TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO ESTRATEGICO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

Monografias: PLANO ESTRATEGICO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  3.427 Palavras (14 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA

ANDERSON ROBERTO Z. ESPINOSA - 377044

GILSON KLAYTON FERREIRA MEDEIROS - 387348

JOSÉ PEREIRA REZENDE – 377612

JOSÉ ROBERTO MARTINS – 382711

SIMONE SILVA DE OLIVEIRA – 378853

PLANO ESTRATEGICO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

CORGUINHO/MS

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA

ANDERSON ROBERTO Z. ESPINOSA - 377044

GILSON KLAYTON FERREIRA MEDEIROS - 387348

JOSÉ PEREIRA REZENDE – 377612

JOSÉ ROBERTO MARTINS – 382711

SIMONE SILVA DE OLIVEIRA – 378853

PLANO ESTRATEGICO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

CORGUINHO/MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1 PLANEJAMENTO 04

2 ORGANIZAÇÃO 07

3 DIREÇÃO E CONTROLE 08

4 O ADMINISTRADOR 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado, como exigência da disciplina de Processos Administrativos, para a realização da ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas). O mesmo foi organizado a partir das instruções dadas nas etapas da ATPS, abordando o Planejamento como umadas principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo, durante abusca do bom desempenho, bem como identificar o propósito e as dimensões daOrganização como função do Processo Administrativo, associando a Direção e o Controle como funções do Administrador e entenda sua relevância para as demais funções do Processo Administrativo.

Focaremos neste, aspectos relevantes sobre o Administrador como agente ativono processo de busca pelo sucesso da organização, e potencial direcionador dos esforços daspessoas, possuidor de um conjunto de competências e habilidades essenciais.

1PLANEJAMENTO

Planejamento:O planejamento é uma importe ferramenta usada pela administração, pois é a que representa a primeira função administrativa por ser exatamente a que serve de base para as outras funções que conhecemos como controle, direção e organização.

No fundo o planejamento lida com o futuro, ou seja, trabalha com previsões e execução de planos e metas a serem seguidas. Com o planejamento podemos saber a onde queremos chegar e que forma se chegar, além de prever a consequência que nossos planos e metas podem acarretar.

Não se trata de uma ciência que prevê o futuro, mas de uma técnica que pode diminuir as incertezas sobre as metas traçadas pela organização. Lembramos que nem todos os planejamentos são executados do inicio ao fim, alguns são modificados durante sua execução e em outros as decisões nem são tomadas atitudes essa que denominamos de “paralisia pela analise”.

Segundo Maximiano ‘’as decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em pratica no futuro, são decisões de planejamento.

Para Fayol, planejar é uma função da administração que estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma a de como serão alcançados.

Entendemos então por planejamento o ato de se planejar, executar aquilo que se quer fazer seja em uma empresa, em uma organização ou até mesmo em nosso dia.

O Planejamento pode ser dividido em três níveis.

Planejamento Estratégico: dentro do planejamento é o de maior importância, pois envolve toda a organização em um sistema único e aberto. É o processo de elaborar a estratégia, ou seja, relação pretendida pela organização com seu ambiente. É nesse estagio do planejamento onde são tomadas as decisões sobre os padrões de comportamento que a organização pretende seguir. Neste caso os dirigentes da empresa se encontram voltados paraas tarefas primarias da empresa, ou seja, em se relacionar com o mercado e, com isso se relacionar com fatos improváveis que se encontram no senário que estão planejando alcançar.

Lembramos que diferente da estratégia empresarial que se volta para oque à empresa deve fazer, o planejamento estratégico procura dizer de um modo especifico como fazer para alcançar tais objetivos.Este possui algumas características principal tais como:

É projetado para o longo prazo; seus efeitos e consequência estendem-se por vários anos, quase sempre entre 2 a 5 anos podendo chegar até entre 10, 15 anos vai depender do tipo de investimento da empresa.

Envolve a empresa em sua totalidade; abraça a empresa em um todo se preocupa em atingir os objetivos globais da organização.

É definida pela cúpula da organização; esta situada no nível institucional corresponde ao plano maior ao quais todos os demais planos estão subordinados.

É voltada para a eficácia da organização; tem como objetivo alcançar o sentido da excelência organizacional.

O planejamento estratégico é dividido em sete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com