possíveis soluções; priorizar os problemas a partir das necessidades da escola.

As reuniões pedagógicas, momento de troca de idéias e de avaliações sobre execução das ações do PPP, devem se constituir em espaço para reflexão sobre a prática docente, sendo que o mesmo precisa ser conquistado e deve ser bem utilizado com discussão pertinentes à escola , em um processo de ação-reflexão ,um caminho para trabalhar a formação continuada.

As escolas são concebidas como espaço de troca de idéias, conhecimentos e transformações e o projeto políticopedagógico precisa ser um instrumento para mudança e intervenção na realidade escolar, e deve completar as dimensões administrativas, pedagógicas e comunitárias da escola. É, pois, preciso acompanhar as transformações da escola para atender as necessidades das pessoas que dela fazem parte.

Através da construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com