TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Trabalho Escolar: PROJETO MULTIDISCIPLINAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  4.572 Palavras (19 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 19

Curso: Tecnologia em Logística – 3º NA

PROJETO DE APRENDIZAGEM

ANDRÉ

MARCOS

MARCELO

CAIO

RODRIGO

PROFESSOR: EGBERTO GOMES FRANCO

SANTO ANDRÉ, 22 DE MAIO DE 2013

Introdução

Este trabalho tem a finalidade de descrever sobre Logística e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain), Custos Logísticos e Intermodais.

Iremos mostrar a importância da Logística, como podemos gerenciar uma cadeia de suprimentos, explicaremos os custos logísticos dentro de uma empresa e iremos ver todos os tipos de modais.

Logística e cadeia de suprimentos

O conceito de Logística na visão do Council of Logistic Management (Conselho de Gestão de Logística) é o processo de planejamento, implantação e controle de fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relativas desde o ponto de origem até o consumidor final, levando-se em conta menor custo e maior qualidade.

Hoje em dia as empresas estão procurando diminuir o prazo de compra de mercadorias dos seu fornecedores, diminuir a produção de bens e serviços até a entrega para o cliente final, fazendo com menor custo e com maior qualidade.

A Logística teve uma grande evolução, antigamente a logística só estava focada em alguns setores da empresa, atualmente ela se tornou Logística Integrada pois todos os setores da organização estão ligados uns aos outros sempre buscando informações entre si.

A metodologia da logística é a compra de matéria-prima, a fabricação do produto, a armazenagem, a estocagem até a entrega para o cliente de maneira satisfatória sempre reduzindo custos e proporcionando alta qualidade.

O setor de compras, transporte, armazém, expedição, PCP torna-se uma Logística integrada pois eles sempre estão trocando informações para um bom desempenho desde a produção até a entrega do produto para o cliente, até os parceiros externos da empresa, como os fornecedores, entraram neste processo.

Para termos uma ótima logística dentro de uma organização todos os setores precisam estar sempre ligados uns aos outros.

Para termos uma logística com menor custo teremos dentro dela os custos logísticos.

Após os parceiros externos entrarem nesse processo logístico, surge a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) que gerencia todos os setores.

Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais”. (Martin CHRISTOPHER, 2009).

Explicando em nossas palavras sobre o que o Autor disse, é nada mais que uma empresa com seus diversos setores que estão sempre trocando informações, elas estão sempre ligada umas as outras.

O objetivo da cadeia de suprimento é diminuir os custos em todos os setores da mesma, sempre pensando no cliente entregando o que ele quer com qualidade, o produto certo, na hora certa como foi combinado com ele.

Hoje temos a vantagem competitiva que é uma vantagem que a empresa tem com os seus concorrentes que é mostrada pelo seu próprio desempenho econômico. Para a empresa ter uma vantagem competitiva elevada ela precisa ser exclusiva,ser sustentável, ser difícil de imitar.

A gestão da cadeia de suprimentos deve ser chamada de ECR (Efficient Consumer Response) que significa resposta eficiente para o consumidor, isto é, a empresa tem que estar conectada com todos da cadeia até a entrega do material para o consumidor.

Os processos da cadeia de valor é classificada em 2 tipos:

-Atividades primárias: Inbound, outbound, serviços, vendas e marketing

-Atividades de apoio: RH, infraestrutura da organização, TI, compras

As empresas devem olhar para cada processo e avaliar se elas tem uma vantagem competitiva real.

As empresas que possuem grande poder aquisitivo no mercado possuem uma vantagem de custo e uma vantagem de valor.

A vantagem de custo é quando a empresa tem o custo baixo e a vantagem de valor é quando a empresa agrega algo a mais no seu produto.

A missão da gestão de logística é organizar e planejar as atividades até chegar em um nível desejado de serviços prestados e qualidade no menor custo.

Hoje em dia o cliente está muito exigente, ele quer qualidade do produto e também qualidade nos serviços.

Para termos um nível de serviço alto precisamos ter o “pedido perfeito” que é aquele pedido que é 100% correto. Entregar o produto certo para o cliente, no prazo certo, na quantidade certa e caso o produto tenha algum defeito o cliente consiga trocar.

A criação da cadeia responsiva de fornecimento é hoje um grande desafio para as empresas, pois o produto e o ciclo de vida estão cada vez menores, a concorrência está forçando mudanças e os consumidores estão exigindo variedades de produto.

Na cadeia responsiva de fornecimento é usada a produção enxuta que é quando a empresa tem pouco estoque, o lead-time é curto e temos também a produção ágil que é aquela quando a demanda varia, ora vende o produto A, ora vende o produto B.

Para termos uma cadeia de suprimentos sincrônica todas as partes devem estar ligadas umas as outras sempre trocando informações. As informações que as organizações estarão compartilhando incluem toda a produção do produto.

Hoje em dia é muito raro uma empresa compartilhar informações com o seu fornecedor, pois elas falam que são informações sigilosas, mas com certeza se a empresa compartilhasse esta informação com o seu fornecedor com certeza seria muito mais fácil, pois o fornecedor poderia saber quando está baixando o nível de estoque do seu cliente, então ele entregaria a matéria-prima, assim o lead time seria mais curto e a empresa entregaria o produto para seu cliente no prazo que foi combinado com ele.

Custos Logísticos

Podemos afirmar que custo é uma quantidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com