TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR 2

Ensaios: PROJETO MULTIDISCIPLINAR 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 11

Projeto Multidisciplinar II

Aulas Temas 1 a 4

1-Quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, ela recebe indicação para atendimento psicológico. Nesse atendimento, é correto afirmar que a atenção do profissional deve focalizar:

A criança dentro de seu contexto familiar e escolar.

2- O trabalho realizado em uma brinquedoteca pode ter a intenção de ser diagnóstico e de intervenção com crianças que apresentam dificuldades escolares. Nesse contexto, é correto afirmar:

O jogo infantil realizado em uma brinquedoteca pode privilegiar aspectos cognitivos que auxiliam a criança a superar suas dificuldades.

3- Os teóricos nem sempre concordam sobre a definição de dificuldades escolares. Com relação à definição de dificuldades de aprendizagem, considere as alternativas a seguir:

I. São aqueles sujeitos que são incapazes crônicos de permanecer na escola pelo menos até o final do Ensino Fundamental, não garantindo, assim, os benefícios da escolarização.

II. É a criança que apresenta uma discrepância entre o potencial atual e o esperado.

4- A partir do significado de dificuldades escolares e de disturbios escolares pode-se perceber que na escola os problemas referem-se, na maior parte das vezes, a dificuldades de aprendizagem. Assim, é correto afirmar que:

Na escola, as dificuldadades de aprendizagem decorrem de fatores pessoais, familiares, sociais, emocionais, afetivos e pedagogicos que adquirem sentido a partir das interações entre a criança e seu meio,inclusive o escolar.

5-As dificuldades escolares e suas consequências sobre a aprendizagem relacionam-se com o desenvolvimento humano, em um processo ecológico, assim chamado porque:

Uma pessoa compreendida por suas características biológicas, físicas e psicológicas interage com seu ambiente.

6- O ambiente ecológico compõe-se pela interação de quatro sistemas: microsistema, o mesosistema, o exosistema e macrosistema. É correto afirmar que:

Por microsistema o autor entende as relações interindividuais em que predominam o contato direto entre as pessoas e baseia-se na reciprocidade e estabilidade.

7- Sobre o significado de avaliação investigativa ou formativa, é correto afirmar:

Seu foco é o crescimento harmônico e completo do aluno.

8- Com relação ao processo de avaliação como um método de coleta e processamento de dados, necessários à melhoria da aprendizagem e do ensino, considere as alternativas a seguir:

I. É um instrumento que possibilita verificar se os procedimentos adotados estão sendo eficientes, além de ser um auxiliar na consecução de objetivos educacionais importantes.

III. A avaliação sempre implica na atribuição de um conceito de melhor ou pior relacionado a um determinado objetivo.

9- Sobre os princípios que visam caracterizar melhor o processo de avaliação educacional, é correto afirmar:

A avaliação deve ser planejada de forma contínua e sistemática.

10- Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete parauma personagem. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa.De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora atende a determinadas concepções e seus propósitos. Considere as alternativas a seguir:

I. Diagnóstica: conhecer os conhecimentos já aprendidos pelas crianças.

III. Formativa: acompanhar o processo individual de aprendizagem das crianças.

IV. Investigativa: conhecer os indícios das aprendizagens realizadas pelas crianças.

11- Considerando os pressupostos teóricos, o profissional deve ser capaz de reconhecer os problemas apresentados pelo aluno, para identificar qual deve ser o encaminhamento do processo diagnóstico. Nesse contexto, é correto afirmar:

O modelo integrativo avalia não só o sujeito, sua conduta e o ambiente, mas principalmente as interações que ocorrem entre eles.

12- A hora lúdica permite também observar e avaliar conflitos que envolvem o comportamento tanto do ponto de vista patológico como os de natureza cognitiva. Nesse contexto, é correto afirmar que:

A hora lúdica permite fornecer pistas sobre aspectos cognitivos, emocionais e sociais, relacionados às histórias de fracasso escolar.

13- Sobre a instalação da primeira brinquedoteca, é correto afirmar que:

A primeira brinquedotecafoi fundada em Los Angeles por um diretor, para evitar que os alunos continuassem furtando os brinquedos de uma loja próxima.

14- Considerando que as Lekoteks, foram criadas para orientar pais e crianças com problemas em seu desenvolvimento, considere as alternativas a seguir:

I. As Lekoteks eram mantidas pelo Ministério da Saúde e do Bem-Estar Social de Estocolmo, na Suécia, que entendia o caráter preventivo e terapêutico do brinquedo para crianças com o desenvolvimento comprometido.

III. Para as crianças que não podiam ir à Lekotek, havia uma pessoa treinada para levar os brinquedos até a casa dela, com orientações específicas para ela e para a família, a fim de estimular especificamente suas necessidades.

15- Sobre a fundação da primeira brinquedoteca no Brasil, é correto afirmar que:

Foi criada no ano de 1981 pela pedagoga Nylse Helena da Silva Cunha.

16- Uma estudante do curso de Pedagogia observa, na brinquedoteca, uma criança utilizando um cabo de vassoura para puxar seu brinquedo que rolou para debaixo do armário e reflete sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento, destacando o que corresponde àquela situação, a fim de registrá-la no relatório sobre a criança. Embora vários aspectos do desenvolvimento estejam presentes na situação descrita, qual é o predominante?

Intelectual.

17- As brinquedotecas podem ser de diferentes tipos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com