TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM

Dissertações: PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Na filosofia clássica, ética era o ramo de estudos do melhor modo de se viver em uma sociedade. Alguns filósofos defendiam até, que todo o ser humano já nascia com o conceito de ética embutido, um instinto da nossa essência do que é certo ou errado. A ética por muitas vezes é confundida com moral. Para eles a moral tratava-se de comportamento dentro da sociedade. Comportamentos influenciados pela cultura, religião, ou até mesmo o clima.

Ética não é uma lei, mas a lei tem como base em princípios éticos. O cidadão brasileiro parece-nos que em grande parte esqueceu ou optou por distanciar-se de "valores formadores". Todos os dias nos telejornais nos depararam com várias notícias Brasil afora, escândalos de vários tipos surgem a cada dia. O povo fica perplexo com os novos acontecimentos em desrespeito ao cidadão. Nada escapa da ganância e interesses dos mais poderosos. Essa falta de ética engole vorazmente os interesses do povo. Somos assolados por diversos males sociais. Qual o custo de se perder a credibilidade?

Devemos observar o conjunto de princípios morais no exercício de cada profissão. Os valores morais que cada indivíduo deve seguir para o convívio social e um convívio empresarial. A ética não tem grau: ou eu tenho ou não tenho decência, ou eu penso ou não penso direito. No geral a tendência e o entendimento sobre a ética estão fundamentados no "fazer o bem", outra ação fora disso, poderá ser considerada antiético. Ética envolve, portanto comportamento moral, conflito de interesses.

Ética é o conjunto de valores e princípios que utilizamos para responder as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Geralmente são definidas através de princípios da sociedade, religiosos ou não, normatizações. Até que seja introjetado em cada indivíduo, se construindo dentro de cada um.

Ética não é como as pessoas são, e sim como elas agem diante de cada situação. Qual a reação mais adequada? Afinal, o que guia nossas decisões pessoais? Quais os dilemas que temos que enfrentar para que possamos ser éticos? Não é uma escolha fácil e simples. É sempre uma escolha pesada, pois por vezes temos que escolher tomarmos decisões cujo dilema envolve duas posições, em que ambas tem qualidades e defeitos, ou ambas tem qualidades. Por isso não se trata de escolha simples, pois qualquer lado será muito complicado, abrindo mão de pontos importantes. O interesse do dilema ético é onde não tem mais regra. Você não pode dizer: O certo é isso.

A ética está no cotidiano das pessoas, quando você escolhe se passa ou não um sinal fechado, ou se frauda ou não uma conta. Você está sendo antiético. Você está indo contra certos princípios que não gostaria que violassem em relação a você. A maior parte das pessoas acha que sabem o que é certo ou errado, mas entram em dilemas éticos quando são dois valores importantes que se contrapõem. Não existe ética absoluta, existem valores que foram apresentados por muito tempo, valores que são para todo mundo.

Mas no correr do século XX ficou muito difícil manter isso. A gente foi percebendo que existe uma diversidade muito grande de costumes, de crenças, de convenções. A gente está aprendendo a viver nas diferenças, está aprendendo a respeitar os valores diferentes de outras pessoas e isso é muito positivo. Não basta dizer que os meus valores são estes ou aqueles. Os valores podem deixar de ser universais - os mesmos para todo o mundo - mas há uma palavra chave para os valores, que é a reciprocidade: Os valores que eu escolho tem que ser recíprocos, isto é, os direitos que reivindico para mim, eu tenho que reconhecer também para o meu semelhante, sou eu aceitando a diferença do outro, como eles aceitam a minha. Essa talvez seja a grande novidade no nosso tempo. A ética não pode ser mais identidade de toda a unanimidade, e sim a ética da busca, da dúvida, das diferenças.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS

2.1 Sinopses do Filme

Amor sem Escalas gira em torno de uma Outplacement, empresas contratadas para agilizar e tentar humanizar os sistemas de demissão em massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria.

Retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas . Exerce sua função com bastante habilidade e é considerado um dos melhores em sua empresa. Apesar de sua função ser difícil, ele consegue desempenhá-la com destreza.

Ryan Bingham consegue transmitir extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Ele tem uma metodologia, uma razão para dar certo, e trabalha com dignidade. Ele dispensa pontos negativos, e tudo que se refere à ele, como ameaças. carga emocional ,ofensas, ele reverte a seu favor. Ryan é frio para demitir pessoas, mas se mantém atualizado a realidade de cada um que demite não porque se importe, mas por querer fazer o melhor em seu trabalho. Tem um rápido raciocínio e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e ainda consegue dar uma nova perspectiva ao futuro profissional de algumas dessas pessoas que demite, apresentando benefícios que são oferecidos para os colaborados que são desligados da empresa. Especialista, mostram os novos horizontes, as novas oportunidades para os mesmos, mostradas através de outro prisma. Quase não tem tempo para a família, sua vida é corrida, então é ágil para não perder tempo. Mais tudo isso acaba com a chegada de uma executiva que insere ideias inovadoras para a empresa.

Natalie Keener trás novas tecnologias, como a vídeo conferência, projeto global local, mostra que trará muitos benefícios , pois reduzirá os gastos com viagens em 85%. E também a vida dos funcionários externos ficaria bem melhor, pois teriam mais tempo de ficar em casa com a família. Natalie é segura de si devido ao vasto conhecimento teórico, porém frágil quando entra em contato direto coma prática dessa teoria seus valores são modificados quando introjeta as dificuldades e dramas daqueles a quem tem que demitir. Ryan acha que projeto não daria certo, pois sem a presença física de uma pessoa que pudesse convencer o demitido frente à frente, ficaria mais fácil para este entrar com ações indenizatórias contra a empresa que o estava demitindo.

Sente-se ameaçado, até porque criou um estilo de vida baseado em suas constantes viagens. Por outro lado a nova colega de trabalho, Nathalie, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com