TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO – JORNALISMO COMUNICAÇÃO INTEGRADA “ABRIGO ANTÔNIO DE CARVALHO”

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

NASCIMENTO, Arlinson; OLIVEIRA, Kênia; SOLAIK, Daniela; PEIXOTO, Síntia. Comunicação Integrada: Abrigo Antonio de Carvalho. 30 f. Projeto Experimental de Comunicação (Especialização em Jornalismo) – Universidade de Franca, Franca.

A comunicação é considerada uma das principais estratégias para atingir os objetivos dentro de um plano comunicacional implantado em qualquer estabelecimento seja ele uma empresa privada ou um órgão público. Para conseguir definir essas metas é necessário conhecer a estrutura da empresa ou órgão publico de maneira que a comunicação seja a base central na busca dos resultados e assim fazer com que todos os setores funcionem de maneira positiva e ordenada. Conhecer, planejar e dialogar são também, fatores imprescindíveis dentro de qualquer projeto de comunicação. Entretanto, outro ponto importante e que deve ser levado em consideração na hora de um planejamento de comunicação interna são os eventos internos, como comemoração de datas festivas, festa de encerramento de ano, aniversários e encontros setoriais. Dessa maneira, a integração é uma palavra forte no contexto da comunicação interna, assim como a clareza e a veracidade das informações.

Palavras Chaves: Órgão Público; Planejamento; Comunicação

INTRODUÇÃO

Para trabalhar a comunicação integrada escolhemos o abrigo, que é um Órgão Público, “Antonio de Carvalho” mantido pela Prefeitura Municipal de Franca desde 1977. O abrigo foi escolhido por precisar comunicar com a sociedade e não ter a verba disponível.

Desenvolver a comunicação integrada para um Órgão Público é um desafio para o grupo, pois as referências bibliográficas desta área são limitadas e não têm uma verba direcionada para a comunicação.

O G4 Comunicação levantou informações e ficou constatado que o abrigo necessita de uma comunicação externa. Para isso, o veículo mais apropriado seria a confecção de um boletim informativo.

Ao trabalhar a comunicação pensamos antes em buscar referências em torno da comunicação organizacional que visa estabelecer o diálogo entre as empresas, instituições e seus diversos públicos como também, para dar musculatura a um novo modelo de cidadania. Corporações e instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, descobriram que o sucesso dos empreendimentos e de suas atividades, assim como boa reputação e imagem, estão vinculadas à sua participação e ao papel político que desempenham dentro da sociedade.

Segundo Margarida Kunch, “o planejamento organizacional é fundamental em qualquer órgão público porque só através dele que se pode traçar um plano comunicacional”. Margarida lembra ainda que “para o desenvolvimento de um plano organizacional é necessário estudar suas tipologias, características da arquitetura da organização situando-as no contexto da contemporaneidade para depois inserir no seu contexto a comunicação”.(Kunch, 2008).

Devido esse ano ter sido eleitoral para prefeitos o grupo G4 Comunicação encontrou dificuldades para desenvolver o projeto e isso só foi relatado na metade das atividades.

Neste trabalho será desenvolvida a comunicação integrada para proporcionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com