TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar De Auto Aprendizagem

Casos: Projeto Multidiciplinar De Auto Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  4.748 Palavras (19 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Planejamento, Programação e

Controle da Produção

Carlos Henrique Sanches RA 1299234077

Elsiomar dos Santos RA 1299234119

José Roberto Coutinho RA 4922921318

Mario Herminio de Souza RA 4351743559

Ribeirão Preto /SP

2013

Carlos Henrique Sanches RA 1299234077

Elsiomar S. dos Santos RA 1299234119

José Roberto Coutinho RA 4922921318

Mario Herminio de Souza RA 4351743559

Professor EAD: Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira

Professor Tutor Presencial: David Matheus Sena

Professor Tutor a Distância: Felipe Ricardo Rossi

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Logística Empresarial para a obtenção de nota.

Ribeirão Preto /SP

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Etapa 1 - Relatório da empresa, desenho da rede logística e resumo sobre vantagens competitivas 5

Etapa 2 - Gargalos da cadeia de suprimentos 7

Etapa 3 - Propostas de melhorias e indicadores de desempenho para melhoria do processo de qualidade 10

Etapa 4 - Plano de melhorias 13

Considerações Finais 17

Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

As atividades que concernem ao PPCP são de extrema importância, fornecendo subsídios para que a empresa tenha competitividade, perseguindo objetivos de redução de tempos de processo, ociosidade, perdas de materiais e produtos, o que implica em menor custo. Para indústrias do ramo farmacêutico, cuja produção repetitiva e em lotes tem seus desafios particulares, a determinação de lotes econômicos, processos bem definidos, controlados e documentados são fundamentais para dar suporte em auditorias internas e externas. Uma especial atenção a dados relevantes Good Manufacturing Practices (GMP) pode fornecer as informações para gerar relatórios de consumo dos materiais por ordem/lote produzido (batch tracking), as quantidades produzidas e os refugos advindos dessa produção, além de tempos e variações que por ventura ocorram no processo produtivo. Ampla e criteriosa documentação do chão de fábrica (shop floor control) também pode oferecer ótima coletânea de informações para utilização tanto em auditorias como no dia-a-dia.

As atividades do PPCP, bem como de toda a área Industrial, são extremamente beneficiadas se a alta direção reunir em um bloco coeso as áreas de marketing e produção. Por meio de negociação objetiva, transparente e elaborando planos de demanda com a maior acura cidade possível, a empresa pode oferecer aos seus clientes produtos de alta qualidade, na quantidade e prazo desejados, otimizando os custos de tempos de processo, gastos com materiais, outros insumos e despesas diversas. Em contrapartida, o PPCP deve ser ativo para medir os desvios e apresentá-los de forma didática e sintética para que os outros departamentos produtivos tomem as medidas necessárias de correção e, principalmente, de prevenção. Neste ponto, também é muito importante o bom e constante relacionamento entre os departamentos/setores da área produtiva, não sendo rara a formação de grupos de trabalho para atacar problemas específicos da produção.

Etapa 1

Conceitos Gerais

Diariamente nossos gestores estão planejando, programando e controlando as atividades realizadas na empresa, deve gerenciar sua empresa de maneira objetiva, dinâmica e eficaz, fazendo melhorias para não perder para seus concorrentes os seus produtos, ou então hoje quem não tem essa visão de PCP terá dificuldades de alcançar seu índice de produtividades e qualidade que o mercado exige e acabara desaparecendo.

A certeza de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito.

Seguindo essa prática diariamente na empresa, também será possível a diminuição de seus custos operacionais.

O Planejamento e Controle da Produção ( PCP ) é um processo que devemos utilizar no gerenciamento das atividades de uma produção é uma sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa com a finalidade que envolve planejamento.

Planejamento: é quando determinamos o que será produzido e quando será produzido

Programação: são recursos utilizados para a operação, deverá ter inicio e término de todo o fluxo de trabalho que será realizado.

Controle: é o monitoramento e correção de desvios da produção, alguns imprevistos que ocorrerão durante a produção que na estará esperando.

A determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com