TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O tema norteador do projeto de intervenção é a família na Escola, pois a Escola é vista, pela maioria dos pais, como ponto de referência e apoio em relação a algumas necessidades do dia-a-dia, sendo que a mesma soluciona tais problemas.

A escola é situada numa localidade considerada de vulnerabilidade social e por conta disso é vista pela grande sociedade com preconceito, tendo em vista que as condições sociais da localidade realmente são preocupantes.

A escola atua na Educação Infantil e Ensino Fundamental com turmas até a 6ª série ou 7º ano.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo possui um Plano Político Pedagógico datado de 2001, porém com o passar dos anos foi tendo alguns itens alterados, bem como a reformulação de sua redação.

A instituição passa por vários tipos de problemas inerentes ao cotidiano escolar, a comunidade escolar constituída por pais, alunos, professores, funcionários da escola, atuam no sentido de envolver todos os segmentos no processo educativo.

Contudo a escola busca priorizar ações que realmente promovam a cidadania de forma atuante e crítica.

A escola que queremos e que podemos construir aponta para a valorização do pedagógico, sendo este o centro de todo o trabalho da escola, a própria razão de existir (Plano Político Pedagógico da Escola Érico Veríssimo).

Nesta concepção a participação da família é de suma importância no processo educativo, pois garante ao aluno o apoio básico necessário para desenvolver em sua plenitude.

O projeto justifica-se pela necessidade de resgatarmos a participação das famílias no âmbito da escola, numa participação ativa para conseguirmos unir esforços que garantam o pleno desenvolvimento de nossos alunos.

Tendo a justificativa exposta acima, cria-se a problemática de como conseguir com que as famílias dos nossos alunos participem mais da vida escolar de seus filhos.

Então o público alvo desse projeto de intervenção são pais de alunos, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, do município de São Luiz Gonzaga, num Bairro considerado de periferia deste município.

O projeto tem como objetivo geral solucionar as dificuldades da interação entre família e escola. Para tanto busca também outros objetivos mais específicos que é; Promover as ações que interessam as famílias dos alunos, e com isso trazer para dentro da escola os pais ou responsáveis pelos alunos; Renovar as esperanças dentro do corpo docente em relação a participação das famílias em atividades na escola; Integrar professores, alunos e seus responsáveis no processo educativo de forma a contribuir para o pleno desenvolvimento das ações que a escola promove.

6 EMBASAMENTO TEÓRICO

Como temos no Parágrafo único do Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais, ou seja, trazer estas famílias no convívio escolar já está prescrito no Estatuto da Criança e do Adolescente e o que falta é concretizá-lo. Devemos pensar no que se espera fazer, pois Pensar é ponderar o que se quer e o que é viável, é avaliar o que se deseja e o realizável, conforme diz Ramos

(apud Sutter, 2007).

A necessidade de se construir uma relação entre escola e família, deve ser para planejar, estabelecer compromissos e acordos mínimos para que o educando/filho tenha uma educação com qualidade tanto em casa quanto na escola. Construindo uma parceria dando sustentação no papel da família no desempenho escolar dos filhos e o papel da escola na construção de personalidades autônoma.

Se o filho tem problemas de disciplina na escola, a mãe pensa: onde foi que eu errei. A mãe continua transferindo para si toda a responsabilidade de educar seus filhos, e o pai não se sente cobrado da mesma maneira. Desde os primórdios o homem trazia o alimento para sua família e descansava enquanto a mulher preparava a refeição. Hoje ainda percebemos muito disso, por mais que tenhamos evoluído o que ficou registrado no ser humano dificilmente se altera. É necessária uma conscientização muito grande para que todos se sintam envolvidos neste processo de constantemente educar os filhos/educandos. É a sociedade inteira a responsável pela educação destas crianças, desta nova geração. Percebemos o quanto à mídia também influencia, e pouco lutamos para que isso não aconteça. Apenas temos consciência e nada fazemos. As novelas, propagandas e programas alteram tudo o que é colocado pelos pais. O que mais vemos são cenas de sexo/sexualidade, mentiras, corrupção e, como nada acontece com estas pessoas, tudo se torna muito natural para todos.

A relação escola-família se resume no respeito mútuo, o que significa tornar paralelos os papéis de pais e professores, para que os pais garantam as possibilidades de exporem suas opiniões, ouvirem os professores sem receio de serem avaliados, criticados, trocarem pontos de vista. O objetivo é conscientizar a escola do papel que possui na construção dessa parceria: a intervenção pedagógica a estas questões, deve ser no sentido de considerar a necessidade da família vivenciar reflexões que lhes possibilitem a reconstrução da auto-estima, afim de que se sintam primeiramente compreendidos e não acusados, recepcionados e não rejeitados, pela instituição escola, além de que esta última possa fazê-los sentir-se reconhecidos e fortalecidos enquanto parceiros nesta relação. Segundo Tiba (apud Sutter, 2007), Felicidade não é fazer tudo o que se tem vontade, mas ficar feliz com o que se está fazendo.

7 PERCURSO METODOLÓGICO

A metodologia utilizada neste projeto de intervenção busca referência no Método Dialético-crítico, que consiste na análise do homem enquanto sujeito inserido numa realidade social “concebida como efetivo espaço de luta de classes” (CURY, 1985, p. 13), constituída através de um processo histórico e contraditório, em constante transformação, que necessita ser desvelada na sua totalidade para que haja apreensão, conhecimento, reflexão e transformação do real. Nessa perspectiva, a partir das categorias que integram o método dialético-crítico, a contradição, a totalidade, a mediação e a historicidade, associadas à apreensão do real por meio de coletas de dados e informações, bem como a compreensão do fenômeno de escolaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com