TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO II

Trabalho Universitário: PROJETO II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – FAMUP

ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE ATIVIDADES II

Ana Lígia Comparini RA 301369

Cinara Rejane M. Martins RA 301391

Daniele Chiuffa Alves RA 301403

Márcia de Moura Faria RA 301522

Maria Mankleya da Silva RA 301537

PLANO DE NEGÓCIOS PARA AMPLIAÇÃO DA EMPRESA

JC FARIA

PROMISSÃO

Outubro/2014

PROJETO DE ATIVIDADES II

Atividade Avaliativa apresentada ao Professor Tutor Rafael Lopes ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito para a obtenção e atribuição de nota da disciplina Projeto de Atividades II

PROMISSÃO/SP

2014

1. SUMARIO EXECUTIVO

A empresa JC FARIA é um comércio varejista de peças e acessórios para bicicletas, localizada na cidade de Promissão/SP situada na Av. Cap. Américo Maciel de Castro, 531, e que vende seus produtos e presta seus serviços para os clientes da cidade de Promissão e por prestar serviços de mecânica em bicicletas profissionais atende atletas de cidades circunvizinhas. A empresa foi inaugurada dia vinte e três de dezembro do ano de dois mil e sete (23/12/2007).

Para atuar e permanecer nesse ramo de negócio é imprescindível trabalhar com artigos de boa qualidade, que não comprometam a segurança dos clientes, ter conhecimento técnico, manter-se atualizado por meio de revistas, publicações do assunto e cursos online oferecidos pelos fabricantes de peças quando acontecem lançamentos de produtos novos.

Esse Plano de Negócio tem por finalidade a análise de viabilidade mercadológica, econômica e financeira para a ampliação da bicicletaria JC FARIA localizada na cidade de Promissão/SP localizada na Av. Cap. Américo Maciel de Castro 531.

1.1 NEGÓCIO

O mercado de bicicleta no Brasil apresenta grande destaque em termos globais, com um consumo médio de 4,5 milhões de unidades ao ano e produção nacional de cerca de 4,17 milhões de unidades em 2012, sendo 875 mil produzidas no Pólo Industrial de Manaus. Estima-se, ainda, a existência de um mercado informal, com montagem local em pequenas oficinas, que representa 50% da produção nacional fora da Zona Franca de Manaus (cerca de 1,65 milhões de unidades). Mundialmente, a China é responsável pela fabricação de 66,7% das bicicletas, exportando para o mundo todo. A Índia também se destaca como grande fabricante, com 8,3% da produção mundial. E o Brasil vem logo em seguida junto com o Taiwan, com 4,13% da produção mundial cada.

O setor se defronta atualmente com problemas de natureza econômica causados pela elevação da carga tributária que incide sobre todos os produtos que circulam no mercado brasileiro.

Na cidade de Promissão por ser uma cidade que possui relevo plano a bicicleta sempre foi e continua sendo utilizada como meio de transporte, porém com o aumento do poder aquisitivo da população, a bicicleta está sendo substituída pelas motocicletas.

O mercado ciclístico no momento está voltado e propicio para as bicicletas de lazer, pois a cidade tem vários grupos de pedalada, que se reúnem a noite depois de um dia exaustivo de trabalho para relaxar.

A empresa analisada é uma microempresa do ramo de peças e consertos. Sendo gerida pelo proprietário, que tem vasta experiência nesse mercado. O proprietário já trabalhou antes no mercado de vendas de peças de bicicletas, acumulando uma experiência de 7 anos, conhecendo assim como realizar comprar, controlar estoques e o perfil dos clientes deste mercado e a execução de serviços de consertos de maneira rápida, buscando a fidelização

2. ANALISE DE MERCADO

A bicicleta é dotada de qualidades que a torna um meio de transporte extremamente eficiente tanto em áreas urbanas quanto rurais, com um custo de manutenção menor que os outros meios de transporte.

A sustentabilidade hoje é preocupação da maioria das pessoas e a utilização da bicicleta como meio de transporte traz um impacto positivo, pois diminui o trânsito nas vias públicas, não gera poluição do ar, não traz poluição sonora e ainda traz melhoria na saúde daqueles que a utilizam continuamente.

A empresa JC FARIA atua de modo a oferecer peças de qualidade, executar os reparos das bicicletas de maneira eficiente e preventiva, realizando suas atividades sempre mantendo em mente sua visão de negócio: Ser referencia no mercado de Promissão no ramo de consertos de bicicletas.

Apesar de algumas iniciativas pontuais, as políticas públicas brasileiras ainda carecem de programas efetivos para o estímulo ao uso de bicicletas. Enquanto os carros causam poluição do ar e a sonora e a bicicleta só traz benefícios à sociedade em geral e ao usuário, principalmente quando utilizada regularmente.

No entanto, em decorrência das limitações de infraestrutura e a falta de educação no trânsito geram nas pessoa desconfiança e medo da inclusão da bicicleta na sua rotina, dessa forma o acesso da população à bicicleta acaba sendo restrito, implicando no aumento pela preferência na utilização de meios de transporte menos eficientes em termos de meio ambiente, como os carros, as motos.

Segundo os dados, o setor aumentou sua produção em 22% , assim como a sua comercialização. Em relação ás vendas no varejo, os números são um pouco inferiores ao da indústria, porém o mercado está agindo positivamente. Segundo a Abraciclo, Associação brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e similares o mercado aponta uma aumento de produção de motocicletas no mês de agosto/2014.

A empresa JC FARIA acredita na manutenção e aumento desse ramo de atividade, devido aos incentivos para que as pessoas tenham um estilo de vida saudável, visando também o mercado de bicicletas, que as pessoas utilizam para se locomover e também para praticar exercícios físicos.

Uma forma de manter e se manter no mercado é ter como foco sua missão que é atender com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com