TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Ensaios: PROJETO DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE PESQUISA

O ASSISTENTE SOCIAL AUXILIANDO NA RECUPERAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: 5

FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS 5

Objetivo geral:. 5

Objetivos específicos: 5

JUSTIFICATIVA 5

METODOLOGIA 7

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7

CRONOGRAMA 9

ORÇAMENTO............................................................................................................10

RESULTADOS ESPERADOS 10

REFERENCIAS 10

INTRODUÇÃO

A droga já adentrou todas as classes sociais, atualmente é vivenciada em altos índices nas classes médias altas. O assistente social ciente das conseqüências danosas a saúde, ao psicológico e ao futuro dos dependentes químicos, em especial crianças, na grande maioria jovem e adolescente, dentre a sua área de atuação vem buscando meios junto às políticas públicas, projetos de recuperação de dependentes, na família, na escola e na sociedade, estratégias voltadas ao resgate dessa pessoa com ressocialização e da reestruturação de suas famílias.

CONTE, (2001, p. 114), enfatiza nesse sentido que:

“ A questão do uso e abuso de drogas no Brasil segue aumentando em faixas etárias cada vez mais precoces em todos os segmentos sociais e camadas populacionais; porém, nas classes marginalizadas, além das perdas em termos econômicos e do prejuízo em termos de cidadania, configura-se um drama de degradação e exclusão que merece um olhar e uma abordagem cuidadosos.”

O convívio com as drogas não vitima apenas os usuários, leva consigo todos ao seu redor, primeiramente a família como um sinalizador de que em algum momento, naquele ambiente um problema vem se instalando. Os assistentes sociais buscam junto aos projetos de recuperação da pessoa dependente química trabalhar junto ao usuário. Os projetos têm como intenção esclarecer, ajudar, participar e aliviar sofrimentos, entendendo que é mais lucrativo desenvolver atividades voltadas a prevenção que o dispêndio com a recuperação.

Segundo Medeiros (2006), “os programas de prevenção trazem benefícios para as pessoas, famílias, sociedade, bem como para o Estado, já que promove uma redução de gastos, pois “para cada dólar investido em prevenção pode-se observar uma economia de até 10 dólares no tratamento contra o consumo de álcool ou de outras drogas”.

Importante se faz dizer que nos espaços onde acontecem os projetos de recuperação do usuário, o assistente social assume importante papel, pois, atua com situações como opressão, subordinação, discriminação, vitimização, fragilização, exploração, o que implica num compromisso e engajamento profissional voltado para o fortalecimento do sujeito.

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: O que levam pessoas de todas as classes sociais a adentrarem no mundo da drogatização conscientes de que é um caminho praticamente sem volta?

FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS: geral e específico.

Objetivo geral: Refletir sobre a fundamentabilidade do Assistente Social diante a problemática que engloba a drogatização e sua expansão em todas as classes sociais, oferecendo um programa de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes.

Objetivos específicos:

 Fortalecer a participação da comunidade em seu cotidiano de cidadãos, buscando desta forma informar, auxiliar e amparar famílias e sociedade diante um problema social que já virou epidemia.

 Trabalhar medidas de proteção e informação junto às crianças, vítimas fáceis, muitas com evasão escolar ou aliciadas frente aos espaços escolares, por traficantes, em sua maioria igualmente adolescente ausentes das escolas.

 Contribuir para a implementação da Política Estadual de combate ao uso de drogas, executando um Plano de Ação de dimensão preventiva.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica em refletir acerca da prática do Serviço Social frente aos projetos e ações envolvidos na prevenção e recuperação do dependente químico. FALEIROS (2001, p. 51-2) frente a um panorama de defesa e de aliança diante o dependente:

“A defesa consiste na ajuda que se dá ao cliente na interação com as organizações burocráticas, como na defesa de seus direitos, apoio no desafio das regras estabelecidas, questionamento do saber profissional (por exemplo, médico), recusa de encaminhamento a determinada instituição considerada inadequada, encorajamento à autodefesa.”

O assistente social atua em várias áreas de atuação, abrindo leques em direções voltados as diversificadas situações, com efeito, o idoso, o menor incapaz, crianças jovens e adolescentes e a presença das drogas em todos os meios, em especial o espaço escolar. O Serviço Social além de suas muitas práticas coordena e executa, juntamente com os demais profissionais, promove auxílio junto aos familiares com objetivo de oferecer informações e esclarecimentos sobre a questão da dependência química, proporcionando condições de melhor enfrentamento dos problemas advindos da mesma no contexto familiar.

Os projetos podem ser inaugurados diante o comprometimento de uma instituição religiosa, por uma ação do município, ou clínicas de cunha particular, há de se dizer que todos se envolvem com a problemática da drogatização e suas muitas conseqüências, nesta linha o assistente social busca meios de resgatar essas pessoas de volta ao meio e a sociedade, enquanto ajudam as famílias neste processo doloroso, buscando junto às políticas sociais métodos de amenização e solução deste quadro que apresenta índice de crescimento.

A informática em muito tem auxiliado o trabalho do assistente social, informações em tempo, envio de relatórios, pesquisas, dados coletados em espaços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com