TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Artigo: PROJETO DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Tema: Hipertensão e Diabetes

1-INTRODUÇÃO

Foi realizado o I Mutirão da Saúde no município de São Domingos, que possui uma área de 102,4 km, com população de aproximadamente 10 034 habitantes. O município de São Domingos hoje é conhecido como os maiores produtores de mandioca, farinha e de grandes festas.

Em se tratando de saúde é necessário orientar a população de acordo com a sua realidade, buscando ferramentas simples do seu cotidiano, com orientação coerente a fim de fixá-las e torná-las hábitos de vida saudável.

A presença do Enfermeiro com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é preciso que a saúde e o saber seja extensivo a todos. É preciso facilitar o acesso da população ao conhecimento científico a respeito da saúde, orientações e qualidade de vida, colocando em prática hábitos corretos que contribuirão decisivamente a uma vida saúde.

Isso faz com que o Enfermeiro seja o mediador com a população, renovando e incentivando o interesse em praticar corretamente os hábitos do cotidiano.

Muitas vezes nós Enfermeiros percebemos um certo relaxamento da população com a saúde em sua vida diária.

É nesse momento que devemos esclarecer e estimular de várias formas, propondo uma análise de consciência no que se diz respeito à sua própria saúde como um todo.

A informação correta e os bons hábitos de saúde nos faz compreender que nosso corpo merece atenção especial e que a prática da mudança de hábitos junto com as orientações nos traz benefícios.

2-APRESENTAÇÃO

O presente projeto atuará em São Domingos Se, através dos atores participantes; equipes da saúde da Família (ESF); Acadêmicos de Enfermagem (FACAR); Convidados Palestrantes: Dr.Almir: DST/AIDS; Drª Maricelma: Hepatites (+) e supervisionada pela Enfermeira Mônica. Realização de testes rápidos de hepatite na Unidade Móvel solicitados ao Estado. Grupos participantes: Crianças (Creches), idosos, adolescentes, gestantes, mulheres em idade fértil, manicure e pedicures, hipertensos e diabéticos. Orientando a comunidade a respeito da prevenção de doenças e promoção da saúde, com intuito de estimular as pessoas a serem praticantes das orientações.

Não basta só transmitir informações sobre o funcionamento do corpo e descrição das características das doenças em questão. É preciso orientar os indivíduos levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atividades que acontecem no dia a dia de cada um.

3-Objetivo Geral

O foco central do trabalho Hipertensão e Diabetes é conscientizar aos indivíduos o direito à saúde, informa-los dos riscos dos maus hábitos e sensibilizá-los a busca permanente da prevenção de doenças consideradas problemas da saúde pública e suas complicações. Assim capacitá-los para utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.

4-Plano de Ação

Tema: Hipertensão e Diabetes

Data do evento: 27/08/2014

Horário: Início: 08:00 hs

Término: 13:00 hs.

Local: Centro de convivência de idosos em São Domingos SE

Público Alvo: Idosos, Hipertensos e Diabéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com