TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Artigos Científicos: PROJETO MULTIDISCIPLINAR I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto Pedagógico e as suas Etapas

Projetos Pedagógicos são atividades organizadas que coordenam diversos conhecimentos sobre os mesmos fatos, acontecimentos, situações, problemas e soluções. Define as intenções de uma turma/ano/escola em realizar um trabalho de qualidade.

Segundo Hernandez “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”.

Os projetos pedagógicos trazem uma nova luz ao entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Através deste método, o aluno se torna responsável pela aquisição do conhecimento, pois ele participa de todas as etapas.

1. Etapas de um Projeto Pedagógico

Quando se cria um Projeto Pedagógico, devem-se observar algumas etapas importantes, que darão definição e direção à realização do proposto.

2. Tema

A escolha do tema é importante, pois é a identidade do projeto. É à base da realização e direção que o projeto deve seguir. Ele deve ser escolhido entre professor e aluno.

3. Problematização

O projeto deve ser baseado na solução de um problema emergente. Criado para que os participantes entendam a situação e que através de suas ações e de seu engajamento, modifiquem o panorama atual.

4. Público Alvo

São pessoas para qual se destina o projeto. Ele sempre deve ser adequado ao tipo de público, considerando a faixa etária e interesse do mesmo a fim de se utilizar recursos adequados para a realização do proposto.

5. Objetivos Gerais e Específicos

O que se pretende com este Projeto? Qual a finalidade de sua realização?Os objetivos estão definidos em dois (02) grupos: Geral e Específicos.

6. Justificativa

É preciso clareza da viabilidade de realização do projeto que se propõe a desenvolver. Os argumentos devem ser claros e convincentes.

7. Avaliação

Cada etapa do projeto será avaliada, realizando os ajustes necessários.

8. Encerramento do Projeto

Realizar o encerramento (culminância) do projeto propondo uma produção final, que dê visibilidade a todo o processo vivenciado e possa servir de foco para outro projeto educativo.

A Importância da Transdisciplinaridade na Organização de um Projeto. “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os Homens se educam em Comunhão” Paulo Freire.

A Transdisciplinaridade é a busca de uma possível intercomunicação entre as disciplinas ou quando se aborda determinado tema não haja e nem existam fronteiras entre as disciplinas.

A importância da transdisciplinaridade em relação às etapas de um projeto de trabalho é como ela se articula no desenvolvimento do mesmo, propiciando “a ponte” entre várias disciplinas, realizando a possibilidade de construção de um novo saber, complexo e global, em prol da edificação de uma realidade não fragmentada.

A transdisciplinaridade ou temas transversais são assim considerados porque se inscrevem no currículo escolar de forma a estar presente em todos os campos do conhecimento. Assim, os temas não sendo propriedade de nenhum campo específico, devem ser tratados por todas as disciplinas de forma integrada. O conhecimento e a ação na transversalidade trazem mudanças na prática pedagógica do professor e no processo de ensino aprendizagem. Trabalhar a interdisciplinarmente, por sua vez, exige que o professor compartilhe com os colegas de profissão sua forma de trabalhar. Nem todos os professores se sentem à vontade para explicitar o seu trabalho pedagógico: o receio da crítica ao seu trabalho os impeça de realizar as suas ações de maneira mais integrada. Talvez, ainda, os problemas sejam a ausência de uma cultura da interdisciplinariedade na escola, que levem o professor a uma prática pedagógica tradicional que compartimenta os saber em diversas disciplinas.

Trabalhar com projetos é uma forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses e preocupações dos alunos à sua realidade dentro e fora da escola e também ao contexto social ao qual eles estão inseridos. Os projetos extrapolam o currículo escolar, pois os temas escolhidos podem ser tratados de forma ampla inter e transdisciplinarmente.

As etapas de um projeto devem ser planejadas pelo professor e negociadas com os alunos para que esses possam acompanhar participar ativamente de todo o processo, dando sugestões, questionando, buscando soluções, fontes de informações e até mesmo avaliando. Os projetos exigem cooperação, interesse, curiosidade, pesquisa coletiva em diferentes fontes, registros do que está sendo pesquisando como fotografias, desenhos, pinturas, colagens, maquetes, instalações, teatro, dramatizações e os mais variados tipos de textos escritos. Ao professor cabe a mediação de cada momento do processo por meio de planejamento e organização de propostas (de ação, representação e tomada de consciência), pesquisa de fontes para subsidiar o trabalho, conhecimento dos conteúdos, observação e reflexão sobre os objetivos que devem ser necessariamente trabalhados.

O trabalho com projetos por abordar um determinado assunto de forma contextualizado amplia consideravelmente a gama de conhecimento que podem ser ligados ao tema eleito, permitindo a inter e a transdisciplinaridade, além de inserção da educação de forma ampla na cultura. Um projeto pode desencadear outros e as diferentes formas de buscarem as informações e de socializá-las – jornal, livro, exposições, feiras, etc. – permitem que os conhecimentos construídos coletivamente circulem, estendam-se às comunidades. Portanto, ouvir, acolher se constroem elos perdidos, raízes e identidades para que se busque o processamento das múltiplas influências do cotidiano, ou o inverso, parece ser a grande missão, mas não a lição, da escola. Não a lição porque também o professor como cidadão e como educador, precisa de identidade, de auto-estima, mas ele precisará se reconstruir na construção do outro, no caso, o aluno.

Esboço do Projeto

Objetivos Gerais

1. Desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais, refletir sobre as relações entre humanidade e a água, no sentido da preservação ambiental e da sobrevivência humana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com