TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

FAMEC – FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI

1º SEMESTRE

DIREITO VESPERTINO

METODOLIGIA CIENTÍFICA

PROJETO DE PESQUISA

FICHAMENTO DESCRITIVO

Camaçari

2014

“Crescimento lingüístico implica crescimento cultural. Ou melhor, crescimento lingüístico supõe crescimento humano integral. Antes de dar uma boa linguagem demos uma boa formação formemos indivíduos cultos, livres e responsáveis e teremos uma linguagem de cultura, liberdade e responsabilidade.” (LUFT, 2007, p.17).” (pág. 190)

1.0 – O CONTEÚDO

“Duas são formas de conhecer a realidade: a especulativa e a cientifica a especulativa é própria do conhecimento vulgar, adquirido diretamente na relação do homem com o mundo é um conhecimento subjetivo e não sistemático. Ao lado dessa forma espontânea de conhecer o mundo, há a científica, que se apóia no uso de técnica de investigação. Toda via, não é suficiente investigar; é necessário divulgar os resultados da pesquisa, segundo normas estabelecidas pela comunidade cientifica. (pág. 189/189)

Na vida quotidiana, é comum o planejamento para nossas mais simples ações. Mesmo as pessoas que dizem que não gostam de fazer planejamento não abdicam totalmente de fazê-lo no mundo acadêmico, da construção de conhecimento, da pesquisa, da elaboração de um TCC, uma monografia, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, podemos perceber que o resultado final só poderá ser bem- sucedida se na sua origem a trabalha contou com um planejamento bem elaborado. (pág. 190)

“O pesquisador consciente da força de seu braço não se põe a investigar problemas para os quais não dispõe de competência. Outras vezes, um assunto é instigante, mas o desenvolvimento do conhecimento ainda não permite um exame profundo nem alcançar a solução necessária. Há casos em que a investigação seria tão demorada e dispendiosa que não seria adequado meter-se a examiná-los.” (pág. 190).

“Para Martin etheóphilo (2007, p 209), projeto de pesquisa é um texto que define e mostra, com detalhes, a planejamento do caminho a ser seguido na construção de um trabalho cientifico de pesquisa. “É um planejamento que impõe ao autor ordem e disciplina para execução do trabalho de acordo com os prazos estabelecidos.” (pág. 190)

“Matias – Pereira (2007, P. 134) entende que "o projeto funciona como um instrumento de planejamento, uma ferramenta que delineia procedimentos e ações que se desenvolverão

no decorrer da pesquisa.” E continua:

“O planejamento da pesquisa é constituído por quatro grandes momentos ou grupos de ação: preparação da pesquisa fase da pesquisa, execução da pesquisa e relatório, a estruturação de um projeto de pesquisa é uma ação típica da etapa de preparação.” (pág. 190)

“E para que essas ações sejam contempladas com o êxito, é processo construir hipótese de trabalho, delimitar o assunto a ser estudado, verificar a relevância do da pesquisa, definir os ternos a serem utilizado.” (pág. 192)

“A delimitação do assunto, ou a constituição do tema objeto da pesquisa permitirá estabelecer um foca, uma perspectiva, contribuindo pra a profundamente da investigação. Temo genérico não conduzem a resultados relevantes. Dai a necessidade de limitar a extensão da pesquisa.” (pág. 192).

“Em relação á metodologia, em alguns casos prevalecerá a pesquisa de campo, em outro a pesquisa de laboratório, em outros a bibliográfica – há autores que apresentam a especificação da metodologia utilizada na introdução, outros sugerem que seja posta em seção destacada.” (pág. 192).

“O referencia teórico é imprescindível em qualquer tipo de pesquisa se o pesquisador não domina a área de conhecimento em que pretende atuar, sua investigação não poderá redundar em progresso da ciência. Por isso, é necessário que o referencial teórico seja consistente, exaustiva e atual.” (pág. 192)

“Ainda fazem parte do projeto de pesquisa informações sobre orçamentos

(facultativo), um cronograma da atividade a serem realizadas e uma lista de obras consultadas (referencia). Esta “lista é apresentada segundo normas, da ABNT, em ordem alfabética por sobrenome”. (pág. 193)

2. A LINGUAGEM

“Um pesquisador, antes de tudo, precisa ocupar-se da linguagem de seu projeto de pesquisa e, futuramente, de seu TCC, monografia, dissertação ou tese. É comum a apresentação de trabalhos cujos autores não tiveram nenhuma preocupação com a linguagem”. (pág. 195)

Um texto mal escrito é meio caminho para o insucesso. Se o autor não domina como deveria a língua portuguesa, que contrate um profissional (evite os “entendidos”, os parentes, os amigos, as secretarias, os que fazem revisões a troco de nada, mas não dispõem da competência necessária para um trabalho adequado) para a realização das correções. (pág. 195)

Elimine repetições vocabulares e de idéias. Enfim, refaça seu texto até conseguir o máximo de clareza e elimine imperfeições de estilo e gramaticais. Se possível, passe longe de clichês e lugares-comuns, bem como de modismos lingüísticos encontráveis em jornais e revistas. (pág. 195)

Normalmente, os manuais de metodologia recomendam que a linguagem utilizada seja impessoal. Isso quer dizer que não se deve dizer eu pesquisei, ou nós pesquisamos, mas a pesquisa realizada (ou forma equivalente). Portanto, segundo esses manuais o verbo deve estar na terceira pessoa. (pág. 195)

Ultimamente, porem, reconhece-se que o uso da terceira pessoa não impede nenhuma subjetividade, não torna a linguagem neutra. A subjetividade aparece na linguagem por meio de outros elementos, como a adjetivação, os advérbios, a escolha das palavras. (pág., 195 á 196)

Quando se afirma que um pensamento é positivista, esta classificação já manifesta um enunciador que poderia escolher outras formas para se sentir ao fato, mas preferiu um vocábulo carregado de valoração. (pág. 196)

O uso da primeira pessoa do singular ou do plural pode ser rejeitado por outras razoes, mas não por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com