TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ATIVIDADES I

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO DE ATIVIDADES I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 4

A CONTROLADORIA E O MODELO DE GESTÃO ECONÔMICA

Uma adequada visualização da função da Controladoria na empresa exige um exame das premissas sobre as quais essa função é definida. É premissa da Gestão Econômica que a empresa é concebida sob o enfoque sistêmico.

Sua eficácia é medida pelo resultado econômico e a gestão está estruturada em áreas de responsabilidade, dotadas de gestores específicos para administração de suas atividades.

3.1 CONCEITO

A importância da controladoria está principalmente baseada na sua contribuição geral das operações da empresa. Nesse contexto, é preciso assegurar que a informação produzida seja relevante para o processo de mudança que as organizações vivenciam.

Mosimann e Fisch (1993, 85) definem que:

O órgão administrativo Controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborar com os gestores em seus esforços de obtenção da eficácia de suas áreas quanto aos aspectos econômicos e assegurar a eficácia empresarial, também sob aspectos econômicos, através da coordenação dos esforços dos gestores das áreas.

3.1.1 Missão da Controladoria

Ao partir do pressuposto de que uma empresa precisa ser segmentada em áreas de responsabilidade que possuam objetivos e atividades distintos, coordenados de forma lógica, ordenada e racional para que a missão da organização seja cumprida, é possível e desejável definir a missão de cada uma de suas várias áreas.

Para Almeida, Parisi e Pereira (2001, p. 346):

A gestão das atividades empresariais é conduzida sob uma perspectiva sistêmica, visto que a maximização isolada dos resultados das partes não conduz necessariamente à otimização do todo. Cabe, então, a Controladoria, por ser a única área com uma visão ampla e possuidora dos instrumentos adequados à promoção da otimização do todo, a responsabilidade pelo cumprimento da uma missão muito especial.

Almeida, Parisi e Pereira (2001, p.346) definem que a missão da Controladoria será: “Assegurar a Otimização do Resultado Econômico da Organização”.

Segundo Guerreiro (1989, p.33), para que a missão possa ser cumprida a contento, objetivos claros e viáveis estarão sendo estabelecidos. Os objetivos da Controladoria, tendo em vista a missão estabelecida, são:

 promoção da eficácia organizacional;

 viabilização da gestão econômica;

 promoção da integração das áreas de responsabilidade.

Atingir este conjunto de objetivos significa a obtenção de resultados econômicos de acordo com as metas e condições estabelecidas, decorrentes de decisões tomadas sob a ótica de gestão econômica.

Para Catelli e Dornelles (1997, p.3), “a gestão econômica, compreendida pelo conjunto de decisões e ações orientado por resultados desejados e mensurados segundo conceitos econômicos”.

Catelli (2001, p.173) ressalta que “a controladoria tem as missões de viabilizar e otimizar a aplicação dos conceitos de gestão econômica dentro da empresa e otimizar os resultados da empresa”.

Apresenta na figura a seguir, denominado “Missão da Controladoria e as demais áreas da empresa”, um resumo da Controladoria na organização, sua missão e suas relações com as demais áreas empresariais:

Missão da Controladoria e as demais áreas da empresa.

3.1.2 Funções da Controladoria

Atualmente a Controladoria tem como principal desafio a constante avaliação das decisões tomadas pelos gestores, nos diversos níveis e, como conseqüência, emitir opiniões em relação ao desempenho das variadas unidades administrativas e operacionais da empresa.

De acordo com Schimidt (2002, p. 23):

A controladoria é por excelência uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica; no entanto, ela não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos, mas busca induzi-los à otimização do resultado econômico. Portanto, os gestores, além de duas especialidades, devem ter conhecimento adequado sobre gestão econômica, tornando-se gestores do negócio, cuja responsabilidade envolve as gestões: operacional, financeira, econômica e patrimonial de suas respectivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com