TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar De Auto-aprendizagem

Ensaios: Projeto Multidisciplinar De Auto-aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  4.010 Palavras (17 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Manter uma equipe de profissionais alinhados à missão, à visão e aos valores de uma marca exige manutenção constante e, por isso, é importante criar uma rotina de treinamentos. Construir equipes preparadas e atualizadas contribui para o aumento da lucratividade da empresa e para o desenvolvimento profissional e pessoal dos envolvidos.

O presente trabalho foi realizado em uma escola particular de educação infantil com 23 funcionários, localizada em Santa Felicidade/PR, com o objetivo de analisar a situação existente e apresentar melhorias para o conseqüente desenvolvimento, crescimento e consolidação da marca, não só entre clientes, mas também entre os colaboradores.

Observou-se que a referida instituição não tinha, entre seus colaboradores, o necessário comprometimento para o bom funcionamento, o que gerava desconforto entre eles. Além disso, o prédio necessitava de adaptações em sua estrutura física para melhor fluxo de seus colaboradores e clientes.

Diante destes desafios foi necessário, para o problema de comprometimento, um trabalho específico de treinamento adequado a todos os colaboradores, para que eles se sentissem valorizados e conscientes de sua importância na missão de bem-educar para um futuro melhor: palestras motivacionais, cursos de aperfeiçoamento, avaliações constantes e benefícios que dêem estímulo ao aprendizado constante.

Quanto ao prédio, tendo tamanho e localização privilegiados (esquina), foi necessário um trabalho de arquitetura e adequação, para proporcionar conforto, segurança e beleza a clientes e colaboradores. E esta interferência arquitetônica trouxe benefícios inclusive ao trânsito dos arredores da escola.

Este trabalho acadêmico é, antes de mais nada, o “esmiuçamento” de uma situação real com o intuito de identificar problemas e então, utilizando as técnicas aprendidas e assimiladas, elaborar um plano de soluções, trazendo benefícios não só à instituição pesquisada, mas também a toda comunidade envolvida.

PALAVRAS-CHAVE: Treinamento, comprometimento, adequação.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 5

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA ............................................................ ..6

1.1 Descrição da empresa ..........................................................................................7

1.2 Situação geral .......................................................................................................8

1.3 Objetivos ..............................................................................................................8

1.4 Metodologia ...........................................................................................................8

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................................................. 9

2.1 Treinamento e desenvolvimento de RH...............................................................10

2.2 Gestão de Desempenho ..................................................................................... 10

2.3 Administração de Cargos, Salários e Benefícios ............................................... 12

2.4 Educação Corporativa ........................................................................................ 14

2.5 Gestão de Conhecimento ................................................................................... 15

2. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ................................................... 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES .......................................................... 20

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 21

ANEXOS ................................................................................................................. 22

INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios está mudado e nos dias atuais é de fundamental importância para as organizações planejar a área de Recursos Humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo. As empresas que seguem modelos de gestão antiquados, sem nenhum efeito estratégico ou não agregam valor algum para a organização, estão começando a rever seus procedimentos e a se adaptar aos novos tempos.

A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem as organizações atrair, desenvolver e reter seus talentos humanos. Elas precisam adequar-se às necessidades humanas de forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes.

O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil, o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado.

Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações o presente trabalho propõe analise da organização, seu ambiente e estrutura de trabalho, propondo um planejamento (tático) de Recursos Humanos à organização.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

O caminho que leva à me¬lhoria da educação básica brasileira precisa passar pela qualificação e pela avaliação do desempenho dos professores, na opinião da maioria dos especialistas no assunto. Um outro ponto citado pelos es¬pecialistas é que o treinamento do educador tem que ser constante. Além disso, os professores teriam de ser mais co¬brados. Uma das sugestões apre¬sentadas é a avaliação dos educadores pelo rendimento dos alunos. "Na verdade não deveria ha¬ver outro critério. Se os alunos não estão aprendendo, o profes¬sor não está ensinando", afirma Guiomar Namo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com