TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO NUTRICIONAL

Artigo: PROJETO NUTRICIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS SAUDÁVEIS

No Brasil e no resto do mundo está ocorrendo um aumento da obesidade, o que é muito preocupante! A obesidade pode causar várias doenças graves, como diabetes e doenças do coração, comprometendo a qualidade de vida e, portanto, deve ser tratada.

Uma pessoa pode ser obesa ou ter excesso de peso porque:

1. come exageradamente e/ou;

2. gasta poucas calorias e/ou;

3. tem mais facilidade de produzir gordura quando o balanço calórico é positivo; e/ou

4. "queima" gorduras com menor facilidade.

Se o seu filho está com excesso de peso, você poderá ajudá-lo procurando um Nutricionista ou profissional da saúde habilitado, que irá orientar sobre como controlar o peso adotando hábitos alimentares saudáveis.

A adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física podem prevenir e controlar a obesidade em crianças, possibilitando que elas cresçam e se desenvolvam, tornando-se adultos saudáveis.

A participação dos pais na prevenção e no tratamento da obesidade é fundamental, pois eles podem ajudar seus filhos a cumprirem os objetivos que levam a uma melhoria da saúde e também contribuírem para uma melhoria da qualidade de vida de toda a família.

Neste livreto, vamos explicar os princípios para uma alimentação saudável, prevenindo e tratando a obesidade, por meio do controle do peso.

NÃO PRECISA TER PRESSA!

Crianças e adolescentes param de crescer (ganhar altura) quando são submetidos a dietas hipocalóricas (baixas em calorias). Desta forma, vamos esquecer a pressa, pois este comportamento só irá trazer frustração e sentimento de fracasso, além de alguns problemas de saúde. Mais do que perder peso rapidamente, as crianças e os adolescentes devem aprender a lidar com os alimentos de modo a poderem fazer escolhas alimentares corretas, estando os mesmos em casa, no cinema, na escola, sozinhos ou acompanhados dos pais ou da turma.

Crianças e adolescentes não devem perder peso drasticamente, pois estão em fase de crescimento e a restrição alimentar nesta fase pode provocar problemas de saúde!

Além disso, é sempre importante lembrar que por estarem em crescimento, as crianças e adolescentes são muito mais sensíveis a dietas que limitam muito os alimentos, pois estas dietas podem ser deficientes em vários nutrientes, fornecendo energia insuficiente para o seu desenvolvimento adequado.

Como a família pode participar?

1) Respeitando os horários das refeições: as refeições em família

reforçam os bons hábitos alimentares. É mais fácil comer alimentos saudáveis num ambiente agradável e estimulador. Portanto, procure fazer pelo menos uma refeição com toda a família reunida;

2) evitando “beliscar” entre as refeições: o consumo de bolachinhas recheadas, chocolates e guloseimas facilita o consumo excessivo de alimentos;

3) calma e tranqüilidade à mesa: quanto mais rápido comermos, mais difícil será perceber a hora certa de parar de ingerir alimentos;

4) “Na hora de comer, comer!” Outras atividades como assistir à televisão, estudar ou usar o computador comendo podem fazer com que as pessoas comam em excesso, perdendo a noção da quantidade de alimentos que ingerem;

5) Estimulando a atividade física: qualquer atividade física como brincar, correr, nadar pode auxiliar a “queimar” as calorias. Além de serem práticas importantes para o desenvolvimento psicomotor da criança e do adolescente.

Para ajudar a mudança positiva do comportamento alimentar fizemos uma lista de atitudes que podem facilitar este processo. Por isso, leia atentamente esta lista e comece a seguir as tarefas nela descritas.

ESTRATÉGIAS PARA MODIFICAÇÃO DE ESTILO DE VIDA • ingerir 8 copos de líquidos por dia; • ingerir sucos, chás, refrigerantes, outras bebidas somente após as refeições; • acrescentar diariamente 1 porção de cereais integrais: aveia, pão integral, arroz integral, macarrão integral; • ingerir somente 1 doce por dia (se você não consegue ficar sem eles); • comendo fora: preferir pratos sem frituras, sem creme de leite e sem queijos, bacon e que apresentem alimentos variados; • ter prazer ao comer novos alimentos.

ELIMINAÇÃO DE HÁBITOS RELATIVOS A ALIMENTAÇÃO • coma somente sentado em um determinado ambiente, preferencialmente na cozinha ou na sala de jantar; • deixe a mesa assim que tenha terminado a refeição; • não combine a alimentação com outras atividades como ler ou assistir à televisão; • fora do horário das refeições, mantenha os alimentos guardados

em potes onde não possam ser vistos; • planeje refeições e lanches; • peça a outras pessoas que monitorem seu padrão de alimentação.

COMPORTAMENTOS PARA PROLONGAR O ATO DE COMER • coma devagar e saboreie bem os alimentos; • deposite o garfo à mesa entre cada garfada; • coloque pequena quantidade de alimentos no garfo a cada vez que for comer; • retarde a ingestão de um lanche por 10 minutos; • sirva alimentos em prato de tamanho normal e calcule apenas uma porção para cada pessoa.

DIETA SAUDÁVEL Cada pessoa tem necessidades diferentes e deve ter uma alimentação saudável de acordo com a sua idade, o sexo, o nível de atividade física do indivíduo. A variação dos alimentos é essencial para que a alimentação saudável contenha todos os nutrientes necessários na quantidade recomendada.

Os hábitos, gostos individuais e a situação sócio-econômica devem ser considerados na escolha dos alimentos e forma de preparo.

O QUE É DIETA? Dieta é uma palavra associada quase sempre à privação e sofrimento, pois, quando "estamos em dieta", além de passar fome o tempo todo somos proibidos de comer o que gostamos. Esta palavra na verdade significa: aquilo que as pessoas comem. Assim, quando dizemos dieta balanceada queremos, na verdade, dizer: Coma todos os tipos de alimentos com equilíbrio!

COMO FAZER PARA CONSEGUIR TER UMA DIETA EQUILIBRADA? Para uma alimentação equilibrada é necessário que, em cada refeição, seja incluído alimentos variados. As combinações que podem ser feitas são infinitas: dependem da criatividade de cada um, do hábito alimentar da família e da vontade que pode pintar no momento. Uma bela apresentação dos pratos, a arrumação caprichada da mesa e a companhia de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com