TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III)

Por:   •  12/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III)

ALUNO: RA:

SÃO PAULO

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III)

ALUNO:

Projeto Integrado Multidisciplinar III

para obtenção do título de Gestor da Qualidade                      

apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientadores: Alexandre Fernandes

                      Ana Carolina Bueno

              Valdice Pólvora

SÃO PAULO

2019

Resumo

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM IV), referente ao projeto de pesquisa realizado no Segundo bimestre do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Qualidade da Universidade Paulista – UNIP, realizada na cidade de Santos, estado de São Paulo na empresa ferroviária e demonstra como são aplicados os conceitos da qualidade na empresa e terá o intuito de demonstrar na prática o funcionamento atual da empresa com base em estudos das disciplinas Ferramentas da Qualidade – Controle e Melhoria, Gestão de Processos e Dinâmica das Relações Interpessoais e o que se pode fazer para melhorar, com base em estudos dedicados a tais disciplinas durante o semestre o que tem por objetivo final inserir o aluno nas práticas gerenciais da qualidade nos conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e de campo.

Palavras-chaves: Qualidade, Melhoria, Processos e Dinâmica.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 FERRAMENTAS DA QUALIDADE – CONTROLE E MELHORIA

2.1 QUALIDADE NA EMPRESA

2.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA

3 GESTÃO DE PROCESSOS

3.1 PATRIMÔNIO

3.2 BALANÇO PATRIMONIAL E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

3.2 BALANÇO CONTÁBIL DA EMPRESA

3.3 QUADRO DO BALANÇO PATRIMONIAL

3.4 LIQUIDEZ DA EMPRESA

3.5 GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA

4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

4.1 CALCULANDO A MÉDIA

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

- REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM III) vem apresentar a empresa do ramo ferroviário, que é uma operadora logística e atua no transporte de carga e administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela está entre uma das maiores ferrovias de carga do mundo.

As principais cargas transportadas pela operadora são: contêineres, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.

A companhia foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A malha conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região sudeste.

Possui em seu quadro funcional 5.955 funcionários efetivos de várias áreas, tendo a gerência de manutenção a área que atua na gestão de manutenção dos veículos ferroviários. A gerência de manutenção não só atua na manutenção dos veículos ferroviários, mas também, gerencia o controle de treinamentos dos funcionários, gastos com materiais.

O intuito do presente projeto é demonstrar através de pesquisa realizada na empresa através de entrevistas, levantamentos financeiros, planejamento e metas a serem alcançadas utilizadas através das disciplinas cursadas no bimestre, que são fundamentos da qualidade, contabilidade e estatística aplicada.

Toda pesquisa procura entrelaçar o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso e aplicá-lo de forma prática no funcionamento da empresa, tentando assim, harmonizar e otimizar o funcionamento de qualquer empresa e que serve para qualquer segmento.

2 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE

A qualidade está influenciando muito as empresas hoje em dia, execuções de atividades simples ou complexas, processos de fabricação, reparos, tecnologias e muitas outras coisas estão exigindo bastante das empresas.

2.1 QUALIDADE NA EMPRESA

Na a cobrança pela qualidade na manutenção dos seus veículos ferroviários não é diferente, pois, a empresa utiliza-se de seus vagões e locomotivas que devem estar em perfeitas condições para o transporte de cargas.

Para que os vagões e locomotivas possam transportar essas cargas eles passam por uma rigorosa inspeção e manutenção para garantir tanto a segurança operacional que é o transporte do produto como a segurança pessoal, pois, esses veículos ferroviários por muitas vezes cruzam-se por grandes cidades.

As políticas de controle da qualidade na empresa também é muito importante e rigorosa, e não é admissível descartar materiais sem que estes realizem uma análise detalhada e garanta que não haja desperdícios, pois, os custos das peças e ou componentes desses ativos são bastante elevados.

No setor de manutenção da empresa há um processo de teste não destrutivo realizado por ensaio de partículas magnéticas, verificando através de magnetização se o material realmente está em condições de reutilização e assim, visando garantir com muita eficiência que a peça ou componente não apresentará defeitos.

Segue abaixo um exemplo do processo de controle de qualidade:

                         Ensaio de Particulas Magnéticas

[pic 1]

[pic 2]

                       

                         Foto: Própria

2.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA

[pic 3]

O organograma acima faz parte de um dos setores de manutenção de vagões e uma sequência por ordem cargos e que demonstra que o sistema da empresa está bem planejada para garantir que o processo de manutenção seja realizado com a qualidade desejada.

3 CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativa à administração econômica. (Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (382.1 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com