TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Monografias: PROJETO MULTIDISCIPLINAR I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

Jundiaí/SP

Junho /2013

Introdução

O projeto transdisciplinar deve ter como pressuposto como o próprio nome diz, o objetivo de conectar-se com as disciplinas. Para que isso aconteça é necessário que o projeto esteja bem definido pelo professor, mas é primeiramente necessário que parta do interesse dos alunos. Isso pode ser evidenciado, por exemplo, em uma roda de conversa, da ida a um supermercado num final de semana.

É preciso considerar o que os alunos trazem de informações para que o professor ao desenhar esse projeto se torne mediador da proposta. As contribuições dos alunos devem ser consideradas. Assim, por exemplo, se pensarmos na Língua Portuguesa a primeira relação que deve ser estabelecida quando se tem um objetivo ampliar o repertório de escrita e leitura, é necessário sempre que o professor faça intervenções com base em um texto, e esse deve ser, por exemplo, a lista de nome dos alunos da sala, por ser uma escrita estável e favorece a aprendizagem. Deve-se escolher também embalagens que se aproximem do contexto da língua portuguesa, evitando, portanto nomes complexos (ou seja, nomes em inglês) ex: “Nestlé, Chokito...”

Assim se o objetivo é articular com outras disciplinas, na matemática, é possível organizar um mini- mercado com essas embalagens fornecendo calculadoras, lápis, bloco de anotações, enfim, elementos do cotidiano ligados ao comércio. O trabalho com geometria é riquíssimo.

Outra possibilidade que pode estar ligada com historia com o trabalho de origem dos alimentos. Esse trabalho é rico, pois possibilita também a ampliação do vocabulário.

Vale também trazer, por exemplo, algumas sementes para que os alunos se apropriem dos conteúdos com uma maior aproximação do cotidiano.

Outra questão apontada com o trabalho com embalagens refere-se à educação ambiental, há de pensar na embalagem de um pacote de bolacha salgada individual. Aqui rende uma boa discussão!

Dessa forma a noção de projeto em sala de aula não pode ser uma colcha de retalhos, há de se pensar na coerência da proposta e especialmente no que os alunos vão trazendo para esse cenário. O professor deve estabelecer links, fazer referência ao que está sendo estudado em sala de aula com os alunos para que possa alcançar os objetivos propostos.

A ação de projetar esta assentada com o propósito de delinear as etapas, mas elas não necessariamente devem ocorrer numa ordem seqüencial, cuja previsibilidade esta posta pelo professor. Isso significa que trabalhar com projetos em sala de aula com esse viés transdisciplinar requer que o professor esteja refletindo sobre a sua pratica, dando voz e escuta aos alunos, portanto, considerando as suas ideias e replanejando se necessário.

A função do projeto transdisciplinar é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação e da relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

Hernádez, 1998

Projeto Transdisciplinar

Tomamos por base, a análise de um projeto cujo tema está voltado à formação de leitores na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Monteiro Lobato”, com sede em Várzea Paulista – S.P. Tal projeto é aplicado para a turma do 4º ano do ensino fundamental.

Os componentes da matriz curricular da referida escola, atendem aos dispositivos da lei e de diretrizes e base da educação nº 9394/96 Tendo base nas disciplinas as seguintes matérias:

Língua Portuguesa, Matemática, Historia, Geografia e Ciências.

Alfabetização com embalagens e etiquetas

As etiquetas e embalagens contêm textos que nos informam sobre o produto que acabamos de adquirir, seja ele alimento industrializado, vestimentas, brinquedos, etc.

São pequenos textos que contêm informações importantes, que devemos criar o hábito de ler sempre. Nestes textos há informações sobre seu funcionamento, manutenção, modo de usar, como lavar, manter seu produto por mais tempo, e etc.

Há também os produtos que contêm imagem ilustrativa que se vendem por si só, apenas ao olhar a imagem você já sabe o que o produto tem a lhe oferecer.

Usar as embalagens e etiquetas na alfabetização é um bom trabalho, pois ajuda as crianças entenderem melhor para que servissem desenhos, as letras e as figuras nas embalagens que elas costumam ver em suas casas. Com este trabalho elas também vão aprendendo a ler, a escrever e a reconhecer números, tanto na escrita como na função verbal.

Continuação didática.

Este trabalho visa criar possibilidades dos alunos formarem-se leitores e escritores significativos da alfabetização.

Para darmos continuidade a este trabalho precisamos considerar que:

Os alunos tenham um grau de familiaridade com este tipo de texto. É necessário analisar a sala para saber até onde os alunos possuem o conhecimento de etiquetas e embalagens, e se sabem o que está escrito e onde encontrá-las.

Saber quais alunos são alfabetizados e se são capazes de ler as embalagens e etiquetas com letras e números, investigar se apenas não identificam as imagens desenhadas nas embalagens e qual a mensagem que ela passa para eles.

Os grupos devem ser mesclados por se tratar de uma atividade que os alunos realizarão em grupos, e por este motivo é fundamental saber qual aluno tem mais conhecimento com este material para poder formar um bom grupo.

Na hora de formar o grupo é importante saber as diferenças individuais. Com certeza haverá alunos que sabem mais sobre embalagens e etiquetas e outros menos. Neste momento devemos levar em conta esse conhecimento para podermos adquirir um bom resultado de aprendizagem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com