TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO INTEGRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Este tema nos despertou interesse devido ser o melhor provedor de inteligência e operação logístico especializado, agregando valor aos nossos clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e comunidade, promovendo soluções logísticas customizadas e flexíveis aperfeiçoando nossos conhecimentos em relação aos resultados e problemas que encontramos em transportadoras, devido os armazéns terem sido sempre um desafio em relação à organização, estoque, entrega, etc

Introdução

O Centro de Distribuição BRINK-LOG, tem a sua inauguração programada para 2014 em São Bernardo do Campo e atuará na distribuição de brinquedos e material escolar para lojas de atacado e varejo conveniadas num raio maior do que 200 km em relação ao CD, tendo como objetivo atender clientes em todo o ABCD paulista, dividindo-os por região e assim atende-los conforme a rota estabelecida pelos pedidos gerados. Com os seus 30 mil metros quadrados, o CD consta com uma frota de 15 veículos, sendo carretas, trucks, vans e peruas. O gerenciamento do CD é feito através de um sistema operacional próprio que administra os estoques tanto do CD quanto dos clientes, recebendo diariamente os pedidos online e assim procedendo às entregas e também cobrando o departamento de compras quando não há produto em estoque.

A Logística

A logística pode ser definido como um componente essencial, compreendendo a totalidade da cadeia logística que pode ser composta de, recepção e condicionamento de produtos, estocagem, Picking (deslocamento de produtos para a preparação do pedido),Intervenção da transportadora assumindo a entrega.

Essas etapas devem ser inseridas em ferramentas de rastreamento dos pedidos, permitindo um melhor controle das diferentes operações, e dando aos clientes informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido.

A Logística é Essencial.

O custo de um serviço de logística pode ser bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos cálculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentável. De qualquer maneira, ter uma boa gestão logística – sendo ela interna ou com o auxílio de uma boa plataforma externa – é uma real vantagem concorrência para fidelizar os clientes.

Gerenciando o Armazém

Basicamente, um armazém tem como função principal a guarda de materiais, contra perdas, avarias, prejuízos e do tempo.

Pode-se dividir a atividade de maneira simplificada, em 3 (três) subgrupos: (a) recebimento, (b) armazenagem e (c) expedição:

• Grupo A: consiste no recebimento fiscal. O processo fiscal consiste em analisar a nota fiscal de recebimento do fornecedor e confrontar a mesma com a ordem de compra interna da empresa.

• Grupo B: Recebimento físico. Primeiro deve ser verificada a quantidade de itens recebidos correspondente aos valores contidos na nota fiscal e ordem de compra para posterior armazenamento.

• Grupo C: expedição. Devem ser executados os processos de conferência física, logo após a separação (ou picking, como citado anteriormente), evitando o envio de materiais danificados e reduzindo os custos da logística reversa e finalmente o processo fiscal, com a emissão da nota fiscal e envio das mercadorias para os logísticas.

Todo e qualquer processo fiscal é de responsabilidade da área fiscal. Ou seja, o ato de conferir a nota fiscal com o pedido de compra é de responsabilidade do setor financeiro, de compras e/ou comercial. É um procedimento seguro, para se evitar problemas fiscais e até mesmo com o inventário.

A atividade de armazenagem está relacionada com o ressuprimento de estoques, do qual as empresas devem utilizar técnicas adequadas de administração de materiais, para calcular com precisão, os níveis de estoque (máximo, médio e mínimo), ponto de ruptura, quantidade a comprar, estoque virtual, encomendas, lote de compra e de produção, gestão por categoria, entre outros. Dentro do mesmo processo, as empresas executam a seleção do pedido e com a confirmação de venda e a separação de produtos.

Há a necessidade de pessoas treinadas para se evitar prejuízos operacionais e agilizar a entrega de produtos respeitando o nível de serviços na logística (qualidade, tempo e custo). Com o advento de sistemas de tecnologia, todo o armazém pode ser gerenciado, através de indicadores de desempenho como softwares. Por exemplo, o WMS (Warehouse Management Sistems), RFID (Radio Frequency Identification Data) e até mesmo o processo de codificação (codificação EAN) podem ser citados.

Nossa empresas devem se preocupar em não criar gargalos nos seus depósitos, programando até mesmo, as docas de recebimento e expedição, com as transportadoras e fornecedores entregando no tempo certo.

Demanda

A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade de bem que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda não é uma variável sob controle direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimento. Ela é influenciada por fatores tais como preços praticados pelas concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço, etc.

Está relacionada com a habilidade de prever a demanda, com o canal de comunicação com o mercado, no poder de influência sobre a demanda, na habilidade de cumprir prazos, e de priorizar e alocar os recursos disponíveis.

A demanda passará a ser de responsabilidade das áreas comercial (marketing e vendas) e planejamento, em conjunto. Pois, quando a gestão fica por conta somente da área comercial, em alguns casos, existe a manipulação de previsão de superestimar para induzir uma grande produção e garantir a disponibilidade de produtos finais para venda ou de subestimar para que as vendas reais ultrapassem as previsões. Se a gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com