TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa Pedagogia

Casos: Projeto De Pesquisa Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema

CIDADANIA X ESCOLA

1.1.1 Delimitação

O Apoio da Família na Escola

1.2 Justificativa

A presente pesquisa se justifica pela necessidade de interação entre família e escola.

Tendo como foco principal incentivar os pais a acompanharem a vida escolar dos filhos.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral:

Estabelecer mecanismo entre família e a escola promovendo um desenvolvimento integral no processo educacional resultando uma melhor qualidade de ensino.

1.3.2 Objetivo específico:

a)Analisar o papel da família na educação dos filhos.

b)Aplicar palestras em reuniões informando os pontos favoráveis que a parceria entre família e escola pode proporcionar ao aluno.

c)Discutir a responsabilidade que a família tem de educar e cuidar dos filhos, conscientizando para que tenha presença assídua da família na escola.

2.PROBLEMÁTICA

Como podemos observar a real importância do apoio família-escola para se obtiver uma educação de qualidade e possa promover o bem estar de todos.

3. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

"A importância dos pais na escola"

Abordando os aspectos pedagógicos da família, Nogueira (1998) explica que a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, pode influenciar, de modo efetivo, o desenvolvimento escolar dos filhos.

Nas escolas, encontra-se todo o tipo de pais. O pai atento e preocupado, que vai à escola com regularidade, que participa nas reuniões de pais, nas atividades da escola; o pai que só vai à escola quando é convidado a ir, que não aparece nas reuniões porque não tem tempo, não participa nas atividades por que considera ser uma perda de tempo; o pai perfeitamente despreocupado do filho, que não sabe nem quer saber se está tudo a correr bem na escola, que anda completamente alheado dos problemas do seu filho; e depois há ainda aquele pai que fica de repente muito preocupado com o seu filho, quando lhe aparece em casa uma participação grave do seu educando e então é altura de “castigar” a escola pelos desastres cometidos pelo seu filho e claro, não foi essa a educação que lhe deu.

É cada vez mais importante sensibilizar os pais para participarem sempre que possível na vida escolar dos seus filhos.

A escola faz parte do quotidiano do aluno e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.

Para os pais, participar na escola, não deve ser só para receber informações dos seus filhos. É preciso que façam sugestões, tomem algumas decisões em conjunto com os professores, participem nas atividades da escola, etc.

Sempre que possível, os pais devem:

Comparecer na Escola sempre que pedido ou por iniciativa própria;

Participar ativamente e cooperar em atividades extracurriculares;

Incentivar o aluno a usar a Biblioteca da Escola, se existir;

Procurar criar o hábito de ser assíduo e pontual às aulas;

Atribuir pequenas responsabilidades, ajudando o aluno a organizar-se nas atividades escolares para torná-las mais independentes e seguras de si;

Mostrar interesse em tudo o que o aluno realiza, incentivando-o nas pesquisas e esclarecendo dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos por ele.

É preciso que os alunos tirem o máximo partido do tempo que passam na escola, com os colegas e professores e que o façam de uma forma responsável e sentido que têm todo o apoio que os pais lhes podem dar.

A participação dos pais traz-lhes benefícios, pois que aumentando as suas informações melhoram o seu papel de educadores.

Aos encarregados de educação cabe a tarefa de fomentar nos seus filhos a noção de responsabilidade, que estes desempenhem responsavelmente o papel de estudantes, de forma a que, hoje enquanto jovens se preparem para a vida adulta.

Os pais e a escola:

A escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é "aquele lugar" onde as crianças passam os dias, com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades.

Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos.

O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interação contínua entre todas as partes envolvidas.

No interior de nossa própria cultura, sem sair de nossa própria cidade nem de nosso próprio bairro, um belo dia observamos nosso ambiente e nos damos conta de que tudo mudou tanto que mal somos capazes de saber como as coisas funcionam. Sentimo-nos, então, desorientados como se tivéssemos viajado para uma sociedade estranha e distante, mas sem esperança de voltar a recuperar aquele ambiente conhecido no qual sabíamos nos arranjar sem problemas. (ESTEVES, 2004, p. 24).

Para os pais, participar na escola não deve ser só "receber informações". É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores.

Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passam pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil.

Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.

Pais e Escola :

Comparecer na Escola sempre que pedido ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com