TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO - CURSO DE PEDAGOGIA

Trabalho Escolar: PROJETO DE ENSINO - CURSO DE PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.704 Palavras (11 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA LICENCIATURA

Nocilene Gonçalves Pereira

TRABALHO INTERDICIPINAR INDIVIDUAL

Janúaria

2014

NOCILENE GONÇALVES PEREIRA

TRABALHO INTERDICIPINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Graduação Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ensino de História Ensino da Matemática, Ensino de Ciências e Saúde Infantil, Seminario V|| ].

Prof. Cyntia Simioni, Lilian Gavioli, Andreia Zômpero, Keila Tatiana Boni.

Janúaria

2014

INTRODUÇÃO

O Enade faz parte de um sistema de avaliação maior do ministério, o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Juntando todos os parâmetros do sistema, o MEC pode definir problemas que têm que ser corrigidos nos cursos de graduação e quais faculdades não estão seguindo os mínimos padrões exigidos para seus cursos superiores. Realizar o Enade é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma. O conteúdo das perguntas – discursivas e de múltipla escolha – está dividido em duas partes: formação geral e conhecimentos específicos da área.

A parte de formação geral é igual para todos os cursos e cobra atualidades e conhecimentos gerais. São questões sobre cidadania, ética, arte, literatura e até sobre globalização e sustentabilidade. Já as perguntas com componentes específicos estão relacionadas à grade curricular de cada curso. O objetivo é verificar o aprendizado dos conteúdos, das habilidades e das competências necessárias para o exercício da profissão.

DESENVOLVIMENTO

QUESTÕES ADAPTADAS DO ENADE/2008

RESPOSTA

1) (ENADE/2008 - questão adaptada) Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.

Pergunta-se: Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, como deve ser a prática pedagógica das disciplinas curriculares para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos?

A importância do ensino de Ciências é reconhecida por pesquisadores da área em todo o mundo, havendo uma concordância relativa à inclusão de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia nas Séries Iniciais. O Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental promove a formação integral do cidadão, como ser pensante e atuante, e como co-responsável pelos destinos da sociedade. O que temos diante de nós, é uma ferramenta como outra qualquer que precisa ser bem utilizada com objetivo específico para igualdade gerar, um resultado específico.Sabemos que nos dias atuais a tecnologia está presente cada vez mais cedo na vida do ser, seja em forma de brinquedo ou em forma real. Os jovens, as crianças, os adolescentes e adultos estão sendo bombardeados de informações e os profissionais educadores desse século não podem abrir mão de uma educação formal fazendo comparações e mostrando fatos concretos da realidade. O que não podemos é fazer o papel de ajoelhar diante do que há de mais moderno tecnicamente e acreditar que estamos diante da salvação do mundo (e das salas de aula).Qualquer professor que resolver encarar seu desafio de ensinar com eficiência e transformar o estado atual da mente do seu aluno, fazendo com que ele realmente alcance outros níveis de aprendizado, tem que antes de tudo, entender o motivo de levar tecnologia para sala de aula.

2 (ENADE/2008 - questão adaptada) Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não governamental (ONG). O projeto se referia à coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro.

Pergunta-se: Sabemos que a Educação Ambiental deve ser tratada em todas as fases de escolaridade. Assim, elabore uma proposta para inserção interdisciplinar da Educação Ambiental no currículo escolar.

Trabalhar a Educação Ambiental em todas as fases de escolaridade é de suma importância. Uma proposta para inserção interdisciplinar da Educação Ambiental no currículo escolar seria conscientizar a todos sobre o Desenvolvimento Sustentável. A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Todos os dias, vemos na TV como o meio ambiente anda se desestabilizando. A cada dia fica mais difícil morar em um planeta quente, onde a qualidade do ar é extremamente baixa. Muitos dizem que dependerá da geração jovem o futuro do planeta - mas é mentira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com