TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR

Artigo: Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Artigo  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DIVERSIDADE

DIFERENÇAS

Mercês

2013

DIVERSIDADE

DIFERENÇAS

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e Diversidade no contexto educacional, Processo Educativo no contexto histórico -filosófico, comunicação e linguagem, seminário I.

Prof. Okçana Battini, Luiz Fábio da silva, Bernadete, Márcia bastos , Lilian Salete A.M.Lima.

Mercês

2013

INTRODUÇÃO

A diversidade, geralmente entendida e aceita, não é uma espécie de tolerância liberal esporádica de algo ou de tudo além de si mesmo. Não é uma acomodação diplomática. Pelo contrário, a diversidade é, na ação, aquela consciência, às vezes dolorosa, de que as outras pessoas, as raças, as vozes e os outros hábitos mentais têm a mesma integridade de ser, as mesmas demandas em relação ao mundo, que você também tem.

Cada pessoa é importante e possui sua forma peculiar de ser, pois cada um traz consigo uma bagagem cultural adquirida através do contato com a familia, bem como com outras pessoas do seu meio social. As pessoas tem hábitos, costumes, comportamentos, crenças e valores diferentes, embora um aceita o jeito de ser um do outro.

DESENVOLVIMENTO

A diversidade cultural presente em nosso dia-a-dia convida-nos a conviver com diferenças de todas as ordens, exigindo de todos e cada um a tolerância e o respeito ao diferente. Mas não é fácil reconhecer e aceitar a “diversidade humana”. As pessoas são diferentes, pensam e agem de formas diferentes. A verdade é que todas as pessoas são diferentes e isso, muitas vezes, é motivo de violentos conflitos e guerras.

A necessidade desafiadora de se conviver com a diferença nem sempre é discutida em meios sociais. Apesar disso,convive-se com ela no cotidiano e muitas vezes não se percebe a maneira com a qual são praticadas as ações delimitadoras sobre o que é correto ou não fazer em sociedade. De forma geral, sabe-se dessa necessidade de convivência e da grande diversidade cultural entre os povos, mas pouco ou quase nada é feito de concreto, o que percebemos é uma grande dificuldade em superar esse desafio que, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com