TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: VIOLÊNCIA AO IDOSO

Dissertações: PROJETO DE PESQUISA: VIOLÊNCIA AO IDOSO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  24.940 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 .INTRODUÇÃO ........................................................................................................4

2 .DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA................................................5

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS...............................6

4 .JUSTIFICATIVAS.....................................................................................................7

5. METODOLOGIA......................................................................................................8

6.REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA..................................................................................8

7. CRONOGRAMA.......................................................................................................9

8.ORÇAMENTO.........................................................................................................10

9.RESULTADO ESPERADO......................................................................................10

10. REFERÊNCIAS....................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO:

A Violência e a negligência são consideradas como um fator sócio histórico que se proporciona de diversos modos, dependendo da sua cultura e local. Não as restringi com uma relação de crueldade física, no entanto envolvendo ao mesmo tempo o psicológico por médio da opressão e medo. A violência não é de um único motivo é um acontecimento gradual, complexo e multidimensional, tendo seus diversos níveis e compreensões.

Determinado aspectos da violência são do mesmo modo naturalmente percebidos que outros. A agressão no seio familiar é um problema social e extremamente contemporâneo, em se tratando da violência contra o idoso principalmente.

É um assunto complexo de estudo e identificação, por causa da ausência de denuncias do próprio agredido. A maioria fica em silencio, eis que são raros os idosos que têm audácia de denunciar seu agressor, as vitimas ficam impedidas de fazê-lo, levando em conta que na maioria das vezes, são dependentes dos agressores familiares causando incerteza, além de serem restringidos fisicamente e temerem uma represaria por parte do agressor/familiar.

Os progressos já alcançados em diversos países são de amplo auxilio para o entendimento desta demanda no Brasil. Por se tratar de um elemento que se encontra profundamente pautado aos aspectos culturais de cada sociedade.

As violências contra idosos, também são denominadas maus tratos e abusos. Esse conjunto de termos se refere a abusos físicos, psicológicos e sexuais; assim como a abandono, negligências e abusos financeiros. Sendo a negligência a mais presente tanto em nível doméstico quanto institucional. Dela advêm, lesões e traumas físicos, emocionais e sociais. ( MINAYO, 2003).

Negligencia é definida como: uso de força física, potencialmente produtor de uma injúria, feridas ou incapacidade. É causada com a intenção de provocar dor. São lesões repetidas, pouco justificáveis, queimadura, erosões, hematomas e fraturas. Referem-se também aos abusos físicos, psicológicas e sexuais; o abandono, negligências, abusos financeiros e auto negligência (MINAYO,2003).

2. DELIMITAÇÕES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A negligência e a violência contra a pessoa Idosa é um problema que necessita ser superado com a ajuda de toda a sociedade. Unidos precisamos idealizar uma civilização em que envelhecer seja aceito como objeto natural, do período existencial da vida, as maneiras antienvelhecimento precisam ser desencorajadas, as pessoas idosas necessitam ter o direito de viver com dignidade, livres de negligencia e exploração e seja dada a elas a chance de compartilhar de modo pleno da vida social.

Negligencia é definida como recusa, omissão ou fracasso e ausência de uma ação devida que causa sofrimento ou angústia, e que ocorre em uma relação onde haveria de ter confiança por parte do responsável no cuidado com a vítima (MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL, 2001).

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS “GERAIS E ESPECÍFICOS”

3.1 OBJETIVO GERAL:

A Recente pesquisa incide em um estudo a respeito da Violência contra o Idoso, avaliar a essência e os elementos imprescindíveis para se combater desde modo geral, a violência familiar contra o Idoso.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:

 Demarcar a causa que levam a pessoa idosa a sofrer esta violência.

 Identificar os Idosos que padecem da violência Familiar.

 Distinguir os dilemas, as probabilidades e problemas encarados pelo idoso que suporta essa violência.

 Avaliar a vida, a tipologia e os elementos imprescindíveis para eliminar a violência Intrafamiliar contra o Idoso.

4. JUSTIFICATIVA

De acordo com as estatísticas do IBGE de 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cresce a participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. O Brasil tem, segundo o Censo 2010, o Brasil tem 14.785.338, de 55 a 64 anos; e 14.081.480 idosos com mais de 65 anos.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que se repete também aqui no Brasil. Segundo dados do IBGE, no ano de 2030 o Brasil terá a sexta população mundial em número absoluto de idosos.

Segundo Souza (2004) a violência doméstica ou intrafamiliar pode-se afirmar que é toda e qualquer ação ou omissão que restringe a dignidade, o respeito, a liberdade, a integridade física e psicológica e o pleno desenvolvimento por parte de um membro familiar. A pessoa que pratica essa agressão pode ser da família, como parente ou pessoa que exerce a função parental sem haver laços sanguíneos. A violência doméstica pode acontecer dentro ou fora do ambiente familiar. Dentre dados de pesquisas sobre violência doméstica o idoso aparece como uma das principais vítimas de abusos e agressões, pois se torna uma vítima fácil, para tais violências, e, em casos de denúncias, órgãos responsáveis pela coleta de informações afirmam que a família é considerada como uma das maiores agressoras de direitos da pessoa idosa, tornando-se um ambiente de traumas, sofrimentos e até de frustrações para os idosos. (IBCCRIM, 2010).

No âmbito das instituições de assistência social e saúde, são frequentes as denúncias de maus tratos e negligências. Mas nada se iguala aos abusos e negligências nos próprios lares, onde há choque de gerações, espaço físico e dificuldades financeiras que costumam se somar a um imaginário social que considera a velhice como “decadência” (MINAYO & COIMBRA JR., 2002).

De maneira universal, os abusos familiares contra o idoso constituem um dos temas que mais impressiona os estudiosos, uma vez que é na família que o idoso encontra vínculos fraternais, a sua segurança, a sua história, uma garantia assim como forma de acolhimento humano. O ancião se sente resguardado por continuar sobre a responsabilidade dos parentes que o mesmo ajudou a evoluir sua prole, consistir em semblantes conhecidos que representam a continuidade de sua vivência.

5.1 METODOLOGIA

Será realizada uma pesquisa a respeito do assunto proposto, por meio de consulta bibliográfica: serão examinados Artigos, documentos, revistas, livros e leis do Estatuto do Idoso, e também buscas em sites de pesquisas na internet.

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A violência contra idosos é um fenômeno de notificação recente no mundo e no Brasil. A vitimização desse grupo social, no entanto, é um problema cultural de raízes seculares e suas manifestações são facilmente reconhecidas desde as mais antigas estatísticas epidemiológicas. A quantidade crescente de idosos oferece um clima de publicidade e de politização das informações sobre maus tratos de que são vitimas tornando o problema uma prioridade na pauta de questões sociais. No Brasil, a questão começou a ganhar visibilidade na década de 90, depois que a preocupação com a qualidade de vida dos idosos entrou na agenda da Saúde Pública (Veras RP, 1994).

Segundo Minayo (2004,p 6)A violência é um dos eternos problemas da teoria social e da pratica política relacional da humanidade tanto no Brasil como no mundo a violência contra os mais velhos se expressas como nas formas que se organizam entre ricos e os pobres, entre gêneros, raças e o grupo d3e idade nas várias esferas de um poder políticos , institucional e familiar [...] É preciso compreender as relações entre as varias etapas do ciclo de Cida e o papel do estado na organização desses ciclos para que possam ocorrer mudanças positivas na sociedades . Devemos considerar o aspecto histórico que envolve o idoso onde a família tem caráter de instituição baste sólida.

Portanto, a violência contra a pessoa idosa tem tantas facetas que torna-se necessário alertar a respeito da existência crescente maus-tratos contra o idoso. É neste sentido que Boff (1999, p. 181)

Observar-se que quem mais se responsabiliza com a pessoa idosa acaba magoando com falta de cooperação dos familiares, mas, habitualmente não consegue pedir ajuda. Para Calobrizi (2004, p 192 ).

7. CRONOGRAMA

Meses/Etapas AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO

Elaboração do projeto x x

Revisão de literatura x

Apresentação do projeto x

Coleta de dados x

Conclusão e redação x

Correção

x

Entrega

x

8. ORÇAMENTO

Gastos procedentes da concretização deste projeto serão de plena incumbência do acadêmico, considerando ser este é um elemento de estudo privado, de mérito particular e, não exige, consequentemente, disponibilidade de dinheiro público ou privado para a realização do mesmo.

9. RESULTADO ESPERADO

Neste projeto procuro explanar que o envelhecimento populacional é um acontecimento mundial que envolve toda a sociedade, consequência de alterações demográficas, econômicas, culturais e sociais e que refletiu nas transformações familiares. Pereira (2005) diz que: o artigo 230 da Constituição Federal define que o cuidado com os idosos é dever conjunto da família, do poder público e da sociedade, “assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

Em relação à violência doméstica, atualmente avaliada como um dos maiores índices de agressão, é imprescindível criar políticas públicas, de onde se refere a precisão de propagar e concretizar leis que garantam no campo social e familiar, os direitos dos idosos para atenuar o abuso contra os idosos que cresce firmemente em todo país ,como presume a Lei de nº 8.842/94 que regulamenta a Política Nacional do Idoso e ao mesmo tempo a lei 10,741/2003 que rege o Estatuto do Idoso .

Possíveis soluções para eliminar a violência contra o idoso é através de conscientização da sociedade, nós temos a obrigação de denunciar esses casos e nos mobilizar de alguma maneira diante do problema.

Dia 15 de Junho de 2007 foi criado o dia mundial de combate a violência contra o idoso em nosso País.

REFERÊNCIAS:

MINAYO MCS. Violência contra idoso: relevância para um velho problema. Cad Saúde Pública 2003; 19(3): 783-91.

www.ibge.gov.br

MS (Ministério da Saúde), 2001. Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Brasília: MS.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921999000600002

CHAVEZ, N., 2002. Violence Against Elderly. 2002

KLEINSCHIMIDT, K. C., 1997. Elder abuse: A review.

MINAYO, M. C. S. & COIMBRA Jr., C. E., 2002. Antropologia Saúde e Envelhecimento. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

VERAS RP. País jovem com cabelos brancos. A saúde do idoso no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): Editora Relume-Dumará; 1994.

BORN, T. (Org.). Cuidar melhor e evitar a violência: manual do cuidador da pessoa idosa. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2008.

BRASIL, Constituição (1988), Constituição da República Federativa do Brasil.

Brasília: Senado, 1988.

MINAYO, M. C. S. Violência contra Idosos: o avesso do respeito à experiência e à sabedoria. [S. l.]: Secretaria de Direitos Humanos, 2005..

Lei no 10.741, 01 de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. In: Vade Mecum. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

...

Baixar como  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »