TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – DESAFIO PROFISSIONAL TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – DESAFIO PROFISSIONAL

 TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

                                           EVERSON SENKIO RIZINESK - RA – 8132387829

                            TUTOR EAD: JAQUELINI TONON STEFANELLO        

Jaraguá do Sul / SC

2016


                    EVERSON SENKIO RIZINESK - RA – 8132387829

 

DESAFIO PROFISSIONAL:

Produção de um texto reflexivo que apresente uma proposta de plano de ação diante de um conflito em razão da implantação de um projeto de reestruturação para uma seção de uma empresa que necessita se modificar.

Desafio Profissional aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística e apresentado na Faculdade de Tecnologia Anhanguera Educacional – UNIDERP, como exigência parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo Logística sob a orientação do tutor EAD: Jaqueline Tonton Stefanello.

Jaraguá do Sul, SC

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 CONTEXTO        

3 PROPOSTA DE TRABALHO        4

4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA        6

5 NEGOCIAÇÃO        9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

7 BIBLIOGRAFIA        12



1 INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional, esta relacionado ao comportamento das pessoas, grupos, e a estrutura da empresa em geral. As organizações se relacionam com a motivação e as atitudes a serem tomadas, de modo organizado e eficiente.

As organizações existem para atingir objetivos, o executivo define objetivo e as possíveis formas de alcançá-los. A função de planejamento engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. Os executivos também são responsáveis pela elaboração da estrutura da empresa. Todas as organizações englobam pessoas, e é parte do trabalho do executivo dirigir e coordenar essas pessoas. Essa é a função da liderança. 
(ROBBINS, 2005).

Cabe a liderança motivar a equipe, para que haja a participação de todos de uma maneira equilibrada, deixando claro que todos têm responsabilidades do trabalho a ser executado, e se houver um conflito, o mesmo deve ser resolvido pelas partes o mais rápido possível, pois poderá prejudicar o trabalho como um todo.

As falhas de comunicação são sem dúvida o motivo principal para o fracasso de um projeto, que é conseqüência do desempenho ruim da equipe. Se não sabemos escrever corretamente, falar de maneira clara e objetiva, nos relacionar harmonicamente e utilizar as ferramentas de gestão corretas, terão muitos problemas na hora de apresentar qualquer projeto ou finalizar qualquer tipo de trabalho.

Desta forma, o objetivo deste desafio é apresentar uma proposta clara e objetiva diante de um conflito em razão da implantação de um projeto de reestruturação em uma seção de uma empresa de confecção de pequeno porte.

2 CONTEXTO

A proprietária de uma empresa de pequeno porte, especializada na confecção de roupas, recebeu uma grande herança e resolveu investir em sua empresa, ampliando-a. Logo que começaram os trabalhos de ampliação, foi mapeado o processo produtivo da empresa e, num primeiro momento, identificou que existia um problema na seção de corte, costura e acabamento. (COELHO, 2015)

Na referida seção de corte, costura e acabamento, foi detectado que estava havendo um problema de relacionamento entre o grupo de trabalho do local após a consultoria ter apresentado a proposta de reestruturação.

Depois de apresentada a proposta, pela consultoria, de ampliação do parque industrial, com a sugestão de compra de novos equipamentos, aquisição de máquinas mais modernas de tecnologia avançada, a necessidade de treinamento dos colaboradores existentes e a contratação de novos colaboradores, surgiu um clima insustentável na seção de corte, costura e acabamento, que prejudicou o rendimento e a produção das mercadorias. Foi instalado um ambiente de apreensão e dúvida e muitos questionamentos surgiram. Alguns colaboradores se sentiram ameaçados e outros receosos diante das mudanças. (COELHO, 2015)

No setor mencionado, os trabalhadores eram profissionais que estavam na empresa desde o início e trabalhavam bem, só que com equipamentos já obsoletos. Não tinham formação além do nível fundamental e o medo de serem demitidos ou de não conseguirem aprender com os novos equipamentos trouxe um ambiente de instabilidade. Alguns já queriam ir embora, outros começaram a ter problemas físicos relacionados à ansiedade, enfim um clima de terror pairava no ar.

Além desse problema a resolver, a proprietária solicita orientações em alguns aspectos que ela tem dúvidas. Um deles é em relação ao perfil do empreendedor. Ela é empresária há cinco anos no mercado, mas pretende se aperfeiçoar e ouve muito falar em melhorias e, portanto, sente necessidade de avançar, só que se considera totalmente perdida, sem saber que caminho tomar. Existe ainda a necessidade de saber como pode se aprimorar como empresária e gerente do seu negócio, que qualidades ela deve ter etc.(COELHO, 2015).

3 PROPOSTA DE TRABALHO

Conforme solicitado pela empresária, será esclarecido sobre o perfil de um empreendedor, como lidar com os problemas enfrentados diante do cenário atual.

Considerando-se que a empresa está inserida em um sistema mais amplo e é influenciada pelo entorno do qual faz parte, após analisar o ambiente interno, a liderança e componentes da empresa, dentro de um processo de planejamento estratégico, deverá proceder à análise do seu ambiente externo. Para isso, é preciso observar o seu macro-entorno, constituído dos aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, bem como o entorno da empresa, que são aspectos externos que influenciam o seu comportamento, composto por clientes, competidores e fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com