TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCPLINAR Auto-aprendizagem II

Projeto de pesquisa: PROJETO MULTIDISCPLINAR Auto-aprendizagem II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

4º SEMESTRE

PROJETO MULTIDISCPLINAR

AUTOAPRENDIZAGEM II

INTRODUÇÃO

O Objetivo deste projeto é analisar as disciplinas estudadas neste semestre (Administração de Materiais; Operações de Terminais e Armazéns; Transporte, Distribuição e Seguros; Logística Internacional e Qualidade em Sistemas Logísticos), na empresa Supermercado ATACADO FERNANDES.

Cada um destes elementos é responsável pelo resultado final do processo logístico, ou seja, um elemento dos citados acima que não estejam efetivamente apresentando bom resultados podem apresentar resultados negativos que, por sua vez, resultará basicamente em ineficiência do sistema logístico.

Vimos também que a globalização nos proporciona um grande apoio a fim de nos desenvolver na exploração do território internacional, afinal estamos na região de fronteira com a Bolívia, o qual o objetivo é a busca por um competente sistema logístico.

Para finalizar mostramos que toda e qualquer organização precisa oferecer uma implantação e uma política de gestão voltada para a qualidade com consciência em reavaliar todo o seu processo para atingir um melhor desempenho de todas as suas atividades.

Procedimentos Gerais dentro da Organização

Planejamento organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, são adotados a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção, com o objetivo de evitar fraudes, erros, ineficiências e crises nas empresas.

O gestor ou a gerencia avalia o nível de segurança dos controles internos existentes na empresa, sugere e recomenda a implementação ou melhoramento de mecanismos internos de prevenção. Também, funciona assessorando a administração da empresa ao identificar a inexistência, deficiência, falha ou não cumprimento do controle interno, o gestor deverá ter conhecimento da funcionalidade e aplicação desses mecanismos na empresa. Esta obra visa abrir o raciocínio do gestor para avaliar a segurança dos controles internos na organização.

Aspectos Gerais

Devem ser:

Úteis – quando salvaguarda os ativos da empresa e promove o bom desenvolvimento dos negócios, protegendo as empresas e as pessoas que nela trabalham;

Práticos – quando apropriado ao tamanho da empresa e ao porte das operações, objetividade ao que controlar e simples na sua aplicação;

Econômicos – quando o benefício de mantê-lo é maior que o seus custos (custo/benefício).

Importância

Salvaguardar o ativo – proteger os ativos de eventuais roubos, perdas, uso indiscriminado ou danos morais (imagem da empresa);

Desenvolvimento do negócio – sistema de controle interno que permita a administração agir com a maior rapidez e segurança possível nas tomadas de decisões.

Resultado das operações – fornecer à administração, em tempo hábil, informações que possibilitem o aproveitamento de todas as oportunidades de bons negócios, redução de custo e aumento do nível de confiança dos clientes e funcionários da empresa.

Postura, Ética e Visão de Trabalho.

A concepção de ética esta relacionada na conduta humana, e suas condições entre o bem e o mal direcionado a um caráter de comportamento, a ética é fundamenta-se em muitos aspectos.

A ética ganha respeitabilidade, como forte diferencial de qualidade e conceito publico, mas será que já se formou a consciência ética no comando das organizações.

A consciência ética resulta dessa sinergia. O homem não subsiste sozinho, sem a equipe, sem o outro, torna-se uma abstração social, manipulável e excluído.

É a ética da solidariedade nas organizações que da sustentação a uma equipe e a torna indestrutível. Não há vida social sem essa fundamentação ética.

Postura ética; corresponde às diretrizes capazes de garantirem a necessária credibilidade à ação organizacional, para tanto é necessário que haja nitidez na filosofia da empresa, de modo que ela esteja refletida no comportamento de cada funcionário da organização.

A ética nas organizações vem se caracterizando por iniciativas concretas, entres as quase destacamos:

• Filosofia empresarial – por meio da clara conceituação de missão, princípios e orientações;

• Comitê de ética – criação de grupo para definir e avaliar politicas e estratégias, formulação de diretrizes éticas;

• Credos – divulgação das crenças institucionais, perfil e padrões, para funcionários e clientes;

• Diretrizes éticas – coletânea de preceitos sobre comportamentos esperados, como temos afirmado preferidos “Diretrizes Éticas” a códigos;

• Ombudsman – ouvidores colocados ao alcance dos clientes para atenderem seus reclamos;

• Auditorias éticas – avaliações periódicas sobre condutas empresariais;

• Linhas diretas – circuito aberto a críticas, reclamações e sugestões;

Balanço social - divulgação dos investimentos da empresa, realizados em beneficio do publico interno e a comunidade.

Essa pratica irá transformar a ambiência de trabalho em uma cultura ética, na qual se realiza a comunidade vivencial de liderança e aprendizagem, em que todos realizam função educativa – todos ensinam, todos aprendem, em um intercambio enriquecedor em que a solidariedade torna-se valor espontâneo.

METODOLOGIA

O presente trabalho, do ponto de vista de sua natureza, classifica-se como uma pesquisa quantitativa e com relação aos objetivos da pesquisa, pode ser classificada de descritiva. A respeito da pesquisa descritiva, Gil (1999, p.44), diz que este tipo de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com